Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Espectador x torcedor

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Kelvin

Ranking: 1.533º

Kelvin 2.103 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/10/2017 às 03:11
Por Kelvin Cristi Apoiador (@walker.grimes)

Tive uma grande decepção, neste sábado, como torcedor na arquibancada do jogo de voleibol. A derrota do Corinthians-Guarulhos por 3 x 1 para o Sada Cruzeiro não me chateou, nem um pouco, resultado normal contra um tri-campeão do mundo na modalidade.
Quem disse que seria melhor o time de vôlei jogar no Parque São Jorge estava enganado, exceto pela ótima estrutura. Primeiro, porque quem esteve lá não apoiou com cânticos históricos. Segundo, porque, apesar de bem distribuída, nem 40% da lotação de cerca de 7 mil lugares foi atingida. Terceiro, porque o Animador de Torcida destruiu a atmosfera de estádio (não foi culpa dele que fez o seu trabalho muito bem). Ontem, tentei puxar cânticos por 2 sets inteiros e cantei o mais alto que pude, infelizmente sozinho.
Ao contrário do que experienciei num jogo fora de casa contra o Sesi, de entrada gratuita, há 2 meses, no qual cerca de 300 torcedores corinthianos estavam presentes (a maioria convidados dos jogadores ou comissão técnica); ainda assim, uma parte considerável deles cantava sempre que eu e outras 2 ou 3 pessoas puxávamos (poucos com a camisa do clube, nenhum de organizada). Pelo menos, por parte da torcida, apesar da derrota — naquela partida do Paulista contra o Sesi — não faltou energia.

Se você tem boas condições físicas, cordas vocais saudáveis, por que não apoiar? A torcida popular do Corinthians se diferencia por cantar o tempo todo no futebol. O vôlei mundial não tem uma cultura compatível com nosso perfil de Fiel, mas todo costume pode ser transformado. Não suporto o conformismo das pessoas ao não fazer o papel de torcedores. Poderíamos inflamar jogos de qualquer esporte ao adicionar boas qualidades do futebol e, quem sabe, fazer melhor, tirando cânticos negativos, como aqueles homofóbicos.

Sabemos que não é somente a torcida de esportes como o vôlei que deixa de apoiar, se calando, sempre existiu setores mudos no Pacaembu e Arena Corinthians. A culpa não é e nunca será do futebol moderno, compreendam este comentário com esta argumentação.

Sugiro mudanças para que a torcida no vôlei e outros esportes não se comporte de forma tão passiva. As torcidas organizadas ajudam demais a energizar o time de futebol, elas criaram cânticos que hoje nos orgulhamos de cantar. Se houver uma torcida organizada presente, siga-a e repita os cânticos para criar uma atmosfera de apoio incondicional. Se não houver, você mesmo pode cantar e energizar a equipe. Neste primeiro jogo da Superliga, senti que faltou bastante apoio, deu uma caída nos dois primeiros sets perdidos. No quarto set a torcida levantou, mas poderíamos ter influenciado o resultado com um apoio mais forte.

Seria importante não ter animador de torcida 'padrão de eventos familiares' porque ele cria uma espécie de inibição da torcida que fica programada a responder somente quando ele diz algo. Outra alternativa seria limitá-lo a interagir de vez em quando — antes e depois dos sets da partida — porque assim não abafa quem deseja cantar. Vocês tinham de ver, a #$!@% da caixa de som tocava a cada ponto computado, junto a uma música repetitiva. Isso é um saco, não tem como competir com um Animador, ainda mais se quase ninguém canta. Desde o final do 2° set ao 4° set decisivo do jogo contra o Sada, torcedores membros da Estopim vieram apoiar. Umas 8 vozes a mais, porém, não suficientes, principalmente quando o animador desfocava e pedia para os espectadores cantarem 'ACE! ACE! ACE!' ou para fazerem barulhos aleatórios, então cada um gritava algo e virava aquela chiadeira sem nexo. O público em geral não seguiu os gatos pingados que cantavam, em momento algum. Isso foi realmente entristecedor!

Irônico foi ver como espectadores tiveram ímpeto para vaiar o adversário e gritar em coro 'ei juiz vai tomar #$!@% ', mas não reproduziram 1 cântico histórico do time para o qual torcem. Nem o hino oficial foi cantado em coro no ginásio. Se partimos daquele pensamento de 'pagou o ingresso torce como quiser', validaremos frases como 'eu pago a conta de água, então gasto o quanto quiser'.

Isso é uma reflexão para que espectadores revejam seus conceitos e se tornem torcedores. Joguei vôlei como estudante e não tinha momento pior do que quando a torcida se calava durante um saque. Vaias certamente intimidam um time adversário, mas o silêncio intimida ainda mais o time da casa. Pelo menos eu, sentia-me melhor com pessoas gritando e apoiando durante lances importantes.

Enfim, se conseguirmos levar o clima de setores populares do futebol ao vôlei, não dou 4 anos para vencermos uma Superliga.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico