Análise do potencial de Itaquera: Loja da McDonald's, ao lado da Arena Corinthians, é a 10ª...

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Celso #69 @celso.1.primeiro em 20/07/2016 às 11:53

Como todos sabem, a construção da Arena Corinthians foi sempre cercada de desconfianças, muitos achando que uma arena em uma região distante do centro de SP, com padrão financeiro abaixo do resto das regiões da cidade, seria uma 'loucura'.


Aí que os pessimistas se ferraram, porque de 'loucura' o BANDO DE LOUCOS entende.
A Arena Corinthians se tornou a praça esportiva com maior número de frequentadores do Brasil, são mais de 1,1mihão por ano.


A Arena tem média de público anual de cerca de 33 mil pessoas, sendo que esta média (que vem crescendo a cada ano) deve chegar, em alguns anos, a marca de 36 a 38 mil.


Se quanto à bilheteria a avaliação é boa, hoje estando com uma 'nota 7' (mas pode ficar bem melhor ainda), no quesito exploração econômica das demais propriedades da arena a coisa está ainda longe do ideal, a arena não está nem 1/3 explorada ainda.


Estes dias, tivemos 2 novidades, o início do tour e a notícia que a rede Giraffas estará presente, em breve, na arena.

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/300427/comecou_o_tour_na_espetacular_arena_corinthians_videoreflexos_desse_servico_para_a_arena Começou o Tour na Espetacular Arena Corinthians (Vídeo+reflexos desse serviço para a arena) No último fim de semana, a Arena Corinthians inciou seu serviço de TOUR, atividade está que estava atrasadíssima, sendo que a casa da fiel deixou de arrecadar... meutimao.com.brmeutimao.com.br

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/300480/rede_giraffas_em_breve_estara_na_arena_corinthians Rede Giraffas em breve estará na Arena Corinthians Mais uma grande rede de alimentação estará presente em breve na Arena Corinthians, dando mais opção ao FIEL torcedor que comparece à arena. Trata-se da... meutimao.com.brmeutimao.com.br

Os eventos corporativos também vem aumentando, a arena tem uma estrutura única para esse tipo de atividade, são 2 mega centros de convenções e vários espaços que podem ser alugados, além de outros espaços aptos para serem arrendados para empreendimentos comerciais.


A arena tem plenas condições de funcionar como um centro comercial no dia dia, com lojas abertas (hoje temos a mega loja poderoso Timão, mas existem vários espaços aguardando parceiros), praça de alimentação, cinema, parque para crianças na área externa, academia, restaurantes, bares, tour, além da realização de eventos, conforme foi planejado quando da elaboração do seu projeto.


Aos que falam que na Região de Itaquera (Zona Leste) isso seria impossível, prestem atenção nestes dados.


O Shopping Itaquera, mesmo localizado em uma região em que 70% dos habitantes são de calsse C e D, recebe diariamente mais de 60 mil pessoas.

Este shopping, de tanto arrecadar, está, inclusive, com processo de expansão, conforme maquete abaixo


A estação Itaquera recebe cerca de 100 mil usuários por dia e faz integração com Terminal de Ônibus Urbano e com a Linha 11-Coral - Expresso Leste da CPTM.


O Poupatempo Itaquera, que fica ao lado da estação, recebe mais de 12mil pessoas por dia.
Ou seja, a região ao redor da arena tem um fluxo muito grande de pessoas, e é a partir dessa análise que podemos cravar que investimentos por parceiros comerciais na arena poderiam sim ter retorno positivo.


Para se ter ideia, a lanchonete McDonald’s do Shopping é a que mais fatura no Brasil, sendo a 10ª do mundo, comparada às consagradas lanchonetes da marca localizadas em locais movimentados de Paris, Tawian, Moscou e Pequim.


