Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Explicando o Contrato Nike + Corinthians = Muito Dinheiro

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Caio

Ranking: 2.742º

Caio 1.142 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/12/2012 às 20:54
Por Caio Holannda (@caiojipa)

No contrato entre Corinthians e Nike, o clube ganha dinheiro de quatro formas diferentes. A primeira delas é o que o mercado chama de “patrocínio” e se refere a uma verba anual que é paga em dinheiro. Na proposta orçamentária publicada no site oficial do clube, constam R$ 22 milhões.

A segunda é a de licenciamentos. No caso em questão, a Nike vende uma certa quantidade de produtos do Corinthians, entre todas as peças que compõem o uniforme, e paga royalties ao clube paulista com base nas vendas.

Neste ponto, a parceria entre Nike e Corinthians se diferencia das demais. A prática mais comum no mercado brasileiro é fixar uma garantia mínima. Digamos, hipoteticamente, que fossem R$ 8 milhões. Caso a fabricante venda menos peças do que espera, ela irá pagar essa quantia, não menos. Mas, se vender mais, paga royalties excedentes a esse valor, porém mais baixos.

Os corintianos não têm uma garantia mínima. Na negociação, preferiram pedir royalties mais altos em vez de uma garantia. Normalmente, as fornecedoras pagam royalties de cerca de 4% sobre seu faturamento bruto, antes de terem sido descontados os impostos. No caso do Corinthians, a Nike paga mais de 10% de royalties sobre o seu faturamento líquido, depois de descontados os impostos, o que faz o valor subir, em troca de haver uma garantia.

Este é o detalhe que torna muito menos preciso qualquer valor divulgado na mídia até o momento. O patrocínio, R$ 22 milhões, é certeiro, mas o valor total do contrato pode subir muito mais caso as vendas da Nike também cresçam.

A terceira maneira de ganhar dinheiro do clube é com peças. Fornecedora de materiais esportivos do Corinthians, a Nike se compromete a produzir e mandar para o clube um número pré-determinado de uniformes.

A quarta, outro diferencial da parceria Nike e Corinthians, é uma verba de marketing considerável para que sejam feitas campanhas publicitárias.

Só um Calculo Simples:

Patrocínio R$ 22.000.000,00

Supondo

Corinthians Vende 2.000.000 de Camisas

Igual a aproximadamente R$ 400.000.000,00 x 10%

Igual a R$ 40.000.000,00

Patrocínio R$ 22.000.000,00 + R$ 40.000.000,00 =

R$ 62.000.000,00

Acho que não tem pra ninguém né. #VAICORINTHIANS

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Alex Sam

Ranking: 2.003º

Alex 1.633 posts

@turcao em 31/12/2012 às 11:49

Jonas, li agora a pouco a sua duvida, São 22 milhões em CASH + 8 milhões em uniformes, Gde Abraço...VAI CORINTHIANS ! ! !

Foto do perfil de Jean Ricardo

Ranking: 2.590º

Jean 1.216 posts

@jean.ricardo1976 em 31/12/2012 às 11:15

É, foi 58 milhões mas os outros 20 são relativos ao ano de 2013... Então de luvas seria 38 mesmo.

Eu procurei as Luvas da Nike e não achei em lugar nenhum. Esperar o Balanço pra ver.

Os 14% são dados se alcançarem algo próximo a 1 milhão de camisas vendidas, o que parece ser perfeitamente possível já que os Flavelados venderam 1.2 milhões em 6 meses qd contrataram o Ronaldinho.

Cara, eu vejo da seguinte forma, o Rosemberg deveria ter aguardo o desfecho deles pra renegociar o nosso.

A Nike chegou a oferecer o mesmo contrato nosso a eles, com adicional de LUVAS, que teoricamente não temos, e eles simplesmente usaram a oferta da Nike pra renegociar melhor o contrato deles.

É disso que estou falando. O Rosemberg mandou mal nessa.

