Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O risco de perder a Arena

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Fabricio

Fabricio 112 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 16/02/2017 às 16:20
Por Fabricio Fegury (@fabricio.fegury)

Boa tarde galera, hoje vim aqui fazer um tópico em um assunto muito sério e que poucas pessoas ligam pra isso. Principalmente quando a diretoria cria situações para tirar o foco da atual situação financeira.

Arena Corinthians: O clube no final do ano de 2016 conseguiu refinanciar a divida do estádio e alongar as parcelas de 12 para 20 anos, deixando de pagar 5 Milhões por mês pra pagar 3 milhões por mês. Em tese você pensa que 3 Milhões por mês para um time do tamanho do Corinthians não é nada, mas em um contrato totalmente equivocado e mal planejado mesmo que o Corinthians faça renda com as bilheteria de 10 Milhões por mês, coisa que hoje é impossível, esse dinheiro todo ficaria retido ao fundo que controla a Arena. O clube tentou reverter isso e não conseguiu, ou seja mesmo que o clube consiga render de bilheteria mais de 3 milhões por mês o que sobrar ficará retido e a realidade é bem diferente do que pensamos. Por exemplo: A média que sobra das rendas do jogos é em torno de 350 a 700 mil reais apenas quando um jogo rende na casa de quase 2 milhões de reais.. O resto é tudo pagando despesa de dia de jogo e parte da renda destinada a empresa que cuida da vendas de ingressos um absurdo. A pior parte vem se você pensar que até hoje o total que o Corinthians pagou da Arena no final de 2015 era 150 Milhões de reais com isso a divida do estádio era 1,2 Bilhões. Depois disso sem venda de Naming Rights sem venda dos chamados CID's em 1 ano a divida saltou de 1,2 Bilhões para 1,6 Bilhões mesmo o clube pagando 2 milhões por mês apenas para amortizar o juros ou seja essa divida apenas aumenta. E o pior vem depois, com esse novo refinanciamento o valor da Arena saltou para 2 Bilhões para ser pago em 20 anos. Mas conforme o ritmo de arrecadação e o clube vem tirando dinheiro do departamento de futebol para ajudar a pagar a conta o clube levaria em média 70 anos pra conseguir quitar o estádio e no final o estádio sair por quase 5 Bilhões de reais com correção monetária e juros.

E hoje se somar que o Clube Social só vem dando prejuízos milionários e hoje a divida do clube está na faixa de 350 milhões de reais.. Temos uma divida total de 2,35 Bilhões de reais essa é uma realidade essa é a divida total do Clube hoje.

A Diretoria deveria abrir o olho e ter como exemplo times tradicionais na Europa que faliram quando todos acreditariam que não era possível. Citando como exemplo o RANGER na Escócia que é até hoje o maior time do País e faliu por uma divida 11x menor que a que o Corinthians enfrente hoje e vem junto times como Napoli, Fiorentina, Borussia Dortmund aqui mais próximo na Argentina o RACING.. E todos esses clubes que decretaram falência tiveram que recomeçar sua trajetória no Futebol incluindo passa pela Série D e ir subindo. Será que não tá na hora de a diretoria para de fazer merda? Para quem vai ficar essa divida? Pras futuras diretorias.. Esse ano o clube começou podendo gastar apenas 13 milhões de reais para reforçar o clube na temporada. Amigos o problema do Corinthians é muito delicado, é muito grave ano após ano a divida da Arena e do Clube Social e do Departamento só aumenta são 3 anos seguidos virando o ano com Déficit ou seja prejuízo com renda menor que os ganhos. É impossível uma empresa sobreviver e ter vida longa assim. Sem dinheiro com elencos fracos a chance do estádio estar vazio é cada vez maior e é o que vem acontecendo. A luz no final do túnel é, se não vender esses CID's (420 Milhõs), NR(Que acredito que vale hoje uns 250 Milhões) e mesmo assim seria apenas 670 milhões só amortizado numa conta de 2 Bilhões o clube corre um sério risco de a Arena realmente ficar impagável, se isso não se concretizar nos próximos 2 anos.. O melhor a se fazer será o clube cumprir com a clausula no contrato de que se o clube não aguentar pagar o Estádio devolve-la a ODEBRETCH e a CAIXA onde eles venderão cotas do Estádio para saldar as dividas com a mesma e próprio BNDES e assim o Corinthians perdendo o direito a propriedade do Estádio e passando a ser um mero locador ou então voltar para o Pacaembu.

Se você acha que isso risco é algo que não possa acontecer, eu te alerto como economista que é algo bem provável que acontece nos próximos 2,3 anos e que vai deixar muito torcedor chocado. A conta foi feita totalmente errado e Andrés Sanchez e companhia no final dessa história saíram com o bolso cheio e a conta ficará para os próximos que vierem.

Abram o olho fiel o buraco é mais embaixo!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico