Peço um minuto de atenção...

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Marcelo #1.129 @benini em 24/10/2017 às 09:43

Bom dia Fiel!

Pra quem não me conhece, a pouco tempo me inscrevi em um curso básico para técnicos de futebol. Por questões financeiras consegui fazer apenas o primeiro módulo (Infelizmente o curso é bem caro). Isso não me faz mais sábio que ninguém, mas me da uma base crítica mais fundamentada.

O nosso técnico, Fábio Carille, é um profissional no qual tenho uma admiração muito grande (taticamente e humanamente), assim como outros técnicos como Tite, Mano, Jair, Luxa aqui no Brasil. Venho observando algumas pessoas reclamando, com razão, de alguns jogadores do elenco titular alvinegro, então criei esse tópico pra tentar passar um ponto de vista meu pra alguns torcedores que queiram interagir e absorver outra maneira de pensar.

Uma das críticas que observo é pedindo a saída dos jogadores: Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero (basicamente o meio campo criativo do Corinthians). Em uma análise que tenho feito recorrente, o jogador que está 'mais em péssima fase' é nosso ÓTIMO volante Maycon (não vamos desmerecer o bom jogador que temos que vêm atuando mal por algum problema extra campo). A função do Maycon no time é uma das mais importantes, ligar o sistema defensivo com o meio campo. Pra que isso aconteça, a porcentagem de passes certos deve ser unanime, a cada passe errado perdemos a chance de construir uma boa jogada. Não se resume à apenas ligar dois sistema, Maycon tem que trabalhar, esporadicamente, como segundo atacante, fazendo corridas ofensivas para espaços não ocupados dentro ou fora da área adversaria. A problemática disso tudo é que nosso segundo volante vem errando muitos passes, dando a bola de graça o meio campo e ocasionando pressão adversária e até mesmo contra-ataques.

Outra questão é a titularidade do Romero, Carille já percebeu que não está mais podendo contar com o paraguaio da mesma forma do primeiro turno. Romero não marca a mais de 4 meses, não vem marcando e apoiando bem quando necessário e tem matado algumas oportunidades de contra-ataque a nosso favor.

Um outro ponto que acho muito importante e discutível é a titularidade do Jadson. Nosso camisa 10 chegou no começo do ano para ser o armador do time, como foi em 2015, mas não vem conseguindo exercer bem essa função. É inegável a qualidade técnica que o Jadson tem, foi importante no primeiro turno (ainda em um escala menos que 2015) mas não consegue repetir nessa passagem do meio do ano. Minha opinião está de acordo com a do Carille (em partes), eu manteria Jadson titular junto com Marquinhos Gabriel, centralizava o Jadson, deixaria ele com uma função menor na marcação, na recomposição, dividiria a obrigação de armar o time entre os dois. Deixa o Jadson flutuar e encostar no Jô, tabelar com o camisa 9. No elenco, hoje, não temos ninguém com a técnica do Jadson, Carille confia e espera que o cara volte a render, a fase ruim uma hora passa, mas nosso técnico precisa procurar outras maneiras que façam ele render também...

Por fim deixei uma parte tão importante quanto a primeira, o Rodriguinho.

No ano do Hexa, nosso esquema tático era diferente do que estamos acostumados a ver nesse ano. Naquele ano não contávamos com um meia-atacante, jogador de entrada de área, segundo atacante centralizado, e qual a função desse jogador? Basicamente ele tem a função de receber a bola e criar jogadas de perigo nas qual deixe o centroavante em condições plenas de marcar, tem que ser agudo, tirar o foco da marcação do camisa 9 e deixar ele 'livre' pra colocar a bola pra dentro. Quando isso não é possível, o Meia-atacante tem que ser a sombra do atacante e preencher os espaços que o camisa 9 não está conseguindo. Qual o problema do Rodriguinho nisso tudo? Falta de visão de jogo, falta de buscar o companheiro livre e quando acha, Rodriguinho erra o passe ou tenta o mais difícil e mais uma vez acaba errando.

Faltando 8 jogos para o fim do campeonato não existe a possibilidade de mudar o esquema de jogo e todos assimilarem com rapidez, pode ser que o time vá bem ou pode ser que o time vá pior do que já esta, colocando nosso título em risco. O que deveria ser feito, na minha opinião, é sacar Maycon e Romero do time, colocar o Rodriguinho pra fazer essa função do Maycon no meio campo, centralizar o Jadson pra ser esse meia atacante e as alas deixar com Clayson e Marquinhos, dois jogadores que vem pedindo passagem e que se não forem dadas, vão acabar por ficar desmotivados e ai de fato não teremos mais opções de nível no elenco.

VAI CORINTHIANS! RUMO AO HEPTA NO SOFRIMENTO!

5.405 visualizações e 136 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Edgard Alan Souza #36 @edgard.alan.souza em 24/10/2017 às 10:09

Um dos melhores momentos do time no segundo turno: Rodriguinho no lugar do Maycon contra o Coritiba até o time fazer 3x1.

