Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Reflexão sobre a queda de público na Arena Corinthians

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Celso

Ranking: 126º

Celso 12.808 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/09/2016 às 13:44
Por Celso Jadiel (@celso.1.primeiro)

A recente queda de público na Arena Corinthians, a praça esportiva mais movimentada do Brasil, causa estranheza para muitos.

Para a mídia anti, o que vale é detonar e querer zombar, embora sem razão alguma, pois mesmo com uma queda, os públicos são grandes e muito diferente das quedas de público de outros times, como o FLA, que coloca 375 pagantes quando esta em baixa, assim como o SPFC, por ex, que coloca de 3 a 6 mil.

Para a fiel, a preocupação é grande, pois sabemos da nossa força.
Neste caso, importante é a nossa análise, que vivemos do Corinthians, sem ouvir o que os de fora dizem de forma tendenciosa. Temos que buscar entender este momento, o que mudou para o público cair tanto.

Alguns fatores, que potencializam esta postura da torcida, são claros. Abaixo, os listo, na ordem de importância:

1-Fase ruim do time;

2-Após ter uma espécie de 'pai' (o Tite) no comando, a Fiel não tem ainda confiança na comissão técnica;

3-Os erros administrativos da diretoria, que não tem uma política de utilização de jogadores da base e vende vários jogadores sem planejamento algum, e o pior, a preço de banana. Para fazer a quantia que outros times conseguem vendendo de 2 a 4 jogadores, o SCCP vende 15 e afeta demais o time. Isso aborrece e chateia a torcida;

4-A recente fase vitoriosa do SCCP, com uma sequência de títulos seguidos há vários anos, que tornou o clube o mais vitorioso do Brasil com 2 mundiais fifa, 1 Libertadores, 1 Recopa e 9 títulos nacionais (6 BR e 3 CB), além de ser o maior campeão do Paulistão e Rio-São Paulo.
Todos os fatores acima já existiram na nossa história em algum momento, sendo que, em determinadas épocas, de forma bem mais acentuada.

Então, a fiel está abandonado o time?

Na minha análise não!

A fiel está numa fase confusa, de mistura de sentimentos, buscando ter seus parâmetros 'atualizados', de como ver o Timão nas competições atuais. A torcida se acostumou com muito taça erguida, sendo natural esta esfriada, já que alguns não vão à arena meio que para dar uma resposta aos dirigentes e ao time, algo normal. Mas isto é apenas ressaca da fase boa, coisa momentânea.

Se a fase ruim persistir, por exemplo, este sentimento de resposta se altera, e começa a nascer o sentimento de ter que apoiar para subir, 'a chave daria uma girada'. Isso claro, sem alterar o clima de pressão nos dirigentes, que acho que vai crescer.

Se o time, por ex, viesse em baixa, entre a 11ª e 10ª posição, e no segundo turno, encostasse no G4 e e tivesse essa posição atual, encostado no pilotão de cima, a coisa seria de euforia, de apoio total, assim como foi em 2014.

Quanto à teoria que o público da arena mudou, isto é bem questionável, pois sabe-se que a maior parte dos que vão na arena compareciam ao Pacaembu. E, mesmo no paca, já se existia esta critica aos 'neocorinthianos'.

Enfim, a fiel passa por esta fase de compreensão, de ter que se posicionar diante de uma circunstância diferente, circunstância esta que pode mudar, caso o time volte a vencer muito.

Modinhas? NUNCA! A FIEL nunca vai abandonar o Timão.

20 mil no período de baixa, de ressaca de títulos (todos os títulos possíveis), de irritação com dirigentes, é algo que nenhum outra torcida pode copiar no Brasil.

Os dois primeiros fatores (time e comissão técnica), os que mais influenciam neste quadro de queda de público, são passíveis de melhora, claro, dependendo de muitas atitudes da direção e dos atletas.

Resumindo, o público caiu, mas não se compara a queda que outros clubes tem, quando a coisa desanda um pouco em campo, aliada a outros fatores fortes, sendo que, no nosso caso, existe realmente esta confusão da fiel, esta ressaca de títulos (que nenhuma outra torcida já sentiu) e esta procura por novos parâmetros de análise.

