Lições do Mestre Tite

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Tiago #483 @tiagopexe em 01/11/2016 às 23:56

Vou tentar condensar no tópico as melhores lições do Mestre Tite, a respeito do Timão e do seu jeito de jogar, quando estava a frente da comissão técnica.

ELENCO

- A importância de ter 2 jogadores brigando por posição, aumenta o nível de competição entre os jogadores e sobe o nível do grupo.

FORMA DE ATUAR/ESCALAÇÃO

- Apesar da sopa de números que virou o futebol moderno, com o famigerado 4-2-3-1, e o novo xodó dos treinadores, o 4-1-4-1, Tite sempre ressaltou a forma de atuar dos seus times, com uma linha de 4 defensores, 4 meio campistas e 2 atacantes.

DESEMPENHO x RESULTADO

- Mesmo quando o time perdia, mas conseguia produzir em campo, ele sempre ressaltava o bom desempenho dos jogadores e do coletivo no jogo.

COLETIVO

- Futebol é um esporte coletivo, e as individualidades somente são potencializadas quando o jogo coletivo está bem.

FAIR PLAY

- Era muito difícil ver o time cometendo faltas infantis, e comum ver o Tite gritando com os jogadores "sem fal..." na beira do gramado. Esses últimos pênaltis cometidos pelos zagueiros corintianos, certamente, seriam muito cobrados pelo mestre Tite.

LEITURA DO ELENCO 2016

É comum ver determinados jogadores jogando bem, com algum treinador e mal com o outro, isso talvez tenha a ver com a empatia, mas com certeza se relaciona a forma de ser escalado.

Bruno Henrique era cobrado pela torcida por suas atuações como primeiro volante, evoluiu, e antes de sair, era o jogador com mais desarmes no time.

Outro exemplo é o Giovanni Augusto. Era um jogador de lado de campo, e a torcida empolgada pedia para que Tite escalasse ele como jogador mais central.

Giovanni Augusto, jogando mais taticamente, pelos lados, ajudava na marcação e aparecia bem no ataque. O time ganhava uma boa proteção pelos lados. Hoje, jogando mais centralizado, é nítido a queda de desempenho e a quantidade de passes errados no jogo.

Marquinhos Gabriel também é outro exemplo. N quero justificar a ausência de Marlone, mas é evidente que com Tite, Marquinhos Gabriel, Romero, Lucca e Marlone brigavam por posição como atacantes pelos lados. E por razões técnicas, Marquinhos Gabriel era um dos escolhidos.

Tite chegou a mudar a forma de atuar no Brasileirão, utilizando o 4-2-3-1 e talvez tenha encontrado a fórmula ideal para esse time atual. Com Guilherme sendo protegido por 2 volantes, no meio campo, ele jogaria mais a frente, como sempre fez na carreira. E pelos lados, Tite contava com seu projeto de Jorge Henrique, com o nome de Giovanni Augusto, e no outro lado escalava Marquinho Gabriel, que tinha mais liberdade para atacar e aparecer na grande área.

CB, Carille e Oswaldo preferiam Romero como o atacante pelo lado. Já Tite, optar Marquinhos Gabriel, quem será o melhor, tecnicamente?

O time hoje perdeu muita força no meio campo e toma gols. Quando o técnico escala Romero, Marquinhos Gabriel, Lucca, Rildo ou Marlone pelos lados, é evidente que a parte defensiva pode ficar mais fraca porque n são jogadores que gostam de marcar ou que saibam marcar. Já Tite, sempre sustentava um jogador bom pelos lados, Giovanni Augusto, com boa capacidade de marcação e que também atuava bem quando chegava ao ataque.

E por essas e outras, que Tite, é um monstro. Ele sabia potencializar os jogadores. é phoda falar isso aqui, n quero entregar o time, mas é que o óbvio, às vezes, preciso ser falado.

E vai, Corinthians.

2.422 visualizações e 18 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Thiago Souto #86 @thiagosouto em 02/11/2016 às 10:10

Tite é Tite, não haverá nada igual nos próximos 100 anos

Pedro Mairton #4.029 @pedro.mairton em 02/11/2016 às 13:22

Sinto falta do fair-play e lamento todo pênalti que o time comete nos jogos. Saudades do mestre.

Últimas respostas

Michael Santos Da Silva #294 @michael0707 em 03/11/2016 às 17:11

Simplesmente o maior da história do Clube pra mim

Publicidade

Fabio Benevides #1.430 @benevides em 02/11/2016 às 17:17

Ele sabia treinar e montar o time, sabia escalar...saudades

Dudu Nery #2.528 @dudu.nery em 02/11/2016 às 14:57

Parabéns pelo tópico, rapaz!