Infelizmente o técnico apaga da memoria o que deu certo pra tentar ganhar o jogo com Romero e Kazim e ser ridicularizado pelo narrador pra todo Brasil.

Pedro Henrique #2.772 @pedro.henrique447 em 24/10/2017 às 10:15

Concordo com sua análise e vejo o jogo da mesma forma. Não dando certo, ainda acho que o Marciel pode ser útil (jogando na função do Rodriguinho ou do Jadson), assim como o Pedrinho (jogando aberto pelos lados, no lugar de Clayson ou Marquinhos Gabriel)

Últimas respostas

Paulo Hubert #5.025 @dcphj em 29/10/2017 às 16:29

Foi isso o que eu disse, que era uma boa maneira de mexer sem mudar o esquema. Ou seja, eu concordei com você.

Marcelo #1129 @benini em 24/10/2017 às 09:50

" "

Se ficarmos mudando esquema vamos para o mesmo rumo de São Paulo e Atlético, leva tempo pros jogadores assimilarem um novo esquema, ainda mais depois de um ano todo jogando de uma maneira...

Publicidade

Flavio Torres #3.872 @flavinho10 em 25/10/2017 às 20:20

Isso mesmo. Lá de cima teria uma melhor visão de jogo e passaria as instruções.

FLAVIO #3872 @flavinho10 em 25/10/2017 às 08:56

" "

Isso mesmo, vou a todos os jogos na arena e vemos que essas mudanças são necessárias. Por isso já comentei várias vezes que tem que ter um membro da Comissão Técnica assistindo o jogo lá de cima e apontando os erros e acertos para quem fica a beirada do campo. É nítido também a quantidade de passes errados, chega a dar muita raiva ver que tem um companheiro ao lado e alguns tentam conduzir a bola ou tentar um passe longo que raramente acertam. Acho que

Marcelo Benini #1.129 @benini em 25/10/2017 às 15:25

Infelizmente ainda não sou, mas quem sabe um dia... Obrigado pelo apoio

thiago #16 @thiago000 em 25/10/2017 às 01:50

" "

Se você realmente é técnico e pelo que parece é mesmo pois enchergou o mesmo ponto que muitos amigos profissionais do futebol também enchergaram exatamente nas mesmas peças porem existe mais alguns problemas estruturais no time e vou colocar todos para sua analise.

Jadson de ala de um lado e Romero de ala do outro, quanto ao Romero todos sabemos que ele mais defende do que ataca que tem as piores decisões de passes possiveis e imaginaveis sempre tenta o passe mais difícil e acaba entregando a bola para o adversário que invariavelmente é um lateral veloz que logo liga o contra-ataque pegando nossa defesa desguarnecida, e Jadson que desempenhou bem a função de ala com Tite porque a base do time era completamente diferente e tinha o Malcom pelo outro lado incisivo e veloz que propunha o jogo pela outra extremidade cabendo ao Jadson o papel de organizador do setor ofensivo hoje no esquema utilizado é um suicidio deixar um jogador com a qualidade de passe que ele tem relegado ao lado do campo e principalmente porque a velocidade nunca foi o seu forte por tanto pelas alas pelo menos um dos jogadores tem que quebrar a defesa com dribles e velocidade senão o time só vai atacar pelo meio.

Que é o nosso segundo problema, Rodriguinho faz bem o papel que você colocou ao maicon do box-to-box chegada como elemento surpresa então não teria a necessidade do maicon ser titular se o meio fosse composto por Jadson (criação) e Rodriguinho (box-to-box) por tanto o treinador pode ser maravilhoso o quanto for porem no momento o esquema para o time fluir é.

_____________________________Cassio_____________________________

___________________Balbuena_____________Pablo___________________

Fagner___________________________________________________G.Arana

_____________________________Gabriel____________________________

____________________Jadson_____________Rodriguinho_______________

M.Gabriel_________________________________________________Clayson

_______________________________Jô______________________________

E a mim parece indiscutivel isso pois a criação no meio ganharia muito com Jadson fazendo o que faz de melhor que é passe por entre a zaga, Rodriguinho faria o que faz de melhor que é infiltração, clayson e m.gabriel pelos lados tem velocidade e tem como característica quebrar as defesas adversarias com drible e com toques curtos (triangulações junto a Jadson e Rodriguinho, Fagner e Arana)

E com isso deixar o Jô muito mais enfiado sem ter que sair da área pra buscar jogo mais toque de bola no chao e menos cruzamentos e chutões para o Jô se virar lá na frente.

Concorda?

Marcelo Benini #1.129 @benini em 25/10/2017 às 15:24

?