Estou no Twitter A CASA DA FIEL: @celsoJadiel

_______________________________________________

Mais sobre a arena corinthians:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/320570/deslumbrante_e_impecavel_arena_corinthians_causa_aborrecimento_no_anti_levir_culpi Deslumbrante e impecável Arena Corinthians causa aborrecimento no anti Levir Culpi Levir Culpi deu mais um piti daqueles. Como sempre, sem razão, o chorão acusou o Timão de forma intensa e sobrou até para a impecável Arena Corinthians. Ele... meutimao.com.br meutimao.com.br

Nosso histórico de matérias sobre a Arena Corinthians encontra-se neste link:

https://www.meutimao.com.br/topicos-de-celso.1.primeiro-no-forum-do-corinthians/ Tópicos criados pelo Celso 1º no Fórum do Corinthians Celso e milhares de outras pessoas estão no Fórum do Meu Timão, o melhor lugar que existe pra falar sobre o Corinthians meutimao.com.br meutimao.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Paulo De Tarso Gregorio Pereira

Ranking: 2.307º

Paulo 1.378 posts

@paulodetarso em 25/09/2016 às 00:22

Perfeito o seu raciocínio.

Eu acho que foi principalmente uma resposta à péssima gestão do clube.

Foto do perfil de Marcelo Guedes Gonçalves

Ranking: 566º

Marcelo 4.896 posts

@polemikonoar em 24/09/2016 às 22:11

Lá vem o 'Chapa Branca' fazer propaganda dos diretores. Mas a verdade, caro funcionario do Presidente, é que o torcedor já percebeu que NÃO DA MAIS para financiar esta quadrilha que esta no poder. André Bicheiro Negão, Edu Chutador de Carros e sem profissão. Mané da Carne. E o chefe do esquema, A. Sanchez, já ROUBARAM DEMAIS. Chega de sustentar esses bandidos... CANCELAR FT, DEIXAR DE IR AO estádio, DEIXAR DE COMPRAR PRODUTOS OFICIAIS enquantos estes RATOS estiverem no poder..

Foto do perfil de Carlos Cesar

Ranking: 2.631º

Carlos 1.197 posts

@carlos.1977 em 24/09/2016 às 18:08

Você tem toda razão Celso. Metemos 20 mil pessoas numa quarta-feira chuvosa, time em má fase e ainda querem cornetar a torcida? PQP, é muita inveja, muita vontade de nos detonar. Como você falou, tem time aí que jogou para 400 pessoas e não provocou dez por cento da celeuma que estão querendo criar para o Corinthians. Quando o Santos coloca 8 mil pessoas no estádio, é um milagre. Para os Antis eu só falo uma coisa - lavem a boca para falar da torcida do Corinthians seus malditos.

Foto do perfil de Renan Corinthians

Ranking: 157º

Renan 10.939 posts

@gandalf1910 em 24/09/2016 às 18:00

Direção corrupta, má fase do time e dois setores feitos para encherem em decisões e só. São vários fatores

Publicidade

Foto do perfil de Sete Cp

Sete 164 posts

@donyp em 24/09/2016 às 17:49

O que falta e transparência desta direção.

Foto do perfil de Sergio Ricardo

Ranking: 42º

Sergio 23.505 posts

@srpardo em 24/09/2016 às 17:47

Eun acho que o principal problema e falta de raça do time, mas mesmo assim 20 mil e gente pra caramba ao se contar no cenario brasileiro os sardinhas não poe isso nem em clássico

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.179 posts

@reyes em 24/09/2016 às 16:27

Compreensível a revolta do torcedor, mas se o time voltar a atuar pelo menos com raça e vontade... Rapidamente se retoma o padrão normal de público.

Foto do perfil de Ws Lhp

Ranking: 2.115º

Ws 1.524 posts

@fiel.tucuruvi em 24/09/2016 às 15:03

Concordo com você mas vou muito mais além... Vou falar por mim...

É para refletir..

Sou Fiel torcedor desde que isso começou. Muito antes de inauguração de estádio. Cansei de comprar ingressos já me programando pra ter pontuação suficiente para quando o estádio fosse inaugurado, já prevendo que a procura seria grande. Já prevendo liberadores e etc. Cansei de assistir jogos contra os ituanos da vida, ainda no Pacaembu... Enfim. E desde que o estádio foi inaugurado, assistí quase que 90% dos jogos.. Comprei pacotes. E tal.. Portanto, deixando bem claro que não sou torcedor de momento, que tá mais preocupado em ficar tirando self e pedir pra torcedor sentar em vez de ajudar a gritar, cantar... Ou que tá mais preocupado em comprar sua camisa laranja, roxa, amarela, azul..