Willians Bodybuilder #2.676 @willians.bodybuilder em 02/11/2016 às 14:44

Tite é um monstro como neto diz

Paulo Antunes @paulo.antunes2 em 02/11/2016 às 13:54

Boa #880 Thiago, acho que você aponta várias coisas interessantes no trabalho do Tite, ou melhor, o que o diferencia da maioria dos demais treinadores. Além do mais, tinha aquela pegada, marcação alta, triangulações, ultrapassagens dos laterais e dos volantes, que chegavam como fator surpresa. Enfim, o time, mesmo que não tivesse craques, todos se sentiam úteis, responsáveis e comprometidos. Claro, e o cara trabalhava muito, ensaiava muito a movimentação e a cobertura. Enfim, é chorar! Pena, que essas mensagens todas não são lidas pelos atuais participantes da comissão técnica, diretoria de futebol e jogadores. É jogar sal em carne podre, como dizia o meu saudoso pai, quando uma coisa estava perdida e não adiantava gastar o verbo, porque não há ressonância. Saudações alvinegras. E, um Vai Corinthians bem grande, para ver se diretoria, departamento de futebol, comissão técnica e jogadores, acordam! Paulo Antunes, E-mail: pauloantunes @uol.com.br

Marcos Luiz #2.270 @pirro em 02/11/2016 às 13:45

Sou obrigado a discordar de você, pois o Internacional ofereceu salário melhor para ele, e nem por isso deixou de vir para o Corinthians.

Vagner #2770 @trabalhador em 02/11/2016 às 12:44

" "

Lição número um do Tite ou de qualquer um, tem grana a gente fica...

Pedro Mairton #4.029 @pedro.mairton em 02/11/2016 às 13:22

Sinto falta do fair-play e lamento todo pênalti que o time comete nos jogos. Saudades do mestre.

Sergio Brasil #544 @sergio.brasil em 02/11/2016 às 13:02

Se você se lembrar bem no começo do ano perguntaram para ele, você gostaria de assumir a seleção a resposta dele foi ((ESTOU TRANQUILO AQUI)), isso td até ele ter as portas do CT abertos para as T.O cobrarem comissão técnica e jogadores recém chegados ao clube autorizados pelo Roberto de Andrade e ouvir dele que enquanto ele for presidente ele ia fazer isso e que o técnico não tinha que falar nada, pois quem manda ali era ele!

Ai quando veio a primeira proposta pela seleção ele aceitou o convite, pois como ser técnico de um clube e não ter culpa nenhuma pelo desmonte de uma equipe campeã brasileira e ainda ser responsabilizado pelas besteiras da diretoria,...fiquei triste com a sua saída, mais quem colocou ele para fora do clube e jogando ele no colo da seleção foi a própria diretoria corintiana!

Edson @edson.melo1 em 02/11/2016 às 12:42

" "

Mesmo sendo o Tite no comando da seleção ainda não torço pra seleção da CBF.

Só torço para o Timão e o Tite escolheu treinar lá só tenho a lamentar esse escolha errada dele.

Vagner Clanisa Mancini #2.770 @trabalhador em 02/11/2016 às 12:44

Lição número um do Tite ou de qualquer um, tem grana a gente fica...

Edson Melo @edson.melo1 em 02/11/2016 às 12:42

Mesmo sendo o Tite no comando da seleção ainda não torço pra seleção da CBF.

Só torço para o Timão e o Tite escolheu treinar lá só tenho a lamentar esse escolha errada dele.

Sergio #544 @sergio.brasil em 02/11/2016 às 11:49

" "

E uma coisa importante graças a ele não vamos ter que escolher outra seleção para torcer em 2018 na Russia, pois se depende-se do Dunga estriamos amargando um sexto, sétimo ou oitavo lugar nessas eliminatórias,...pois o respeito por nós tinha acabado faz tempo com o Dunga na seleção!

--- ALTERAÇÃO NA SELEÇÃO, SAI DUNGA ENTRA O MESTRE, AINDA BEM PARA A SELEÇÃO QUE NÃO TENTARAM O ZANGADO, ACTHIM, SONECA, DENGOSO E FELIZ!

--- A SELEÇÃO GANHOU muito COM ELE E NÓS FICAMOS NA MÃO MAIS UM VÊS, EM 18 ANOS É A QUARTA VÊS QUE PERDEMOS TODA COMISSÃO TÉCNICA PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA!

1 a 10 de 17 respostas