Reflexão sobre a queda de público na Arena Corinthians

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Celso #69 @celso.1.primeiro em 24/09/2016 às 13:44

A recente queda de público na Arena Corinthians, a praça esportiva mais movimentada do Brasil, causa estranheza para muitos.

Para a mídia anti, o que vale é detonar e querer zombar, embora sem razão alguma, pois mesmo com uma queda, os públicos são grandes e muito diferente das quedas de público de outros times, como o FLA, que coloca 375 pagantes quando esta em baixa, assim como o SPFC, por ex, que coloca de 3 a 6 mil.

Para a fiel, a preocupação é grande, pois sabemos da nossa força.
Neste caso, importante é a nossa análise, que vivemos do Corinthians, sem ouvir o que os de fora dizem de forma tendenciosa. Temos que buscar entender este momento, o que mudou para o público cair tanto.

Alguns fatores, que potencializam esta postura da torcida, são claros. Abaixo, os listo, na ordem de importância:

1-Fase ruim do time;

2-Após ter uma espécie de 'pai' (o Tite) no comando, a Fiel não tem ainda confiança na comissão técnica;

3-Os erros administrativos da diretoria, que não tem uma política de utilização de jogadores da base e vende vários jogadores sem planejamento algum, e o pior, a preço de banana. Para fazer a quantia que outros times conseguem vendendo de 2 a 4 jogadores, o SCCP vende 15 e afeta demais o time. Isso aborrece e chateia a torcida;

4-A recente fase vitoriosa do SCCP, com uma sequência de títulos seguidos há vários anos, que tornou o clube o mais vitorioso do Brasil com 2 mundiais fifa, 1 Libertadores, 1 Recopa e 9 títulos nacionais (6 BR e 3 CB), além de ser o maior campeão do Paulistão e Rio-São Paulo.
Todos os fatores acima já existiram na nossa história em algum momento, sendo que, em determinadas épocas, de forma bem mais acentuada.

Então, a fiel está abandonado o time?

Na minha análise não!

A fiel está numa fase confusa, de mistura de sentimentos, buscando ter seus parâmetros 'atualizados', de como ver o Timão nas competições atuais. A torcida se acostumou com muito taça erguida, sendo natural esta esfriada, já que alguns não vão à arena meio que para dar uma resposta aos dirigentes e ao time, algo normal. Mas isto é apenas ressaca da fase boa, coisa momentânea.

Se a fase ruim persistir, por exemplo, este sentimento de resposta se altera, e começa a nascer o sentimento de ter que apoiar para subir, 'a chave daria uma girada'. Isso claro, sem alterar o clima de pressão nos dirigentes, que acho que vai crescer.

Se o time, por ex, viesse em baixa, entre a 11ª e 10ª posição, e no segundo turno, encostasse no G4 e e tivesse essa posição atual, encostado no pilotão de cima, a coisa seria de euforia, de apoio total, assim como foi em 2014.

Quanto à teoria que o público da arena mudou, isto é bem questionável, pois sabe-se que a maior parte dos que vão na arena compareciam ao Pacaembu. E, mesmo no paca, já se existia esta critica aos 'neocorinthianos'.

Enfim, a fiel passa por esta fase de compreensão, de ter que se posicionar diante de uma circunstância diferente, circunstância esta que pode mudar, caso o time volte a vencer muito.

Modinhas? NUNCA! A FIEL nunca vai abandonar o Timão.

20 mil no período de baixa, de ressaca de títulos (todos os títulos possíveis), de irritação com dirigentes, é algo que nenhum outra torcida pode copiar no Brasil.

Os dois primeiros fatores (time e comissão técnica), os que mais influenciam neste quadro de queda de público, são passíveis de melhora, claro, dependendo de muitas atitudes da direção e dos atletas.

Resumindo, o público caiu, mas não se compara a queda que outros clubes tem, quando a coisa desanda um pouco em campo, aliada a outros fatores fortes, sendo que, no nosso caso, existe realmente esta confusão da fiel, esta ressaca de títulos (que nenhuma outra torcida já sentiu) e esta procura por novos parâmetros de análise.

