Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Afinal, o que realmente a Lava Jato descobriu de ilegal na obra da Arena Corinthians?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Celso

Ranking: 127º

Celso 12.809 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/10/2016 às 11:56
Por Celso Jadiel (@celso.1.primeiro)

Como sabemos, a Arena Corinthians é noticiada constantemente na mídia (sozinha, chega a ser mais noticiada que muitos clubes, como SPFC, Vasco, Santos, etc.), sendo que, nas últimas semanas, houve uma verdadeira chuva de notícias, sendo a maioria delas num tom negativo.

MAS, AFINAL, O QUE A LAVA JATO DESCOBRIU DE ILEGAL NA Arena Corinthians?

Vamos primeiro dimensionar e qualificar a lava jato, do ponto de vista institucional.

A Lava Jato é uma força tarefa que envolve instituições (PF, MPF e Justiça Federal/STJ/STF), que apuram um grande sistema de corrupção descoberto no governo federal. O foco da operação é descobrir superfaturamento, propinas, dentre outras coisas que lesam o erário público. Ou seja, querem saber que se beneficiou $$ com as obras realizadas Brasil afora.

No caso da Arena Corinthians, até agora, não encontraram nada de ilegal e, por isso, não indiciaram ninguém ou ajuizaram denúncia na Justiça. O interesse da lava jato na Arena se deve ao fato do empréstimo no BNDES.

Já descobriram vários casos de superfaturamentos em obras Brasil afora para se pegar um empréstimo maior no BNDES (empresas lucrando com o superfaturamento e repassando propina), mas, no caso da Arena Corinthians, o empréstimo do BNDES só cobre pouco cerca de 40% da obra. O aumento de valor da obra, caso fosse intencional, fraudulento, seria custeado pela própria arena e não por mais empréstimo no BNDES.

MAS, E AS CITAÇÕES DA ARENA EM DOCUMENTOS VAZADOS?

A arena foi realmente citada por pessoas e em anotações de documentos, contudo, o que estas provas, ATÉ AGORA, demonstraram, foi que houve apenas o lobby para a construção da arena pelo ex presidente Lula. Esse lobby foi no sentido de convencer a odebrecht a entrar no projeto do Corinthians, tipo assim 'pode ir que o projeto é bom, a equipe lá tem capacidade de tocar o projeto com vocês, conheço eles'.

MAS, O LOBBY NÃO PODE SER PUNIDO COM CADEIA?

Pode sim! O lobby com propina é crime. No caso do triplex do Lula, por exemplo, segundo apurou a PF e o MP, se caracterizaria isso, pois, segundo estas instituições, o imóvel teria sido recebido como recompensa pela intermediação de contratos com o governo, onde o ex presidente teria 'amarrando' obras para as empresas. A mesma coisa eles acusam, no caso do sítio de Atibaia, bem como das palestras milionárias dadas pelo ex presidente à empresas beneficiadas por contratos.

Só que, no caso da Arena Corinthians, ATÉ AGORA, não se descobriu o benefício que alguém teria tido. Até porque a obra tem uma dívida bilionária declarada, que já começou a ser paga, sendo que, a arrecadação dos jogos do Corinthians vai topa para o fundo que é responsável pelo pagamento. Ou seja, descobriram o lobby, mas não a recompensa, o que, caso se provasse, poderia caracterizar o crime.

Nos últimos dias, se viu muitas manchetes de jornais que cravavam algo que não se constatava lendo as reportagens. Dizem que a obra foi presente, mas que tem que ser paga. Dizem que a Caixa socorreu a arena, mas que na verdade houve uma operação financeira a ser paga com juros, operação está inclusive que todos já sabiam, pois não é segredo que o fundo da arena, além de ter obtido o empréstimo do BNDES, fez empréstimos na rede bancária para terminar a obra, tendo em vista que os CIDS atrasaram, por conta da ação injusta que corre na justiça (promotor de declarações clubistas, quer só adiar o recebimento de recursos pela arena), onde o clube já ganhou em primeira instância e deve ganhar o recurso no tribunal, pois o incentivo fiscal foi legal e transparente.

Enfim, o importante é a fiel acompanhar o desenrolar dos fatos e verificar tudo friamente.

