Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

4-1-4-1: A diferença de Carille e Tite

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de RAPHAEL

Ranking: 2.963º

Raphael 1.048 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/01/2017 às 15:05
Por RAPHAEL BOTTA TEIXEIRA (@nemesis)

Boa tarde galera, o treinador Tite implantou com muito sucesso no ano de 2015 e até metade do ano passado esse esquema tático, acertadamente, Carille tenta reimplantar esse mesmo sistema para essa temporada.

Comparando a estrutura tática do time dos dois treinadores, nota-se que o time do Tite atuava com dois meias (2015: Renato Augusto e Jádson; 2016: Guilheme e Giovanni Augusto) e dois atacantes enquanto o sistema do Carille atua com um meia (Guilherme ou Rodriguinho) e três atacantes.

No esquema do Tite a equipe fica mais compacta ofensivamente, o meio campo consegue ficar mais tempo com a bola e municiando o ataque.

No esquema do Carille o meio campo fica mais distante do ataque, e como nem Gabriel e nem Camacho consegue auxiliar o meia na armação, ele fica sobrecarregado e não consegue ficar com a bola por muito tempo.

Uma variação tática no momento seria voltar o Giovanni Augusto para o time titular, abrindo mão de um atacante, com o quarteto ofensivo sendo formado por: Rodriguinho, Giovanni Augusto, Marlone e Jô.

Outra possibilidade seria a entrada de Felipe Bastos no meio campo, dando mais liberdade ao Rodriguinho pra armar sem se preocupar tanto com a marcação.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Marcelo - Floripa

Marcelo 181 posts

@chello80 em 22/01/2017 às 15:19

O 4-1-4-1 do Tite tinha 1 armador pela ponta direita (Jadson), 1 volante de infiltração ao seu lado (Elias), 1 armador box-to-box (que vai de uma área a outra) (Renato Augusto) e 1 atacante de infiltração pela ponta esquerda.

Se o Jadson chegar eu manteria ele na mesmo posição do passado (aberto na direita, com possibilidade de flutuação). Colocaria Felipe Bastos ou Maycon na função que era do Elias (o Maycon se assemelha mais porque é mais de infiltração). Traria o Rodriguinho para a função do Renato Augusto (acho que é o mais capaz de chegar perto da função de armador box-to-box). E colocaria algum meia atacante de infiltração pela esquerda (hoje seria o Marlone).

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 24/01/2017 às 21:48

Estão muito apressados, mesmo eu tendo minhas duvidas sobre o Carille é muito cedo ainda.

Ele nem definiu o time titular ainda!

Depois quando o time definido, ai sim vamos ver como vai agir cada jogador e realmente ver a articulação dos jogadores no 4-1-4-1 dele.

Confesso que se ele quiser fazer um 4-1-4-1 parecido com o do Tite, com a mesma movimentação e padrão de jogo, ele vai ter que colocar o Felipe Bastos, Jadson e Rodriguinho no meio, e um outro jogador pra ser o primeiro volante, ai pode ser o Gabriel mesmo.

Então o Jadson jogaria que nem jogou em 2015 um meia aberto pela direita, flutuando e infiltrando pelo meio e também chegando na área pra finalizar e o Felipe bastos faria a função que era do Renato Augusto, fazendo a transição entre defesa-meio-ataque, fazendo a articulação e distribuindo a bola.

VAMOS ESPERAR, É MUITO CEDO, MAS MATERIAL HUMANO PRA UM COMEÇO DE TRABALHO AGORA O Carille VAI TER E TEMPO TAMBÉM. NÃO VAI TER DESCULPA.

Foto do perfil de Frede Alves

Ranking: 384º

Frede 6.439 posts

@frede.alves em 24/01/2017 às 20:37

P mim a diferença são os jogadores...tite ano passado também não fez nada com esses caras ai...ganhou 13 pontos no brasileirao, patinou no paulista e na liberta...

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.277 posts

@reyes em 24/01/2017 às 20:34

Vai encontrar um caminho para solucionar a questão. Acho que o Maycon tem lugar nesse time.

Foto do perfil de Gustavo Igor Fifres Soares

Ranking: 175º

Gustavo 10.309 posts

@gustavo.igor.fifres. em 22/01/2017 às 20:07

Falta poder de fogo para o nosso ataque, sou a favor do 4-4-2 com dois atacantes de verdade...

Publicidade

Foto do perfil de Danilo Gabriel

Ranking: 1.544º

Danilo 2.092 posts

@danilo.gabriel4 em 22/01/2017 às 18:57

Walter

Balbuena Pablo

Fagner Moisés

Gabriel

Jadson Rodriguinho

Leo Jaba Marlone

Carlinhos

Foto do perfil de Diego Fares

Ranking: 1.949º

Diego 1.682 posts

@diego.fares em 22/01/2017 às 18:54

A linha de 4 do Tite funcionava com uma dinâmica bem definida: infiltração - armação - infiltração - armação (Malcom - R.A - Elias - Jadson). Acho que o Carille poderia replicar esse esquema com Marlone - Rodriguinho - Maycon - Giovanni Augusto (com os jogadores que temos à disposição no momento). Esse esquema possibilita várias triangulações ofensivas, utilizando tantos os laterais quanto o atacante centralizado.

Por exemplo, encostado na direita, Jadson costumava triangular com Fagner e Elias. Quando o Vagner Love voltava para buscar essa triangulação, abria um espaço para infiltração do Elias. Em um movimento coordenado, possibilitava ao Jadson 3 opções de passe: curto com o Vagner, em profundidade para o Elias, ou na passagem do Fagner. Essa era a sacada do Tite, possibilitar criatividade de jogo para os armadores com a movimentação do time.

Se Jadson vier, ocupa a posição do Giovanni. Camacho ou Marciel podem entrar no lugar do Maycon (função do Elias). Fellipe Bastos tem qualidade, mas não tem essa característica de infiltração. Ele pode até jogar no time titular, mas aí muda o jogo, visto que ele tem mais qualidade de passe, lançamento e organização.

Até o momento, não me parece que o Carille vai retomar inteiramente esse estilo de jogo. O que ele utilizou até aqui foi 2 atacantes abertos nos lados (Marlone e Romero ou Marquinhos e Jô), com um meia e um volante centralizados armando o jogo. Nesse sentido, me parece melhor então jogar com o Rodriguinho e o Fellipe centralizados. É claro, tudo isto pode mudar com a chegada do Jadson.

Foto do perfil de Emanuel Pessoa

Emanuel 173 posts

@manel em 22/01/2017 às 18:41

Creio que encontramos, o novo RA8... Esperava muito do Camacho, mas os 45 min do Fellipe Bastos, mostrou muita movimentação, passes, buscando o jogo lá trás e distribuindo, como fazia o RA.

Espero que ele continue assim nos próximos jogos, já vimos o potencial dele, enfim o meio campo tá dando liga, e aí quando tiver redondinho, veremos o MG, GA e até mesmo o Guilherme jogarem a bola que tem.

#VaiCorinthians

Foto do perfil de Sccp_minha Vida77  (sumaré-sp)

Ranking: 2.581º

Sccp_minha 1.226 posts

@trinfiel em 22/01/2017 às 17:40

Jô tem que ser o 9 centroavante...pelo extremo num viraaaa