Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Um tópico diferente sobre a base

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Mario

Ranking: 5.727º

Mario 439 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/03/2017 às 15:37
Por Mario M. D. de Mattos Apoiador (@mario.mattos)

Nessa temporada, acho que todos concordam que o Corinthians está utilizando mais os jogadores formados na base, comparado com os últimos anos. Quase metade do elenco atual é formado por jogadores da base. Acho que isso se tornará uma tendência daqui pra frente. Aproveitando esse momento acho que o clube poderia fazer um trabalho diferenciado com os garotos de todas as categorias da base... Além de cuidar da formação do atleta e do cidadão o clube poderia criar uma espécie de formação do jogador corinthiano! Poderiam mostrar um pouco da história do clube através de aulas, palestras, visitas guiadas ao Parque São Jorge e ao memorial do clube, com historiadores (como Celso Unzelte, por exemplo) e ex-jogadores que conhecem bem a história do clube (Rivellino, Zé Maria, Casagrande... Etc.), a fim de criar uma identidade para o jogador criado no Corinthians.

Acho que a maioria dos atletas, mesmo os que foram formados no clube, não conhecem nem um terço da história do Corinthians. Por exemplo o Pedrinho, um garoto nascido em 1998, natural de Maceió-AL que chegou ao Corinthians em 2013 e hoje é uma das promessas do clube. Provavelmente esse jogador não sabe que o Corinthians (o time do povo) foi fundado por um grupo de operários do Bom Retiro numa época em que o futebol era um esporte de elite, não conhece Neco, Cláudio, Luizinho, Wladimir, não sabe que o Corinthians foi uma potência na década de 50 e ficou conhecido mundialmente após uma excursão pela Europa na qual ficou 15 jogos invicto, não sabe que a Democracia Corinthiana foi o maior movimento político e ideológico do futebol brasileiro, etc.

Acho que passar esse tipo de conhecimento para os atletas pode trazer muitos benefícios para eles mesmos e para o clube. Além de proporcionar educação e cultura isso pode ser uma fonte de inspiração para o jogador, fazendo que ele tenha mais ambição para escrever sua história no clube e quem sabe se tornar um ídolo, além de proporcionar uma maior identificação com a torcida e com o clube. O jogador vale muito mais quando ele tem noção da grandeza que é jogar no Corinthians e tem orgulho de honrar esse manto. Imaginem pra um goleiro da base ter como fonte de inspiração Ronaldo Giovanelli, que estreou no time profissional com 20 anos, num clássico contra o São Paulo e defendeu um pênalti, e depois disso foi titular do time por 10 anos. Ou se os jogadores soubessem que Marcelinho Carioca se tornou um dos melhores cobradores de falta do futebol brasileiro, pois sempre treinava as cobranças após o expediente. Hoje em dia os garotos se espelham em Neymar, Messi, C. Ronaldo... Mas imaginem como seria bacana se por exemplo o Fabrício Oya falasse que o ídolo dele é o Sócrates, ou o Carlinhos dizer que quer fazer mais gols que o Baltazar, ou Guilherme Arana falar que se inspira no Wladimir e no Zé Maria. Eu acho que isso é possível, principalmente aqui no Corinthians que tem uma história rica e uma torcida apaixonada. Fica aí uma ideia simples, que não custa nada e pode proporcionar coisas boas para os atletas e para o clube.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Lúcio Dantas

Lúcio 62 posts

@lucio.dantas em 01/03/2017 às 15:43

Cara, que ideia sensacional, concordo com cada ponto. Os jogadores conhecendo, assim como nós conhecemos a história do nosso time, não seriam apenas jogadores, seriam também torcedores!

Não me surpreenderia alguns 'NÃO' a empresários sanguessugas, fazendo até mesmo com que os meninos ficassem no clube por mais tempo, para se tornarem ídolo, saírem valorizados. Seria um tapa na cara de empresários, é um ótimo negócio para o Clube e para os atletas.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Leandro Pinto De Oliveira Takusi

Ranking: 4.577º

Leandro 602 posts

@leandrotakusi em 01/03/2017 às 16:16

Por isso é importante criar a divisão Sub-23.

Foto do perfil de All Colatra

Ranking: 39º

All 23.746 posts

@all.colatra em 01/03/2017 às 16:16

Tópico muito bom, só não concordo de ter citado o Casagrande que depois de tanta droga tá meio doidão, só falaria bobagem KKKKK, de resto tá perfeito

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.198 posts

@sandra.lima4 em 01/03/2017 às 15:56

Que nossa Garotada brilhe muito por aqui,.

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.320 posts

@reyes em 01/03/2017 às 15:51

Baita ideia! Timão Gigante Sempre!