Muitos na mídia rotulam crimes, mas não vão ao MP ou instigam a torcida a ir, justamente porque sabem que tudo é apenas insinuação, regradas a ódio e inveja. Acusar um contrato da Caixa de crime, por exemplo, como faz a mídia diariamente é fácil, difícil é levar isso ao MP e provar, até porque uma grande parcela da população tem empréstimo em banco público e nem por isso são bandidos. Tem inclusive muito jornalista que tem empréstimo habitacional na CEF (ou parentes e amigos) e detona só o Corinthians.

Quanto a relação privada, Odebrecht x Corinthians, pode existir sim alguma coisa errada, como superfaturamento. Mas isso precisa ser comprovado, para, ai sim, responsabilizar os culpados. Das obras das novas arena, a casa da fiel foi a que teve talvez menos acréscimos, pois, antes orçada em 820milhões, a obra teve apenas um aditivo que a elevou para 980 milhões. Outras obras dobraram de valor.

Só lembrando que com juros, a obra custa em torno de R$ 1,2 bilhão e, quando venderem os CIDS, em torno de 40% desse valor será pago. Contudo, sempre temos que ter em mente que a arrecadação da arena está bem abaixo do previsto, pois a mesma não possui uma gestão à sua altura. Se bem explorada, a arena pode arrecadar bem mais e ter mais capacidade de amortização da dívida.

Estou no Twitter A CASA DA FIEL: @celsoJadiel

____________________________________________

Mais sobre a Arena Corinthians:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/329496/decepcao-tour-da-arena-corinthians-trava-novamente Decepção: Tour da Arena Corinthians trava novamente Decepção: Tour da Arena Corinthians trava novamente Desde o ano passado, a gestão da Arena Corinthians anuncia que o tour 'será em breve' Este ano, se chegou a ter até uma fase de teste, antes das olimpíadas. meutimao.com.br meutimao.com.br

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/326489/roberto-de-andrade-diz-que-economia-e-a-culpada-pela-nao-exploracao-total-da-arena-uma-mentira Roberto de Andrade diz que economia é a culpada pela não exploração total da arena, UMA MENTIRA! Roberto de Andrade, em entrevista à ESPN, elegeu a economia como vilã da não exploração total da Arena Corinthians, o que é uma mentira, pois o que falta é... meutimao.com.br meutimao.com.br

______________________________________________

Nosso histórico de matérias sobre a Arena Corinthians encontra-se neste link:

https://www.meutimao.com.br/topicos-de-celso.1.primeiro-no-forum-do-corinthians/ Tópicos criados pelo Celso 1º no Fórum do Corinthians Celso e milhares de outras pessoas estão no Fórum do Meu Timão, o melhor lugar que existe pra falar sobre o Corinthians meutimao.com.br meutimao.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Wilson Antunes

Ranking: 332º

Wilson 7.058 posts

@wawawa em 26/10/2016 às 11:18

A Arena entrou no contesto do lava-jato, pelo fato de haver ligação com o Lula... A única coisa que eles poderão verificar é se houve desvio de dinheiro público ilegal, para a obra.

Baseado na lei o investimento do BNDES é legal, pois além de ser um fator de desenvolvimento, é um fator de retorno com turismo e impostos.

Baseado na lei municipal de desenvolvimento da região carente da zona leste, os CDIs, são legais e a melhoria e crescimento da região é vista a olhos nu, sem contar o retorno com impostos.

Fora isso não existe mais nenhum dinheiro público na obra, até o custo da remoção do duto da Petrobras, foi feito pelo Corinthians.

O ERRO foi a direção do Corinthians confiarem nas autarquias federal e municipal, pois, a demora do BNDES em repassar a verba, fez com que houvesse a necessidade a recorrer a juros bancários mais altos, elevando o custo da obra.

O CDIs foram questionados, e estava na cara que seria questionada, uma vez que até antes de iniciarem a obra, houve questionamento, quanto a condição do reconhecimento do terreno da obra, por alguns vereadores.

Agora, após o evento da copa do mundo, será que iriam questionar o desvio de dinheiro público se o Corinthians não tivesse aceito a condição de fazer o estádio para a copa e o governo estadual/federal, tivesse que construir o elefante branco de PIRITUBA que estava orçado em 1,2 bilhões.