Foto do perfil de Lipe C

Ranking: 1.412º

Lipe 2.248 posts

@fepaz em 31/12/2012 às 11:10

Belo Post

Volto a repetir, parem de se preocupar com os outros... Nosso clube esta em boas mãos... TODOS NÓS!

Nenhum outro tem essa condição neste exato momento.

Portanto o desespero bate na porta e utilizam de ferramentas de marketing um tanto quanto sombrias, como a maioria da nossa imprensa!

Reparem, ninguém explica nos mínimos detalhes os contratos de Flamengo e São Paulo... Portanto não vale a pena se preocupar...

Qualquer conclusão sobre o assunto patrocínio é precipitada, afinal, nem iniciou-se as parcerias... Vamos aguardar uns 2 anos, ai poderemos dizer quem tem mais benefícios...

Mais uma vez, quando pensarem nesse assunto, aproveitem, entrem numa loja e comprem um produto oficial do nosso Coringão, assim, sempre estaremos na frente... Sempre!

É a lógica e não o achismo!

Foto do perfil de Richard Lhp

Richard 8 posts

@ricardh em 31/12/2012 às 11:07

Boa caio, e ainda tem a linha casual, que a Nike dá total liberdade para faturar ainda mais, o que não acontece cm o flamerda no caso da adidas.

Publicidade

Foto do perfil de Ricardo Peres

Ricardo 33 posts

@ricardo.peres em 31/12/2012 às 11:07

Pelo amor de Deus...Jean

Já foi tudo mais do que explicado...na boa...não comece essa discussão novamente...vamos aguardar a diretoria anunciar o novo acordo e suas condições...vlw...

Foto do perfil de Jean Ricardo

Ranking: 2.590º

Jean 1.216 posts

@jean.ricardo1976 em 31/12/2012 às 09:52

Primeiros 5 anos do Flamerda = 35 milhões

últimos 5 anos do Flamerda = 38 milhões

Vocês não estão somando os 58 milhões de LUVAS que dem ser diluídos nos 10 anos.

Os Flavelados vão ter 14% de Royalties, e nós 10%

Parece que tem gente da diretoria aqui infiltradas, querendo justificar o injustificável.

Foto do perfil de Juca Santaella

Ranking: 789º

Juca 3.797 posts

@juajuara em 31/12/2012 às 09:41

Marcelo o planeta que habitamos hoje e uma aldeia

A internet propicia que uma notícia aqui, em segundos atravessa um mundo ávido por ídolos.

De uns tempos para ca, se proliferam camisas de times Europeus aqui no Brasil.

Imagine quantas camisas do Corinthians foram e serão vendidas no Peru e no Japão

Esta e a razão da ação de Marketing do Corinthians buscar internacionalização.

No Brasil este tipo de Marketing e embrionário e o Coringão esta querendo ' beber água limpa', num oceano de crescentes bilhões de pessoas.

Da para compreender que a coisa esta apenas começando?

Foto do perfil de Juca Santaella

Ranking: 789º

Juca 3.797 posts

@juajuara em 31/12/2012 às 09:18

Depois dos esclarecimentos do Caio, do Eric, do Mosqueteiro vamos chegar a seguinte conclusão.

Mais do que nunca a forca da fiel vai falar mais alto mais uma vez.

Agora, não se trata apenas de IBOPE, são números de material vendido que vão determinar quanto vai ganhar o clube no contrato atual e nos próximos.

Isto nos leva a outra reflexão...

Qual e a torcida que mais participa efetivamente do clube...

Estes dados somados a renda de bilheteria vão nos levar a saber qual e na pratica a maior torcida no Brasil.

Para a Nike não há duvida, pois acaba de realisar um contrato de dez anos de validade algo que apesar de ser variável poderá a exemplo do atual diante de uma explosão de vendas ser novamente revisto.

Parabéns ao Corinthians que com seus feitos propicia que a paixão de sua fiel torcida continue invadindo estádios por onde passa e cresça em número e participação.

Tudo isto e muito mais, porque AQUI E CORINTHIANS...