Vejam bem, uma marca tradicional mundialmente, a McDonald’s, tem, dentre suas cerca de 700 unidades no Brasil, o maior faturamento em uma unidade ao lado da Arena Corinthians. A Burger King, assim como outras, vendo o mega faturamento da rival, também abril lanchonete no Shopping Itaquera.


http://40graus.al/2015/09/03/burger-king-abre-unidade-no-local-onde-mcdonalds-mais-fatura-no-brasil.html


Além de estar localizada em um local de grande movimentação, a Arena Corinthians tem como forte a vinculação a marca Corinthians, que tem sua força reconhecida por todos.


Só lembrando que o polo institucional de Itaquera é um projeto grandioso, que contempla várias instituições. A FATEC já está pronta e a Rodoviária em obras. Faltam ainda vários itens como: Corpo de Bombeiros, Quartel da PM, Fórum, Espaço para convenções etc.


Espero em alguns anos ver esta arena toda bem explorada, assim como planejou o Arquiteto Anibal Coutinho (que fez uma obra toda voltada para isso, com muito espaço, funcionalidade, integração, conforto e luxo, estilo shopping), seguindo as linhas traçadas pelo Rosemberg. Essa ideia da obra formatada para, além de dar conforto ao torcedor, arrecadar, muitos torcedores não entendem, chegando até a criticar toda a mega estrutura da arena, achando desnecessário.
O plano de exploração da arena prevê arrecadação de 150 a250 milhões por ano, sendo que em 2015 arrecadamos apenas cerca de 50 milhões, contando as propriedades já exploradas. Existe muito a ser explorar na arena, ainda.


Enfim, temos uma mina de ouro com reais chances de ser bem explorada, pois está agregada a marca Corinthians e localiza-se em uma região, embora de renda baixa, bem movimentada, sem falar que a Zona Leste é bem populosa (mais de 4milhões de pessoas) e a esmagadora maioria dos habitantes são corinthianos. Outro ponto a se considerar, é a capacidade que a arena tem de se tornar um ponto turístico de SP, virando um local de visitação para quem está passeando pela cidade (em pesquisa recente, a arena foi o tida como o local de SP mais postado no Instagram).

Estou no Twitter A CASA DA FIEL: @celsoJadiel

_________________________________________________

Nosso histórico de matérias sobre a Arena Corinthians encontra-se neste link:

https://www.meutimao.com.br/topicos-de-celso.1.primeiro-no-forum-do-corinthians/ Tópicos criados pelo Celso 1º no Fórum do Corinthians Celso e milhares de outras pessoas estão no Fórum do Meu Timão, o melhor lugar que existe pra falar sobre o Corinthians meutimao.com.brmeutimao.com.br

9.165 visualizações e 183 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Iuri B Candido #450 @iuri.candido em 20/07/2016 às 14:23

Onde os pessimistas vêem problemas, os otimistas vêem oportunidades. Básico!

Léo Cardoso #921 @leo.cardoso1 em 20/07/2016 às 16:13

Que p u t a tópico!

Últimas respostas

César De Paula #2.884 @ge.cesar em 29/07/2016 às 13:48

A questão Ótrio, não é papai noel, coelhinho da páscoa ou ilusão e muito menos fanatismo partidário. A questão do custo do estádio esta dada, é clara. O estádio tem todos aqueles componentes de luxo citados. Trata-se de erro de projeto, não confunda. Superfaturamento é para obra pública. A Arena é privada e a conta a ser paga é do Corinthians. Repito, você está fazendo confusão.

Otrio @otrio.chef em 29/07/2016 às 09:29

" "

Quanta ilusão meu caro!

Até parece que custou tudo isso mesmo haha, ilusão de petista fanatico isso.

Acredita em papai noel também?

A arena teve o preço dela e o do PT (parte do PT) e há investigações que estão pra provar isso, investigações FEDERAIS!

Publicidade

Otrio Chef @otrio.chef em 29/07/2016 às 09:29

Quanta ilusão meu caro!

Até parece que custou tudo isso mesmo haha, ilusão de petista fanatico isso.

Acredita em papai noel também?