Corínthians é preto e branco #$!@%.

Mas confesso que de uns tempo pra cá, além dos seus argumentos, perdí um pouco a vontade de ir. Bateu um desânimo. Os motivos? São vários e vão muito além.

Começa pela falência das instituições. Do Estado, que prefere se isentar de suas responsabilidades sociais, transferindo os problemas para os outros.

PMs, MP, Polícia, Globo, Federações, CBF, STJD, e essa velharia que nunca chutou uma bola, comandando tudo de dentro de um escritório com ar condicionado..

Tá muito cômodo, determinar tudo, criar regras, normas e leis sem qualquer planejamento.. De forma imperativa e autoritária. De cima pra baixo, como se fossem os verdadeiros donos da verdade, de acordo com seus interesses políticos, sujos e capitalistas.

Querem fazer, ou melhor, já fizeram e já transformaram, o futebol, num verdadeiro teatro. Não querem mais torcedores. Querem apenas clientes. Clientes consumidores de paper view, de TV, de produtos.. De fast food, disso, daquilo, enfim.. Mas a verdadeira essência do futebol, acabou, se perdeu.. A alegria de torcer.

Então, fica a pergunta! Qual sua motivação, além do time (independente de fase), para ir ao estádio?

Pois o que vale hoje é a Lei do proibido..

Bandeiras. Proibido..

Papel picado. Proibido.

Fogos. Proibido.

Instrumentos musicais, bateria. Proibido.

Sinalizadores, fumaça. Proibido.

Torcidas organizadas. (querem acabar de qq jeito). Até ser Proibido.

Esticar uma faixa. Proibido.

Bandeiras de mastro. Proibido.

Bandeiras de mão. Proibido. (no máximo 1,00 x 1,00).

Se cair uma bexiga dentro do campo. (perda de mando 10 jogos).

Manifestação política (ainda que pacífica). Proibido.

Faixa de protesto. Proibido.

Gritar Biiiiicha.. Proibido.

Encostar no vidro. Proibido.

Entrar com guarda chuva. (para quem gosta e precisa) Proibido.

Entrar com minha água e salgadinho comprado fora.`Proibido.

Sentar onde eu quiser (se caso chegar mais cedo no estádio). Proibido.

Cerveja dentro do estádio. Proibido..

Barraca do pernil fora do estádio. Do velho e bom 'boi na brasa'. Proibido.

Jogadores se exaltando contra um juiz. (Proibido)

Jogadores expressando suas opiniões contra as instituições. (Proibido).

Etc... Etc.. Etc..

Ou seja, perdemos o direito de descontrair, de usar o futebol como nossa válvula de escape, para esquecer um pouco dos problemas sociais..

Já já, nosso único direito, será bater palmas, mas desde que nos autorizem no telão do estádio, dizendo que horas poderá ser feito isso.

Se há uma briga dentro do estádio (que tem mil câmeras), em vez de identificar e prender as pessoas, preferem isolar setores de arquibancadas. Punir o todo, Multar. Arrecadar..

Se há um indivíduo qualquer se manifestando na paulista, com uma camisa do partido A ou B, quebrando uma vidraça, não vejo a polícia ou MP determinar o fechamento da sede do partido ou proibir uso de camisa do partido tal.

Se estudantes (mascarados) da USP, invadem a reitoria e quebram tudo, não vejo a polícia, MP, fechando ou interditando a USP..

Dois pesos e 10 medidas..

No futebol, quando isso acontece, preferem querer fechar sedes de torcidas. Proíbem de usar camisa dos gaviões... Etc..

No mais.. Decidem colocar jogos segunda feira. De quinta às 19:00hs.. Clássicos num sábado.

Adiam jogos e remanejam dias e horários mesmo você já tendo comprado seu ingresso com antecedência. Fazem e desfazem..

Tudo isso vai entrando no nosso subconsciente..

E na semana ainda temos que lutar e se indignar contra essa imprensa podre, tendenciosa e canalha, que incita violência e cria polêmicas..

Esses Calils da vida, Flávios Prados. Miltons Neves, Sormais, etc.. Etc.. Que dão verdadeiro nojo.

Enfim.. Usei esse espaço mais para um desabafo. Mas talvez responda sua pergunta..

O porque da queda de público na arena Corínthians..?

Num tem nada a ver com time jogando mal..

É isso..

Vai Corinthians sempre..

LHP...