Foto do perfil de Luiz Henrique

Ranking: 7.835º

Luiz 259 posts

@luiz.henrique.paiva1 em 26/10/2016 às 11:14

Mas não se pode negar que é uma obra superfaturada 1bilhao é muito mais do que foi gasto... Sem falar que o clube não vai conseguir pagar nunca...

Ou você contrata jogadores' bons' ou pagarg o estádio em dia, os dois está se provando impossível

Foto do perfil de Andre Volpato

Ranking: 4.650º

Andre 588 posts

@andrevolpato em 26/10/2016 às 10:55

Bela análise! Nossa Arena é só mais uma das tantas obras tocadas pela dupla Lula-Odebrecht, e o modus operandi é bem parecido em todas.

Não existe propina em dinheiro, isso seria facilmente rastreável. A propina é descontada diretamente da 'conta-corrente' de Lula na Odebrecht, ou seja, aquela planilha que apareceu agora na mídia, com o codinome 'amigo'.

Eles fecham a obra e descontam do valor devido a Lula, e de tempos em tempos se acertam através de transações entre empresas ligadas a ambos.

Quanto ao Corinthians, esse tá ferrado pra pagar e espero que consiga uma compensação financeira quando tudo isso for elucidado.

Foto do perfil de Francisco Lima

Ranking: 2.452º

Francisco 1.293 posts

@francisco.lima7 em 26/10/2016 às 10:54

Se gritar pega ladrão... Não fica um meu irmão kkkk

Publicidade

Foto do perfil de Marcelo Monteiro Ribeiro

Ranking: 6.669º

Marcelo 343 posts

@marcelo.monteiro.rib em 26/10/2016 às 10:37

Muito boa essa análise. Até agora, apesar de todo bafafá, de toda espuma criada em cima da construção da Arena, NADA de ilegal foi provado. Pode ser que venha a ser descoberto alguma coisa? Pode. Mas até agora NADA! O patriarca da Odebrecht disse - segundo a imprensa - que a Arena foi um presente ao ex-presidente Lula por todos os contratos que a empreiteira obteve em seu governo. Soa estranho? Pode ser, mas cadê o CRIME? A empreiteira PAGOU propina a alguém? Desviou dinheiro público (Caixa, BNDES...) para si própria ou para políticos e dirigentes do Corinthians? Até agora NADA apareceu. Enfim, vamos aguardar novas informações sobre esse assunto. Mas, o que temos até agora, repito, é muita manchete, muita espuma e nada de concreto provando desvio de dinheiro público com a construção do estádio. Saudações alvinegras!?

Foto do perfil de Roger Vincoletto

Roger 59 posts

@roger.vincoletto em 26/10/2016 às 10:35

Cara que excelente artigo, muito bem escrito.

Porém acho que o lobby foi mais pesado, no sentido de 'olha tenho um sonho de construir um estádio para o Corinthians e agente precisa de um estádio pra ter abertura da copa, então preciso de uma construtora pra entrar nessa aqui, preciso que vocês venham ajudar agente'.

E se seguir o modus operandi das outras obras da odebrecht junto com o governo anterior é bem provável que tenha rolado propina e superfaturamento, voltando depois como dinheiro para campanhas do partido.

Até agora não acharam nada, mas acho provável que encontrem. De qualquer forma, naming rights só depois que tudo isso acabar.

Foto do perfil de Francisco Damasceno

Ranking: 1.080º

Francisco 2.904 posts

@fchagasmedeiros em 26/10/2016 às 10:16

Muito bem Celso. Show de informações. Parabéns. Roberto Andrade e um outro cumpincha dele não gostaram de seu post e negativaram. Significa que você acertou tudo.

Foto do perfil de Andre Vieira Da Silva

Ranking: 1.942º

Andre 1.683 posts

@andrepowerful em 26/10/2016 às 10:11

A única coisa de ilegal que encontraram foi ' O estádio foi dado de presente para o Lula' e o Andrés é do PT e isso já basta na mente doentia desses lixos para qualificar como corrupção, e que se f... Lula e Andrés, fato é que ficaram cerca de 1 bilhão de divida se isso é ganhar um estádio, preferia estar no Pacaembu