A arena teve o preço dela e o do PT (parte do PT) e há investigações que estão pra provar isso, investigações FEDERAIS!

César #2884 @ge.cesar em 27/07/2016 às 11:24

" "

Otrio, você está fazendo algumas confusões. É um fato que a Copa não trouxe nenhum benefício para o Corinthians, ao contrário. De fato, ser sede e principalmente ser a arena da abertura da Copa encareceu ainda mais a arena. Mas não se trata de superfaturamento. O preço ali é real. Acontece que pisos de mármore, espelhos tecnológicos nos banheiros, vidros retorcidos italianos na fachada principal, elevadores de primeira linha, camarotes suntuosos, maior telão de LED do mundo etc. Etc etc, custam muito, muito caro. O projeto do estádio é um equívoco sem tamanho. A questão dos Cids, nada tem a ver com o PT ou qualquer outro partido. Trata-se de isenção de IPTU e ISS para quem comprá-los. Eles serão comercializados demore mais ou menos. Esse não é o problema. A Odebrecht tem a obrigação contratual de, em até dez anos, adquirir os papéis, que podem ser utilizados por empresas para abatimento de imposto. Agora, também seria importante que a região no entorno se desenvolvesse, atraindo empresas que poderiam potencialmente serem beneficiadas com a isenção de impostos. Mas aí é contar com o imponderável.

César De Paula #2.884 @ge.cesar em 27/07/2016 às 11:24

Otrio, você está fazendo algumas confusões. É um fato que a Copa não trouxe nenhum benefício para o Corinthians, ao contrário. De fato, ser sede e principalmente ser a arena da abertura da Copa encareceu ainda mais a arena. Mas não se trata de superfaturamento. O preço ali é real. Acontece que pisos de mármore, espelhos tecnológicos nos banheiros, vidros retorcidos italianos na fachada principal, elevadores de primeira linha, camarotes suntuosos, maior telão de LED do mundo etc. Etc etc, custam muito, muito caro. O projeto do estádio é um equívoco sem tamanho. A questão dos Cids, nada tem a ver com o PT ou qualquer outro partido. Trata-se de isenção de IPTU e ISS para quem comprá-los. Eles serão comercializados demore mais ou menos. Esse não é o problema. A Odebrecht tem a obrigação contratual de, em até dez anos, adquirir os papéis, que podem ser utilizados por empresas para abatimento de imposto. Agora, também seria importante que a região no entorno se desenvolvesse, atraindo empresas que poderiam potencialmente serem beneficiadas com a isenção de impostos. Mas aí é contar com o imponderável.

Otrio @otrio.chef em 23/07/2016 às 09:53

" "

Sem a copa nossa arena teria custado 500 milhões e não 1 bilhão e pouco! Fora que esse dinheiro é superfaturado, estamos ferrados porque a diretoria quis dar dinheiro a todos os corruptos do Brasil!

Nossa arena é a melhor, mas tem um sério problema de ser superfaturada e isso nunca mudará o fato de que se fizessemos uma casa para nós corintianos e somente nós, ela já estaria quase paga.

Nunca irão vender os Cids porque nenhuma empresa vai querer se vincular ao PT ou uma empreiteira que já foi condenada por corrupção.

César De Paula #2.884 @ge.cesar em 26/07/2016 às 18:02

Celso, Celso... Fico impressionado como você reluta em enxergar uma realidade que se apresenta de forma escancarada. Você meteu na cabeça que o projeto é sensacional e a sua visão ficou turva. Veja, não há a menor dúvida que temos uma diretoria ruim. Não há dúvida. Mas também não há (cada vez mais) dúvidas de que o projeto do estádio é equivocado. O setor oeste (para dizer o mínimo) e toda aquela suntuosidade, é um mico extraordinário e isso independe da incapacidade de diretoria.

O tour tem que ser feito, mas achar que ele trará 'milhões' em receitas, é, queira me desculpar, muita ingenuidade de um torcedor que deseja muito que tudo dê certo.

