Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A origem do nome Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Walter

Ranking: 224º

Walter 9.101 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/08/2017 às 07:15
Por Walter Magal (@walter.magal)

Corinthians - a origem de um nome

Luiz Roque - professor, contista e poeta emérito

I - O termo na Inglaterra
Sir Conan Doyle (1859-1930) imortalizou-se com o detetive Sherlock Holmes, criado por ele. Entretanto, este escritor que, entre outras coisas, foi médico e pugilista, escreveu outros tipos de romances.

Um dos menos conhecidos é 'Rodney Stone'. No livro, este personagem, aos 65 anos, descreve, em 1851, parte de sua adolescência, na Inglaterra das batalhas marítimas contra Napoleão. Essencialmente, as memórias se referem ao início do século XIX, até o combate de Trafalgar, em 1805.

Na descrição desse período, Rodney Stone expõe que eram chamados 'Corinthians' os cavalheiros e os nobres que se dedicavam ao esporte ou o patrocinavam, empresariando atletas.

Citemos a tradução brasileira, de Breno Silveira, Edições Melhoramentos, sob o título: 'A curiosa história de Rodney Stone', 2ª edição. Na página 131, lemos:

'... Como habitualmente faziam os que, naquela época, desejavam figurar como 'corinthians' e patronos dos esportes'.

Na página 147:

'Meu tio jamais fumara, julgando que tal hábito poderia escurecer-lhe os dentes, mas muitos dentre os 'Corinthians', entre os quais o próprio Príncipe de Gales, deram, na ocasião, tal exemplo.'

E no início do livro, na página 18:

'Um cavalheiro, trajando uma capa branca de cocheiro — um 'Corinthian', como costumávamos chamá-los naquela época — ...'
Vemos que, em 1851, quando Rodney escreve suas memórias, o termo já era desusado.

II - A cidade de Corinto
Corinthian, em inglês (coríntio, em português) significa, ao pé da letra, natural da cidade de Corinto, na Grécia.

A cidade-estado de Corinto (Khórintos, em grego) era uma das 'pólis' helênicas, e situava-se no istmo de Corinto, que liga a Península do Peloponeso à ÃÂtica.

Seu luxo era célebre. A cidade presidia aos Jogos ÃÂstmicos, entre atletas gregos, que se realizavam a cada 4 anos, até 581 a.C.

Dessa data em diante, passaram a ocorrer de 2 em 2 anos. Ligando-se o requinte da sua aristocracia aos jogos esportivos que a cidade patrocinava, talvez se possa entender por que os cavalheiros esportistas de Londres e arredores, no final do século XVIII e princípios do século XIX se denominavam 'Corinthians', isto é, coríntios.

A cidade, que é anterior ao ano 1000 a.C., teve um papel importante na mitologia grega. De lá saiu Belerofonte, para matar a Quimera. Édipo foi criado lá. Jasão e Medéia ali viveram parte de suas vidas. Na época da dominação romana, foi feita capital da Acaia (nome romano da Grécia).

Já no período cristão, a cidade foi evangelizada por São Paulo (Paulo de Tarso). Este pregador ali esteve de 50 a 52 e fundou a igreja cristã de Corinto. Posteriormente, escreveu, de Éfeso e da Macedônia, duas célebres epístolas dirigidas 'aos coríntios'. Destaca-se o capítulo 13 da primeira epístola, que se refere à caridade e ao amor, e que costuma ser lida nos casamentos.

Hoje, Corinto é pequena, e nem sequer se localiza no mesmo lugar da orgulhosa cidade do passado (18.000 habitantes em 1970). Sua população é ortodoxa, como em toda a Grécia.

III - OS TIMES
Na primeira década deste século, veio ao Brasil um clube inglês de futebol chamado CORINTHIANS, nome este que revivia uma expressão de há muito fora de moda.

Esta equipe excursionou pelo Brasil e despertou grande entusiasmo. Assim foi que, em 1910, um grupo de esportistas que incluía vários italianos e diversos industriais, fundou, em São Paulo, o Sport Club Corinthians Paulista.

Finalmente, os paradoxos da História: esse time possui um nome exótico, muitas vezes mal pronunciado, com um TH e um N estranhos ao nosso idioma.

Tal nome se liga a uma cidade da Grécia distante, que poucos conhecem, e designou, num passado remoto e esquecido, os aristocratas esportivos da Inglaterra.

A entidade é, ainda, representada por um distintivo rebuscado, com uma âncora e 2 remos, que lembram, melhor, um clube náutico.

Mas esse conjunto de excentricidades formou, ao que parece, um todo apaixonante, para a população de São Paulo e do Brasil.

E a equipe fundada em 1910 angariou, surpreendentemente, a mais numerosa torcida de São Paulo, e na qual predominam, exatamente, os segmentos mais simples e modestos do nosso povo.

Que estranha ligação com o mundo e com o passado tem a torcida corinthiana?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Flávio Guimarães

Ranking: 1.377º

Flávio 2.310 posts

@flavio13 Apoiador em 18/08/2017 às 18:30

Parabéns

Foto do perfil de Rodrigo Carnielli Ico

Ranking: 4.785º

Rodrigo 566 posts

@rcarnielli em 18/08/2017 às 17:43

Fantástica história... Muito bom

Foto do perfil de Toni Marquezan

Toni 116 posts

@tonimarq em 18/08/2017 às 15:52

Parabéns!

Foto do perfil de Antônio De Pádua Silva Padinha

Ranking: 1.966º

Antônio 1.657 posts

@padinha em 18/08/2017 às 14:52

Conan Doyle sabia das coisas e nos informa sobre a valentia dos Corinthians...Deus abençoe todos os valentes do bem.

Publicidade

Foto do perfil de Renato Sccp

Ranking: 2.516º

Renato 1.258 posts

@renato.sccp3 em 18/08/2017 às 14:42

São Paulo fundou a igreja de Corinto. Não gostei dessa parte rs rs rs

Foto do perfil de Thiago Coutinho

Ranking: 140º

Thiago 11.513 posts

@thiago.limano em 18/08/2017 às 14:30

Pesado esse texto, show de bola

Foto do perfil de Gabriel Ribeiro De Carvalho

Ranking: 862º

Gabriel 3.526 posts

@gabriel.ribeiro.de.c Apoiador em 18/08/2017 às 14:25

Fixa esse tópico!

Estou na correria e só li até a metade, depois leio com calma. Ótimas informações.

Foto do perfil de Coringão Timão

Ranking: 173º

Coringão 10.391 posts

@bregas em 18/08/2017 às 14:08

E ainda tem os antis propagando aquela bosta de couro sei lá da onde. KKKKKKKK