Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A diferença do Corinthians do Tite para o do Carille

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Edilson

Ranking: 662º

Edilson 4.396 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/07/2017 às 10:50
Por Edilson Capeta (@looooooco)

Muitos falam que o Carille pegou a 'ideia de jogo do tite' e só continuou o trabalho... Pra mim isso é um jeito de desmerecer o trabalho do atual treinador.
Claro que vejo algumas semelhanças e com certeza Carille aprendeu e tenta replicar muito do que Tite deixou como legado, acho que principalmente tratamento de jogadores e imprensa, mas dentro de campo no meu modo de ver eu vejo muitas diferenças, como estas:

- O esquema de jogo
Não é a mesma formação, apesar de ser semelhante e usar jogadores com características parecidas, poucas vezes vemos o Corinthians armado em um 4-1-4-1 tão bem definido e quase inexorável como o que Tite usava. O esquema de jogo do Carille passa por um 4-2-3-1 atacando e várias vezes defendendo altera para um 4-4-1-1. Podem reparar quando forem ao estádio. As duas linhas de 4 ficam muito bem definidas em várias oportunidades do jogo, com Rodriguinho e Jô jogando na sobra.

- Função dos jogadores
A principal diferença entre as formações eu vejo na função de Jadson. Com Tite ele era o responsável por flutuar entre as linhas adversárias, inúmeras vezes víamos ele trazendo a bola por dentro para a ultrapassagem de Elias e Renato Augusto. Hoje quem tem mais essa função é o Rodriguinho que joga centralizado, ele é o jogador que mais carrega a bola no time e principal responsável pela armação do time.
Outra grande diferença são os volantes, com Tite podíamos notar em muitas partidas um Elias jogando muito mais avançado do que o Renato Augusto e Ralf sempre a frente da área. Hoje vemos um Rodriguinho completamente solto e Maycon e Gabriel intercalam bastante para ajudar o ataque. Em muitas oportunidades Maycon fica como primeiro volante do time e Gabriel sobe. Os dois estão muito entrosados.
Assim como Jadson que já citei acima, Romero (Que joga na outra ponta) tem função bem diferente do que a que Malcon fazia na época. Malcon era a 'válvula de escape' do time, sempre fazia jogadas de linha de fundo. Romemito hoje tem uma função muito mais de meia, geralmente ele segura a bola para a ultrapassagens de Arana para as jogadas de linha de fundo, ou puxa para dentro para jogar pelo meio seja para Maycon passando, Rodriguinho o Jô. O mesmo faz Jadson pela direita.

Enfim, no meu modo de ver em quase nada esse time parece o de Tite, comparações são inevitáveis, mas percebo um time com muita identidade e isso é 100% mérito do Carille.

VAI CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico