Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Sistema 4-1-4-1 - Sistema pra queimar atacantes

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Wellington

Ranking: 6.763º

Wellington 336 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 02/03/2017 às 12:26
Por Wellington Souza (@wellington.souza1)

Bom dia Fiel,

Não foi por causa da partida horrorosa de ontem, e nem é por causa do Carille.

Mas esse sistema 4-1-4-1 é uma das coisas mais toscas, que visa unicamente proteger técnico que tem medo de perder e só pensa em sistema defensivo. A constatação é muito simples, o time fica com apenas o pivô (9) no campo de ataque e ainda assim como jogador que joga de costas pra ajeitar para quem vem de atrás, que na maioria das vezes está muito atrás, demorando uma eternidade pra sair da defesa.

Os jogadores de lado viraram uma espécie de assistente de lateral, preocupam primeiramente em defender, fazendo o papel de lateral enquanto este entra pra área pra fazer papel de zagueiro. Quando a bola é roubada eles precisam percorrer entre 80 e 90m pra chegar na área adversária.

Esse esquema de jogo arrebenta com o centroavante que só recebe bola pra ajeitar para os meias, e arrebenta os atacantes de lado que estão sempre muito longe do ataque.

Busquem aí no arquivo uma entrevista recente do Malcom, falando sobre a sua evolução na Europa e como joga diferente pois a determinação do técnico é que ele ajude a marcar até o meio-campo e se o lateral adversário passar ele joga nas costas do cara.

Quem tem que se preocupar é o lateral adversário com o atacante e não o contrário. Sou do tempo que se o lateral adversário atacar muito, as costas dele vira uma avenida pois os pontas estão atacando o espaço vago e não correndo atrás do lateral.

O Carille irá cavar a própria cova se continuar nesse esquema que é medroso e prejudicial para criação ofensiva.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Gunter Silvio Vieira Gomes

Ranking: 238º

Gunter 8.851 posts

@pracimadelas em 02/03/2017 às 13:58

Até conferi o autor do título pensando ser eu rs.

Nesse esquema tático centroavante morre de fome.

'atacantes' pela laterais viram ajudantes de laterais.

Laterais viram zagueiros.

Daí jogam a responsabilidade de armar o time para os antigos volantes (n°5 e 8).

Pior é não abrir mão disso em momento algum do jogo.

Não digo que um atacante não tenha que voltar até sua área jamais, mais tem que ser exceções do jogo e não uma regra para ser titular.

Foto do perfil de @nder&on L.h.p

Ranking: 181º

@nder&on 10.180 posts

@boltimao em 02/03/2017 às 13:55

Saudades do 4-3-3 do mano Menezes

E do 4-3-3 do parreira.

Pessoal hoje acha que ganha título só se defendendo.

E ganhando de 1xo.

Foto do perfil de Lara Carolina Batista Costa

Ranking: 274º

Lara 121 posts

@laracosta em 02/03/2017 às 13:27

Boa analise! Mas o 4-1-4-1 é a cara do futebol moderno aonde um jogador completo tem que saber atacar, recompor, defender e contra-atacar. Nesse esquema os pontas voltam pra defender e passam pra os laterais que transportam pra o meio campo e faz a jogada de ataque, enquanto os laterais descem pra cruzar ou dar apoio na segunda bola os pontas ficam mais recuados no meio esperando pra reconstruir a jogada ou defender novamente. Por isso acho que o Pedrinho não possa ser titular absoluto porque ele não tem porte físico pra marcar, mas o Marquinhos Gabriel se jogar tudo o que sabe esse ano vai fazer um trio espetacular com Jadson e Rodriguinho, trocando com o Pedrinho em jogos de menor importância ou porte. Lembre-se, o melhor time de futebol começa pela defesa solida, não cabe a tática se adaptar ao jogador e sim o contrario.

Foto do perfil de Arlindo Pereira Silva

Ranking: 1.100º

Arlindo 2.842 posts

@arlindo.pereira.silv em 02/03/2017 às 13:00

Perfeito. É exatamente isso que se vê em campo.Quem tem medo de perder arma retranca. Me lembra o Juventus da Rua Javari no tempo do Milton Buzetto.

Publicidade

Foto do perfil de Daniel

Ranking: 628º

Daniel 4.567 posts

@daniel.fiel em 02/03/2017 às 12:57

Excelente post. Falei a pouco que, qualquer crítica a Romero e Leo no jogo de ontem são injustas, pois ambos jogaram longe da área.

Foto do perfil de Jônnathas Carvalho

Ranking: 262º

Jônnathas 8.287 posts

@jonnathas.carvalho em 02/03/2017 às 12:48

Primeiro que nem no 4-1-4-1 eles jogaram ontem. Até porquê o 4-1-4-1 terá de ser com dois meias uma aberto e outro vindo por dentro: Antes (Renato e Jadson) - Hoje (Rodriguinho e Jadson) porém, não vi isso ontem e sim três volantes o que pude perceber foi o Corinthians no 4-3-3 e no segundo tempo no 4-2-3-1 com a entrada do Giovanni Augusto. E na outra ponta um jogador com características de atacante que usa drible e seja veloz, pode ser o Jabá, mas o que daria mais certo na minha opinião é o Marquinhos da base e o Marquinhos Gabriel, pode ser que o Luidy possa surpreender também. E segundo, esse é um dos melhores esquemas que eu já vi, porém com o Tite, pois o time joga o fino, tinha posse de bola, triangulações e se tornava eficaz, o esquema não é péssimo, depende das peças e se o treinador sabe dominá-lo. Aliás, é o esquema da seleção brasileira, e olha o que deu.

Foto do perfil de Gustavo Igor Fifres Soares

Ranking: 175º

Gustavo 10.309 posts

@gustavo.igor.fifres. em 02/03/2017 às 12:48

Esse sistema é bom quando se tem atacantes e meias ofensivos de muita qualidade...

Foto do perfil de Emerson Bernardo

Ranking: 1.338º

Emerson 2.387 posts

@emerson.bernardo em 02/03/2017 às 12:47

Concordo, eu não gosto desse esquema porque acho que nenhum jogar está rendendo jogando aberto, o Romero é o menos pior como auxiliar d lateral, mas do jeito que está é melhor escalar logo 4 laterais rsrs, o Carille vive dizendo que não abre mão desses jogadores pelas pontas, mesmo não gostando testaria o Marciel na esquerda que até como lateral já jogou.