A questão central é a seguinte Celso. Temos uma dívida de mais de 1 bilhão porque há luxo desnecessário em excesso e não conseguimos vender um mísero camarote. Aliás, nem cadeira cativa se consegue vender e isso não está na conta desta incompetente diretoria. O que se pode fazer agora é achar soluções e adequações que minimizem os problemas causados por um projeto errado, mas isso poderá causar-nos problemas por muitos anos. Eu gostaria muito de estar errado, mas já temos evidências suficientes que confirmam o contrário.

Celso #69 @celso.1.primeiro em 22/07/2016 às 11:59

" "

A arena não está toda explorada por culpa da diretoria, até entendo que poderiam não ter a lucratividade desejada no plano (uma hipótese).

Um mero tour, que gerará milhões de lucro, demorou mais de 2 anos para sair.

Aí, para não admitir isso, é melhor a diretoria dizer que é o mercado, tirando o corpo de fora

A maioria das pessoas e empresários de SP não conhecem o projeto da arena, o clube não tem interesse nem em defender a casa, quanto menos divulgá-la

Há, e essa fonte do grupo folha/uol (anti)é PHD em distorcer fatos e perseguir o SCCP de forma incoerente

Bombaxini, Ronaldo #117 @bombaxini em 23/07/2016 às 16:54

Um tópico digno do Celsão! Parabéns meu irmão!

Arena Corinthians vai mudar a zona leste de São Paulo, vai trazer todo tipo de investimento e é questão de tempo para que se torne uma máquina de fazer dinheiro.

Um lindo futuro nos aguarda!

VAI CORINTHIANS1

Otrio Chef @otrio.chef em 23/07/2016 às 09:53

Sem a copa nossa arena teria custado 500 milhões e não 1 bilhão e pouco! Fora que esse dinheiro é superfaturado, estamos ferrados porque a diretoria quis dar dinheiro a todos os corruptos do Brasil!

Nossa arena é a melhor, mas tem um sério problema de ser superfaturada e isso nunca mudará o fato de que se fizessemos uma casa para nós corintianos e somente nós, ela já estaria quase paga.

Nunca irão vender os Cids porque nenhuma empresa vai querer se vincular ao PT ou uma empreiteira que já foi condenada por corrupção.

Celso #69 @celso.1.primeiro em 21/07/2016 às 11:37

" "

Sem copa não teríamos tirado nenhuma licença da obra, os antis emperrariam tudo, nuca que teríamos erguer uma obra dessa, que mesmo assim sofreu ataques e sofre até hoje, sendo que os cids estão emperrados por causa dos antis

Celso Jadiel #69 @celso.1.primeiro em 22/07/2016 às 11:59

A arena não está toda explorada por culpa da diretoria, até entendo que poderiam não ter a lucratividade desejada no plano (uma hipótese).

Um mero tour, que gerará milhões de lucro, demorou mais de 2 anos para sair.

Aí, para não admitir isso, é melhor a diretoria dizer que é o mercado, tirando o corpo de fora

A maioria das pessoas e empresários de SP não conhecem o projeto da arena, o clube não tem interesse nem em defender a casa, quanto menos divulgá-la

Há, e essa fonte do grupo folha/uol (anti)é PHD em distorcer fatos e perseguir o SCCP de forma incoerente

César #2884 @ge.cesar em 21/07/2016 às 17:34

" "

Eu sei, Celso, que você acha o 'projeto excelente'. E você sabe que eu o acho absolutamente equivocado e, muito do que eu sempre disse vai se confirmando. A própria diretoria do Corinthians junto com o Fundo, em documento enviado à Caixa Econômica Federal para pedir a suspensão temporária dos pagamentos referentes a empréstimo com o BNDES afirmam 'que superestimaram as receitas e não dimensionaram as despesas corretamente' e o documento destaca ainda 'o que eles chamam de 'feedback negativo do mercado', ou seja, motivos que causaram pouco interesse para potenciais locatários: a localização do bairro e a não utilização do gramado'. A matéria completa em http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2016/07/1792329-atraso-em-obras-do-itaquerao-afetou-receita-diz-corinthians.shtml Corinthians diz que localização da arena foi fator negativo para eventos - 16/07/2016 - Esporte -... Corinthians diz que localização da arena foi fator negativo para eventos - 16/07/2016 - Esporte -... Em documento enviado à Caixa Econômica Federal para pedir a suspensão temporária dos pagamentos referentes a empréstimo com o BNDES, o Corinthians e o fundo... www1.folha.uol.com.brwww1.folha.uol.com.br

