Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Qual a solução para transpor as retrancas?

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Ciro

Ranking: 119º

Ciro 13.250 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 29/08/2017 às 20:07
Por Ciro Hey (@ciro.hey)

Fala aí Fiel..

Estou trazendo aqui a publicação do EUDES SAMPAIO @ersampaio , que no momento não está podendo acessar o Meu Timão e me pediu para publicar aqui sua opinião lá do blog..

__________________________

Fala fiel torcida!

A partir deste post me junto aos colaboradores do blog O fiel mosqueteiro, estarei neste espaço trazendo assuntos para debate, propondo melhorias e dando minha humilde opinião acerca de assuntos de interesses da fiel torcida.

Após digerir essa malfadada derrota para o último colocado e já virtual rebaixado Atlético Goianiense me peguei pensando:

Quais as alternativas nós temos contra a retranca?

O que temos feito para superar esta proposta de jogo dos adversário?

E o que podemos fazer a partir de agora?

Entendo que para conseguir furar uma defesa que se propõe a defender com os 11 atrás da bola, existam 3 maneiras eficazes:

1° Drible, a individualidade – Se usado da maneira correta pode desmontar defesas e sistemas. O nosso jogo é baseado na coletividade o que torna esta arma de certa forma deficitária uma vez que nossos jogadores mais dribladores atual longe do gol e pelas beiradas. Marquinhos Gabriel e Clayson além de estarem longe do gol não tem a característica de drible e chute. Rodriguinho poderia fazer este papel, mas hoje ele peca pelo excesso de condução da bola e escolhe dar os dribles muito longe do gol.
Quem pode fazer esse papel no elenco?
A resposta é Pedrinho e isso ele mostrou contra o Botafogo, num lance genial. E só enxergo ele com essa capacidade atualmente.

2° Bola Parada – Essa é sem dúvida as melhor maneira de quebrar qualquer time que se propõe a jogar na retranca, e aí vejo nossa maior deficiência. Desde Chicão não temos mais um exímio batedor de faltas, não buscamos inovar nas cobranças de bola parada afim de surpreender o adversário, coisa que o nosso rival sem mundial fez muito bem na temporada passada quando houve justamente essa queda de rendimento. Muitos chamaram de Cucabol, mas na verdade foi uma alternativa muito inteligente para se livrar de adversário que se propunham a somente anular o jogo deles. Fizemos alguns gols desta maneira no campeonato, mas foram muito mais por mérito de Balbuena e Pedro Henrique do que propriamente uma jogada de bola parada surpreendente,

3° Chutes de longa distância – Por característica nosso elenco não possui grandes chutadores de média e longa distância, talvez somente o Rodriguinho. Maycon é infiltrador, Jadson passador, Romero brigador. Caberia este papel a Arana, Gabriel e Fagner. Arana fez um gol de fora da área numa rara tentativa, Fagner acertou a trave no último jogo, mas normalmente seus raros chutes passam longe da meta adversária. E o Gabriel teria de aprimorar muito este fundamento.

E aí fiel como responder a estas 3 questões?

http://ofielmosqueteiro.com.br/qual-a-solucao-para-transpor-as-retrancas/ http://ofielmosqueteiro.com.br/qual-a-solucao-para-transpor-as-retrancas/ ofielmosqueteiro.com.br

https://www.facebook.com/OFielMosqueteiro/ O fiel mosqueteiro - Home | Facebook O fiel mosqueteiro - Home | Facebook O fiel mosqueteiro. 52,621 likes · 27,148 talking about this. Debatendo o dia a dia do Corinthians, sua história e acontecimentos. facebook.com facebook.com

https://twitter.com/ofm_oficial O fiel mosqueteiro (@ofm_oficial) | Twitter The latest Tweets from O fiel mosqueteiro (@ofm_oficial). ?????? Debatendo o dia a dia do Corinthians, sua história e acontecimentos ????. São Paulo, Brasil twitter.com twitter.com

https://www.instagram.com/ofielmosqueteiro/ O Fiel Mosqueteiro (@ofielmosqueteiro) ? Instagram photos and videos O Fiel Mosqueteiro (@ofielmosqueteiro) ? Instagram photos and videos 8,083 Followers, 218 Following, 540 Posts - See Instagram photos and videos from O Fiel Mosqueteiro (@ofielmosqueteiro) instagram.com instagram.com

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Leonardo Sousa

Leonardo 41 posts

@leonardo.sousa1 em 30/08/2017 às 14:50

Três soluções melhores que o chuveirinho contra o atlético.

