Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Prioridade financeira

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Paulo

Ranking: 5.945º

Paulo 411 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/07/2016 às 08:27
Por Paulo Henrique (@paulo.henrique408)

Sou corintiano há 45 anos. Desde que me entendo por gente a torcida clamava por um estádio. E agora ele está aí. E agora a torcida clamava por um super time. Enquanto tiver que pagar esse estádio, esqueça. Ainda mais tendo uma diretoria não confiável, e com uma arena mal planejada financeiramente. Deixamos a cargo de todo planejamento financeiro um cara que vendia frutas no Ceasa. E ele planejou mal. Esqueça NR nos moldes do Palmeiras. A Allianz paga porque aquilo é uma casa de shows. Assim como HSBCe Santander dáo nome para outras casas de shows em SP. E aí mora o problema: A nossa arena não se paga tendo apenas 40 jogos anuais. A conta não fecha. Temos que pensar em outro modelo de gestão. Sem isso teremos fases difíceis

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Wiliam Silva

Ranking: 379º

Wiliam 6.457 posts

@wiliamsilva em 20/07/2016 às 09:12

Parabéns Paulo. Sou consultor financeiro e trabalhei na empresa que avaliou a modelagem financeira da Arena. Em 2011, o projeto já se mostrava inexequível, os dados iniciais projetavam uma renda com bilheteria de 40 milhões líquidos por ano, NR de 30 milhões/ano, camarotes de 60 milhões ano, espaços publicitários e serviços de 35 milhões/ano, o que totalizava uma receita ano de aproximadamente de 165 a 170 milhões ano.

Sob essa projeção a época, pagaria-se 80 milhões ano e ainda seriam incorporados ao fundo para amortizações futuras mais 80 milhões, o que reduziria o tempo de pagamento pela metade. A projeção feita pelo Corinthians também previa uma ocupação de estádio de 95% por partida, sabemos que a ocupação não chega a 70% de sua capacidade. Este são pontos que foram muito criticados a época e que serviram para a emissão de um relatório confrontando as premissas utilizadas pela direção do Corinthians.

Estes foram os fatores internos que contribuíram em muito para o fechamento de um modelo de negócio insustentável. Paralelamente a isso, foi-se aventando custos que não constavam do projeto inicial como a participação da arena no Mundial 2014 (mais 200 milhões) e empréstimos ponte (450 milhões). Entendo que esse modelo a se continuar trará sérios riscos para a instituição, inclusive com a perda definitiva da gestão da arena - covenant bancário e uma dívida impagável que possa vir a inviabilizar o clube. A solução mais acertada é a saída do Corinthians do negócio e a cessão de sua participação aos demais participantes do fundo que procurariam vendê-lo sobre outro formato (modelo Allianz) a grandes empresas que deteriam o direito de exploração por x anos.

Foto do perfil de Ronaldo Sccp

Ranking: 1.360º

Ronaldo 2.332 posts

@zandor em 20/07/2016 às 08:56

Concordo com o colega, o Allianz Parque é uma casa de shows, por isso 'se paga' sozinha, ao passo que a Arena Corinthians recebe apenas jogos de futebol.

Em nossa Arena há os espaços destinados a eventos e tal, mas ainda assim o faturamento da Allianz com os shows é muito maior.

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.169 posts

@sandra.lima4 em 20/07/2016 às 08:55

É amigo faço parte de torcedores da mesma época que você.

Muitos aqui não sabem da nossa história e trajetoria aqui.

Pena.

Publicidade

Foto do perfil de Paulo Sergio Gomes

Ranking: 275º

Paulo 8.004 posts

@paulogol em 20/07/2016 às 08:49

É xará, tem muita coisa que ainda não foi revelada, e algumas revistas.

O NR seria em tese a salvação da pátria, mas parece que é um história da carochinha.

Portanto tem que se pensar em outra maneira de pagar a conta, porque como você disse, só com jogos não vai dar mesmo.

Foto do perfil de Tadeu Marcel David

Ranking: 4.270º

Tadeu 660 posts

@tmdavid1978 em 20/07/2016 às 08:41

Concordo com você Paulo, na verdade o projeto do estádio ao meu teve esse problema, geralmente o NR se fecha durante a construção e não com o estádio pronto, ou seja, deveriam ter negociado a pelo menso 3 anos atrás... A questão dos CID'S está mau contada demais. Até o presente momento não existe transparência com as contas do estádio e do clube como um todo! Fontes de arrecadação atuais garantem boa receita: Bilheteira, Fiel Torcedor, Patrocínio, Cota de TV, Paperview, venda de jogadores e outras ações de marketing... Pensando de forma simples, uma empresa não se mantém se gastar mais do que arrecada, ou seja, se não houver um controle correto das despesas, sempre fecharemos no vermelho! Agora resta saber se isso acontece por interesse ou despreparo, infelizmente acho que é um pouco de tudo.

Foto do perfil de Gabriel Martins

Ranking: 131º

Gabriel 12.159 posts

@gabriel.martins6 em 20/07/2016 às 08:34

é isso mesmo...