Francisco Marques Da Cruz #1.427 @cruz.francisco em 25/10/2017 às 11:22

Caro amigo Marcelo, a esta altura do campeonato não me importa muito você ter feito o curso de treinador em partes ou não, concordo com algumas teses levantadas por você, alias o que a maioria que se dá ao exercício de analisar o jogo e não somente os resultados, concordarão também, só quero colocar minha colher neste tema para dizer que: se não houver uma mudança radical de comportamento de toda equipe, acredite nosso título já era! E não sou pessimista apenas realista! Pois nosso futebol de momento é tão bizarro ou pior do muitas equipes na região do conflito, e isto não me dá esperança de uma melhora imediata, tenho comigo que há algo que criou tal situação que não sabemos? Pois ninguém desaprende de uma hora pra outra o que é jogar futebol, ter foco ou concentração, é simplesmente inadmissível o que aconteceu com nosso time neste segundo turno! E veja bem: não foram os outros que melhoraram mas sim nós que pioramos e deixamos de jogar futebol! E tenha certeza de uma coisa se perdermos este título não será pelas derrotas em jogos grandes, mas sim os pontos que perdemos para Vitória e Atlético! Isto sim foi vergonhoso! Ainda mais dentro de casa? Estes 6 pontos é que nos tirarão o caneco! Podem estar certos disso! Olhem as cam, panhas destes dois times e me digam: como podemos ter perdido destes dois dentro da Arena Corinthians? Até hoje estas duas derrotas me fazem mal, não consegui digerir nenhuma das duas! Como Corintiano tenho sofrido pra caramba com os torcedores peppas e sardinhas meus amigos aqui do Paraná, estão se esbaldando de rir e me enviam via internet todo tipo de zueira, fotos, nemes, selfies, e sei lá mais o que, agora imaginem se perdermos este brasileirão? Vou tirar férias e sumir do mapa por uns bons dias, até deixar baixar a fumaça desta fatalidade, até porque mesmo com mais de 70 anos, quando se trata de Corinthians sou meio esquentado e não admito exageros, vou pra cima mesmo! Daí é complicado né, até porque já não tenho mais aquela agilidade e condição física para correr, afinal já sofri três infartos, implantei quatro pontes de safena e já não me garanto no braço kkkkk então a solução é correr! Ai velhinho aqui não aguenta o tranco e abre o bico! Mas aturar sardinhas e peppas bambis querendo se criar pra cima de mim, sabem quando? Nunca! Mas nunca mesmo! Posso ir desta pra melhor (pelo menos é o que dizem) já estive quase lá, cheguei bem perto mas escapei! Mas não vou deixar que antis se valorizem as custas do meu Timão! PORTANTO VAI CORINTHIANS! POR VOCÊ MEU AMOR É E SEMPRE SERÁ ETERNO! MORRO!MAS JAMAIS ENTREGAREI OS PONTOS E DEIXAREI DE GRITAR ORGULHOSAMENTE UM VAI Timão!

Pauser Dias #10.474 @paulo.sergio.s.dias em 25/10/2017 às 11:06

Ótima colocação! Aprendeu bastante como treinador, já! Rs Sucesso!

Samuel Cardoso #7.564 @samuel.cardoso4 em 25/10/2017 às 10:25

Perfeita análise! é nítido que o Jadson não rende jogando pela ponta, o melhor é deixá-lo centralizado, faz tempo que tenho observado isso, e mesmo com um elenco limitado, temos boas opções no banco, como Pedrinho, Danilo, Marciel e até mesmo o Camacho, que apesar de não ter ido bem nos últimos jogos, também já mostrou que pode render melhor.

Flavio Torres #3.872 @flavinho10 em 25/10/2017 às 08:56

Isso mesmo, vou a todos os jogos na arena e vemos que essas mudanças são necessárias. Por isso já comentei várias vezes que tem que ter um membro da Comissão Técnica assistindo o jogo lá de cima e apontando os erros e acertos para quem fica a beirada do campo. É nítido também a quantidade de passes errados, chega a dar muita raiva ver que tem um companheiro ao lado e alguns tentam conduzir a bola ou tentar um passe longo que raramente acertam. Acho que

Deivid #161 @deivid.perez em 25/10/2017 às 03:24

" "

Pqp, por isso eu não entendo os técnicos de times grandes, as opções estão na cara e eles não veem!

É exatamente isso!

Anderson Rodrigo De Sousa #4.032 @anderson.rodrigo.de. em 25/10/2017 às 08:55

Todos do time foram ótimos até o primeiro turno titulares absolutos mais temos que pensar que estamos com um título nas mãos fácil que eles mesmos tornaram difícil

Denilson Vieira Lemos #5.196 @deni.show em 25/10/2017 às 08:47

O nosso técnico não tem coragem de fazer essas mudanças. Prefere morrer abraçado com Romero e Rodriguinho a trocá-los.

Seremos campeões sofrendo até a última rodada ou deixaremos de ganhar o título mais ganho da história.

#vaicorinthians