A que mais considero válida é Pedrinho neles!

Vai Corinthians

Foto do perfil de Andre Gda

Andre 88 posts

@andre.dell.antonia em 30/08/2017 às 14:41

Concordo muito com o que foi exposto, a melhor maneira é o drible pra quebrar uma linha e achar espaço, no elenco os únicos com característica de drible são Pedrinho, Clayson e Marquinhos Gabriel, porém o único que é agudo é o Pedrinho, Marquinhos e Clayson faem o drible lateral que dificilmente desmonta a defesa...

Nesses casos eu iria de Marquinhos aberto na esquerda, Jô centralizado e Pedrinho aberto na direita, fazendo sempre a passagem com os laterais, outro detalhe é que nas duas derrotas jogamos sem o Arana, só com o Fagner apoiando, com o retorno do Arana, ou o Marciel improvisado teremos mais chegada por ambos os lados e isso cria mais espaço.

Foto do perfil de Wagner Roque Viegas

Ranking: 1.104º

Wagner 2.841 posts

@wagner.roque.viegas em 30/08/2017 às 14:38

Os volantes precisam jogar. Deixar de ficar só cercando adversário. Gabriel só toca pra trás, Maycon só para o lado. Eles não conduzem a bola. Vejam o Paulo Roberto contra o Grêmio. Nossos volantes titulares não conduzem. Só saímos jogando pelas laterais, muito pouco.

Foto do perfil de Jimes Roney Severo Corrêa

Ranking: 3.414º

Jimes 880 posts

@jimes em 30/08/2017 às 12:28

CAra... Não tem professor pardal, não tem segredo, e o Corinthians não tem dificuldades com as retrancas... Simplesmente... Tem ki colocar a bola no gol, fazer os gols quando a oportunidade aparece... Simples assim.. Se tivessem feito gol.. Ninguém estava falando em retranca ou dificuldade e bla bla bla

Publicidade

Foto do perfil de Newton Thisted De Andrade E Silva

Ranking: 1.413º

Newton 2.244 posts

@newton Apoiador em 30/08/2017 às 10:52

A jogada individual sempre é ótima! Infelizmente vem do jogador ser acima da média ou estar em um ótimo momento. Sempre torço para que jogadas assim aconteçam.

Agora a jogada de bola parada eu acho que poderia ser o grande diferencial! Já faz tempo que não aparece um bom batedor de falta e hoje em dia uma falta, mesmo que próxima a área não desperta muita chance de gol... Precisavamos colocar um especialista para treinar os jogadores neste quisito! Um Marcelinho Carioca seria excelente!

Foto do perfil de Wagner Banciela De Oliveira

Ranking: 447º

Wagner 5.873 posts

@banciela em 30/08/2017 às 10:17

Ficar tbem na retranca até o adversário começar a sair 'achando ' que tem espaço; aí daremos o bote nos contra ataques!

Foto do perfil de Vinícius Magima

Ranking: 350º

Vinícius 6.756 posts

@vinicius.magima em 30/08/2017 às 09:34

Jadson esse ano não está com o pé calibrado, acho que o Maycon poderia receber mais chances para bater faltas, já fez um gol em ótima cobrança!

Vejo o Jadson com bom chute também, não é aquela pancada, é o chute mais colocado, porém não anda arriscando tanto, Maycon também sabe fazer isso, mas talvez pelo estilo coletivo do time, eles dão prioridade ao passe do que tentar essa jogada.

Foto do perfil de Kadu Martins

Ranking: 2.087º

Kadu 1.557 posts

@kadu.martins em 30/08/2017 às 09:33

Marquinhos Gabriel e Clayson são os melhores dribladores do time, o problema é que o Clayson tinha o apoio do Arana antes e isso facilitava muito, com Moisés ele fica sobrecarregado pois o lateral não marca nem apoia bem, já no caso do Marquinhos é diferente, ele levou a melhor na maioria dos lances contra o Atl. GO basta ver o replay do jogo onde ele sempre vai pra cima do adversário e cria uma boa jogada, mas na maioria das vezes não havia ninguém (ou era o Kazim) pra completar a jogada.