Estou no Twitter A CASA DA FIEL: @celsoJadiel

_______________________________________________

Mais sobre a arena corinthians:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/320570/deslumbrante_e_impecavel_arena_corinthians_causa_aborrecimento_no_anti_levir_culpi Deslumbrante e impecável Arena Corinthians causa aborrecimento no anti Levir Culpi Levir Culpi deu mais um piti daqueles. Como sempre, sem razão, o chorão acusou o Timão de forma intensa e sobrou até para a impecável Arena Corinthians. Ele... meutimao.com.brmeutimao.com.br

Nosso histórico de matérias sobre a Arena Corinthians encontra-se neste link:

https://www.meutimao.com.br/topicos-de-celso.1.primeiro-no-forum-do-corinthians/ Tópicos criados pelo Celso 1º no Fórum do Corinthians Celso e milhares de outras pessoas estão no Fórum do Meu Timão, o melhor lugar que existe pra falar sobre o Corinthians meutimao.com.brmeutimao.com.br

1.023 visualizações e 42 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Últimas respostas

Neyjhy A.b. #977 @neyjhy em 26/09/2016 às 01:35

Já falei, o que sustenta o Público alto na Arena Corinthians é time bom...Pois o torcedor que é fieltorcedor quer uma contrapartida a altura, ele paga mensalidade, ingresso, consome produtos e chega no dia do jogo assiste, Romero, Lucca, Gustavo, Yago, etc ele vai uma vez e no próximo jogo não irá mais!

No Pacaembu, times ruins do Corinthians a rotação de publico era maior e o ingresso mais barato, ou seja, a torcida ia assistir mesmo tendo times fracos e horrorosos porque compensava...

O estádio vai ficar impagável(Se já não está) com mais um ano de time fraco assim!

E outra, o setor Oeste é muito caro para frequência de torcedores que vão a Arena Corinthians...A diretoria tem que rever isso...Este setor não pode ficar tão vazio na maioria dos jogos porque o clube só perde dinheiro!

Publicidade

Alessandro Silva #2.217 @alessandro.silva32 em 25/09/2016 às 23:21

Com publico de 20.000 O Corinthians praticamente paga pra jogar, devido o alto custo de manutenção da Arena, to começando a achar que esse estádio foi uma tremenda roubada, se já estava difícil de pagar imagina agora então com esse queda de publico.

sergio #54 @srpardo em 24/09/2016 às 17:47

" "

Eun acho que o principal problema e falta de raça do time, mas mesmo assim 20 mil e gente pra caramba ao se contar no cenario brasileiro os sardinhas não poe isso nem em clássico

Alessandro Silva #2.217 @alessandro.silva32 em 25/09/2016 às 23:07

Só que diferente deles nos temos estádio pra pagar! Com publico inferior a 30.000 o estádio não se paga e vamos sentir isso com elencos cada vez mais fraco.

Carlos #1655 @carlos.1977 em 24/09/2016 às 18:08

" "

Você tem toda razão Celso. Metemos 20 mil pessoas numa quarta-feira chuvosa, time em má fase e ainda querem cornetar a torcida? PQP, é muita inveja, muita vontade de nos detonar. Como você falou, tem time aí que jogou para 400 pessoas e não provocou dez por cento da celeuma que estão querendo criar para o Corinthians. Quando o Santos coloca 8 mil pessoas no estádio, é um milagre. Para os Antis eu só falo uma coisa - lavem a boca para falar da torcida do Corinthians seus malditos.

Alessandro Silva #2.217 @alessandro.silva32 em 25/09/2016 às 22:45

Acontece que o estádio não se paga com publico inferior a 30.000 e isso vai se refletir no elenco que vai ficar cada vez pior, já que o Clube terá que retirar dinheiro de suas receitas para completar o pagamento das parcelas da Arena.

Wellington Oliveira #306 @wellington.oliveira8 em 25/09/2016 às 22:39

Quem vai pagar caro no ingresso pra ver um time abaixo da média?

Importante dizer que até o tempo frio influencia no número e isso ninguém tenha duvida.

Ninja Da Fiel #46 @jhony.10 em 25/09/2016 às 22:32

É simples time ruim, publico ruim.

Louco Por Ti Corinthians #142 @rvidalmina em 25/09/2016 às 22:19

Brasil em uma crise economica bastante consideravel + cagadas/sem vergonhices da diretoria = diminuicao do publico. Simples.

Claudio Rissi #23 @migo.pr em 25/09/2016 às 15:42

Bem isso.

Celso #69 @celso.1.primeiro em 24/09/2016 às 14:53

" "

Destroem o time por um punhado de moedas

Kelvin Cristi #1.172 @walker.grimes em 25/09/2016 às 15:40

A forma única que passamos pelo rebaixamento, quando a torcida cantava 'Eu Nunca vou te abandonar'.

Edivaldo Cardoso #2.655 @cardoso.edivaldo em 25/09/2016 às 13:26

Já vivi todas as fases que o Corinthians passou, e te digo a pior delas foi a nossa queda, e a torcida ao invés de abandonar se avolumou, foi só colocarem jogadores com sangue nos olhos, muita vontade de vencer, e com muito respeito pela nossa camisa e tradições, tenha certeza que a fiel vai aonde o nosso Timão estiver, seja Rio ou Japão, nós estaremos lá empurrando nosso time se tiver técnica melhor se não tiver que vá na raça que