Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Peço um minuto de atenção...

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Marcelo

Ranking: 1.258º

Marcelo 2.523 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/10/2017 às 09:43
Por Marcelo Benini (@benini)

Bom dia Fiel!

Para quem não me conhece, a pouco tempo me inscrevi em um curso básico para técnicos de futebol. Por questões financeiras consegui fazer apenas o primeiro módulo (Infelizmente o curso é bem caro). Isso não me faz mais sábio que ninguém, mas me da uma base crítica mais fundamentada.

O nosso técnico, Fábio Carille, é um profissional no qual tenho uma admiração muito grande (taticamente e humanamente), assim como outros técnicos como Tite, Mano, Jair, Luxa aqui no Brasil. Venho observando algumas pessoas reclamando, com razão, de alguns jogadores do elenco titular alvinegro, então criei esse tópico pra tentar passar um ponto de vista meu pra alguns torcedores que queiram interagir e absorver outra maneira de pensar.

Uma das críticas que observo é pedindo a saída dos jogadores: Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero (basicamente o meio campo criativo do Corinthians). Em uma análise que tenho feito recorrente, o jogador que está 'mais em péssima fase' é nosso ÓTIMO volante Maycon (não vamos desmerecer o bom jogador que temos que vêm atuando mal por algum problema extra campo). A função do Maycon no time é uma das mais importantes, ligar o sistema defensivo com o meio campo. Pra que isso aconteça, a porcentagem de passes certos deve ser unanime, a cada passe errado perdemos a chance de construir uma boa jogada. Não se resume à apenas ligar dois sistema, Maycon tem que trabalhar, esporadicamente, como segundo atacante, fazendo corridas ofensivas para espaços não ocupados dentro ou fora da área adversaria. A problemática disso tudo é que nosso segundo volante vem errando muitos passes, dando a bola de graça o meio campo e ocasionando pressão adversária e até mesmo contra-ataques.

Outra questão é a titularidade do Romero, Carille já percebeu que não está mais podendo contar com o paraguaio da mesma forma do primeiro turno. Romero não marca a mais de 4 meses, não vem marcando e apoiando bem quando necessário e tem matado algumas oportunidades de contra-ataque a nosso favor.

Um outro ponto que acho muito importante e discutível é a titularidade do Jadson. Nosso camisa 10 chegou no começo do ano para ser o armador do time, como foi em 2015, mas não vem conseguindo exercer bem essa função. É inegável a qualidade técnica que o Jadson tem, foi importante no primeiro turno (ainda em um escala menos que 2015) mas não consegue repetir nessa passagem do meio do ano. Minha opinião está de acordo com a do Carille (em partes), eu manteria Jadson titular junto com Marquinhos Gabriel, centralizava o Jadson, deixaria ele com uma função menor na marcação, na recomposição, dividiria a obrigação de armar o time entre os dois. Deixa o Jadson flutuar e encostar no Jô, tabelar com o camisa 9. No elenco, hoje, não temos ninguém com a técnica do Jadson, Carille confia e espera que o cara volte a render, a fase ruim uma hora passa, mas nosso técnico precisa procurar outras maneiras que façam ele render também...

Por fim deixei uma parte tão importante quanto a primeira, o Rodriguinho.

No ano do Hexa, nosso esquema tático era diferente do que estamos acostumados a ver nesse ano. Naquele ano não contávamos com um meia-atacante, jogador de entrada de área, segundo atacante centralizado, e qual a função desse jogador? Basicamente ele tem a função de receber a bola e criar jogadas de perigo nas qual deixe o centroavante em condições plenas de marcar, tem que ser agudo, tirar o foco da marcação do camisa 9 e deixar ele 'livre' pra colocar a bola pra dentro. Quando isso não é possível, o Meia-atacante tem que ser a sombra do atacante e preencher os espaços que o camisa 9 não está conseguindo. Qual o problema do Rodriguinho nisso tudo? Falta de visão de jogo, falta de buscar o companheiro livre e quando acha, Rodriguinho erra o passe ou tenta o mais difícil e mais uma vez acaba errando.