Por outro lado, ótimo que você já tem o entendimento de que a Arena não tem condição (por tudo que já discutimos) de atrair o públicos das classes A e B. Ocorre que era esse o projeto e, portanto, ele não pode ser considerado como 'excelente' como você apregoa. Ao contrário: trata-se de um erro elementar de projeto, que é o de não fazer uma estudo sociogeográfico da região. A vocação para um estádio corinthiano em Itaquera era o de um estádio mais simples e muito maior.
Veja, a ideia que se tinha é que restaurantes de grife se interessariam em fazer parte do projeto assim como outras empresas que poderiam se aproveitar daquele saguão suntuoso de mármore. Um ilusão tola que, infelizmente, se confirma.

Agora, como alterar essa projeto e viabilizar receitas? Você diz: 'E para se estar no patamar do shopping Itaquera tem que ter qualidade, pois mesmo sendo um shopping popular tem uma boa estrutura, que bate qualquer arena, tirando a nossa claro'. Eu te pergunto: como concorrer com um shopping estruturado, tradicional e dentro da estação do Metrô? Não tem deslocamento, não tem sol, não tem chuva. Nem mesmo uma rampa ou escadaria (que ainda pode ser feita) na saída da estação foi programada. Há que se dar uma volta de quase 1 km para se chegar na Arena ou subir o morro para cortar caminho.
É claro que poderão haver ações e adequações ao projeto para aumentar a receita, mas Celso, não temos, infelizmente, uma 'mina de ouro' como é o seu desejo. Temos é uma dívida de mais de 1 bilhão, por erro de projeto.

Abraço

Celso Jadiel #69 @celso.1.primeiro em 22/07/2016 às 11:54

O lado de fora da arena é como em 99% das arena do mundo, asfalto e cimento, não chega a ser canteiro de obras.

Claro que com o piso de granito e o espelho d'água se tornaria um espetáculo a mais

Victor #7443 @victor.carvalho13 em 21/07/2016 às 21:18

" "

De qualquer maneira, precisam acabar logo, o lado de fora da Arena parece um canteiro de obras com aquelas coisas inacabadas, o piso de granito, espelhos d'água... O paisagismo em si, vão tirar essa sensação de que está incompleta. E o telão do lado de fora, desde que o guindaste caiu, não foi consertado como deveria.

Jc Penna #3.862 @jc.penna em 21/07/2016 às 22:45

Tu acreditas em Papai Noel, certo? Abraços!

Celso #69 @celso.1.primeiro em 21/07/2016 às 11:54

" "

Superfaturado?

Tem provas? Pelo que sei teve o menor custo por metro quadrado entre as novas arena, mesmo sendo bem tecnológica padrão Dubai.

Victor Matheus #7.443 @victor.carvalho13 em 21/07/2016 às 21:18

De qualquer maneira, precisam acabar logo, o lado de fora da Arena parece um canteiro de obras com aquelas coisas inacabadas, o piso de granito, espelhos d'água... O paisagismo em si, vão tirar essa sensação de que está incompleta. E o telão do lado de fora, desde que o guindaste caiu, não foi consertado como deveria.

Celso #69 @celso.1.primeiro em 21/07/2016 às 11:38

" "

95% pronto, o que faltam são os detalhes de fora basicamente, as 'perfumarias' como o piso externo de granito, telões internos das áreas de circulação, espelho d'água, que custam cerca de 50 milhões