Faltando 8 jogos para o fim do campeonato não existe a possibilidade de mudar o esquema de jogo e todos assimilarem com rapidez, pode ser que o time vá bem ou pode ser que o time vá pior do que já esta, colocando nosso título em risco. O que deveria ser feito, na minha opinião, é sacar Maycon e Romero do time, colocar o Rodriguinho pra fazer essa função do Maycon no meio campo, centralizar o Jadson pra ser esse meia atacante e as alas deixar com Clayson e Marquinhos, dois jogadores que vem pedindo passagem e que se não forem dadas, vão acabar por ficar desmotivados e ai de fato não teremos mais opções de nível no elenco.

VAI CORINTHIANS! RUMO AO HEPTA NO SOFRIMENTO!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Felipe Nucci

Felipe 102 posts

@felipe.nucci em 24/10/2017 às 22:39

Perfeita análise, porém eu faria diferente, sacaria Maycon pelo Marciel, Romero por Clayson na esquerda, MG na direita e centralizava o Jadson mas acho difícil o Carille colocar o Marciel nessa altura do campeonato

Foto do perfil de Wagner Costa Dos Santos

Wagner 94 posts

@passarinho122 em 24/10/2017 às 22:35

Tem muitas coisas que estão acontecendo e ninguém percebeu.

Porque o Arana deixou de jogar bola e dar canetinha nos jogos depois que ele mandou a foto do pega com a menina?

Porque o Rodriguinho deixou de jogar bola quando voltou do jogo da seleção brasileira onde só foi convocado jogadores que atuam no Brasil?

Porque o Jadson não voltou com o mesmo futebol depois da lesão sofrida no jogo contra o Avaí?

Tem coisas que não dá para entender.

Foto do perfil de Pedroo Arraes

Ranking: 690º

Pedroo 4.234 posts

@pedroo.arraes em 24/10/2017 às 22:35

Aposto a vida que esse time faria pelo menos um calo de sangue nos adversário, Que perda o Título mas jogando bola... N se defendendo...

Clayson e MG e Jadson num time seria duro de parar... Teria visão de jogo, drible e velocidade... Jô ficaria ali querendo ou n a bola sobra pra ele colocar pra dentro

Foto do perfil de Fabio Francisco Barbosa Dos Prazeres Das Chagas

Ranking: 7º

Fabio 57.574 posts

@caachorrodoido em 24/10/2017 às 22:31

Pedem a base pedem a base pedem a basee

Quando em fim um garoto consegue se firmar no time...

Querem saca lo... Até ar normal ok...pois ninguém tem que ter cadeira cativa no time mesmo...mas o que não

Consigo entender e porque querem sacalo

Pra satisfazerem o deleite o tezao de ver o ruimdriguinho no time

Inventam até uma de segundo volante pra ele k k k k...puts

Já notei

Sobra pra todo mundo...maycon, Jadson, Arana...mas não sobra para o pereba

Nível trocentos do ruimdriguinho em!

Pota quel pareo

Publicidade

Foto do perfil de Sergio Campos

Ranking: 136º

Sergio 11.764 posts

@asrdecampos em 24/10/2017 às 22:26

MArcelo, e isso que mais leio por aqui. Concordo.

Foto do perfil de Erick Victor

Ranking: 1.324º

Erick 2.411 posts

@victorerick em 24/10/2017 às 22:25

Eu vejo da mesm a forma, venho falando isso faz tempo

Foto do perfil de Alan Santana

Ranking: 2.546º

Alan 1.242 posts

@alan.santana5 em 24/10/2017 às 22:20

Boa análise. Exposição dos problemas sem visão derrotista e achar que o time é um lixo.

Foto do perfil de Bruno C. Medeiros

Ranking: 947º

Bruno 3.289 posts

@sccpminhavida em 24/10/2017 às 21:31

Meu time

Cássio

Fagner

Balbuena

Pablo

Arana

Gabriel

Rodriguinho

MG

Jadson

Clayson