Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Peço um minuto de atenção...

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Marcelo

Ranking: 1.264º

Marcelo 2.523 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/10/2017 às 09:43
Por Marcelo Benini (@benini)

Bom dia Fiel!

Para quem não me conhece, a pouco tempo me inscrevi em um curso básico para técnicos de futebol. Por questões financeiras consegui fazer apenas o primeiro módulo (Infelizmente o curso é bem caro). Isso não me faz mais sábio que ninguém, mas me da uma base crítica mais fundamentada.

O nosso técnico, Fábio Carille, é um profissional no qual tenho uma admiração muito grande (taticamente e humanamente), assim como outros técnicos como Tite, Mano, Jair, Luxa aqui no Brasil. Venho observando algumas pessoas reclamando, com razão, de alguns jogadores do elenco titular alvinegro, então criei esse tópico pra tentar passar um ponto de vista meu pra alguns torcedores que queiram interagir e absorver outra maneira de pensar.

Uma das críticas que observo é pedindo a saída dos jogadores: Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero (basicamente o meio campo criativo do Corinthians). Em uma análise que tenho feito recorrente, o jogador que está 'mais em péssima fase' é nosso ÓTIMO volante Maycon (não vamos desmerecer o bom jogador que temos que vêm atuando mal por algum problema extra campo). A função do Maycon no time é uma das mais importantes, ligar o sistema defensivo com o meio campo. Pra que isso aconteça, a porcentagem de passes certos deve ser unanime, a cada passe errado perdemos a chance de construir uma boa jogada. Não se resume à apenas ligar dois sistema, Maycon tem que trabalhar, esporadicamente, como segundo atacante, fazendo corridas ofensivas para espaços não ocupados dentro ou fora da área adversaria. A problemática disso tudo é que nosso segundo volante vem errando muitos passes, dando a bola de graça o meio campo e ocasionando pressão adversária e até mesmo contra-ataques.

Outra questão é a titularidade do Romero, Carille já percebeu que não está mais podendo contar com o paraguaio da mesma forma do primeiro turno. Romero não marca a mais de 4 meses, não vem marcando e apoiando bem quando necessário e tem matado algumas oportunidades de contra-ataque a nosso favor.

Um outro ponto que acho muito importante e discutível é a titularidade do Jadson. Nosso camisa 10 chegou no começo do ano para ser o armador do time, como foi em 2015, mas não vem conseguindo exercer bem essa função. É inegável a qualidade técnica que o Jadson tem, foi importante no primeiro turno (ainda em um escala menos que 2015) mas não consegue repetir nessa passagem do meio do ano. Minha opinião está de acordo com a do Carille (em partes), eu manteria Jadson titular junto com Marquinhos Gabriel, centralizava o Jadson, deixaria ele com uma função menor na marcação, na recomposição, dividiria a obrigação de armar o time entre os dois. Deixa o Jadson flutuar e encostar no Jô, tabelar com o camisa 9. No elenco, hoje, não temos ninguém com a técnica do Jadson, Carille confia e espera que o cara volte a render, a fase ruim uma hora passa, mas nosso técnico precisa procurar outras maneiras que façam ele render também...

Por fim deixei uma parte tão importante quanto a primeira, o Rodriguinho.

No ano do Hexa, nosso esquema tático era diferente do que estamos acostumados a ver nesse ano. Naquele ano não contávamos com um meia-atacante, jogador de entrada de área, segundo atacante centralizado, e qual a função desse jogador? Basicamente ele tem a função de receber a bola e criar jogadas de perigo nas qual deixe o centroavante em condições plenas de marcar, tem que ser agudo, tirar o foco da marcação do camisa 9 e deixar ele 'livre' pra colocar a bola pra dentro. Quando isso não é possível, o Meia-atacante tem que ser a sombra do atacante e preencher os espaços que o camisa 9 não está conseguindo. Qual o problema do Rodriguinho nisso tudo? Falta de visão de jogo, falta de buscar o companheiro livre e quando acha, Rodriguinho erra o passe ou tenta o mais difícil e mais uma vez acaba errando.

Faltando 8 jogos para o fim do campeonato não existe a possibilidade de mudar o esquema de jogo e todos assimilarem com rapidez, pode ser que o time vá bem ou pode ser que o time vá pior do que já esta, colocando nosso título em risco. O que deveria ser feito, na minha opinião, é sacar Maycon e Romero do time, colocar o Rodriguinho pra fazer essa função do Maycon no meio campo, centralizar o Jadson pra ser esse meia atacante e as alas deixar com Clayson e Marquinhos, dois jogadores que vem pedindo passagem e que se não forem dadas, vão acabar por ficar desmotivados e ai de fato não teremos mais opções de nível no elenco.

VAI CORINTHIANS! RUMO AO HEPTA NO SOFRIMENTO!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Osmar Ana

Osmar 187 posts

@osmar.ana em 24/10/2017 às 18:48

MANDOU MT BEM!

Gostei do seu raciocínio...

Foto do perfil de Edilson Martins Costa

Edilson 76 posts

@edilsondidi em 24/10/2017 às 18:44

Estava lendo, quando cheguei no ' (basicamente o meio campo criativo do Corinthians) parei. Comecei a rir e não parei mais. Nem li o resto.

Foto do perfil de Sidiney Alves

Sidiney 32 posts

@sidiney.alves1 em 24/10/2017 às 18:40

Vem desculpa a pergunta você viu mesmo o primeiro tempo do jogo contra o Bota Fogo? Sim pois se viu você viu a quantidade de passes errados do Jadson e do MG principalmente esse segundo só não perdemos o jogo ali ainda no primeiro tempo graças a fragilidade da outra equipe que não soube aproveitar nenhuma das chaces que teve toda hora que o M G errava um passe nosso sistema de defesa ficava no mínimo no mano a mano.

Foto do perfil de Antonio Alcantara Filho

Antonio 74 posts

@alcan em 24/10/2017 às 18:39

Concordo com você, uma análise perfeita, só que o Carille não ler, infelizmente.

Publicidade

Foto do perfil de Adeildo Félix

Ranking: 387º

Adeildo 6.425 posts

@ademoy em 24/10/2017 às 18:38

Concordo que o Maycon é a peça chave desse time. Mas acho um risco grande recuar o Rodriguinho pra essa função. Tanto que o Carille só faz isso em extrema necessidade. A opções são pouquíssimas, Marciel seria uma boa (minha escolha seria ele), talvez o Camacho, ou até mesmo inverter as posições do Grabriel com o próprio Maycon, e o Gabriel fazer esse papel. Temo muito pela perca do título, não pela diferença de pontos que ainda é grande, mas pelo futebol apresentado.

Foto do perfil de Antônio De Pádua Silva Padinha

Ranking: 1.968º

Antônio 1.657 posts

@padinha em 24/10/2017 às 18:32

Caso o Marcelo esteja vendo certo, então é a hora de se dar uma chance ao Camacho, um dos melhores meio de campo do Brasil. A sua sugestão para o ataque é razoável, mas Romero com todos os limites é o único do Timão que volta para marcar e ajuda a retomada da bola como ninguém. Um abraço, Marcelo, seu comentário é bem melhor do que os de falsos analistas como Juca Kfouri ou Casão que, cá entre nós, não entendem nada de bola ou, pior, tem outros interesses em suas análises.

Foto do perfil de Lucas

Ranking: 2.787º

Lucas 1.131 posts

@lucasserrano em 24/10/2017 às 18:32

É justamente isso que a gente cobra do Carille. Fazer algo de diferente, surpreender o adversário. A equipe já está mapeada. Já sabem nossa maneira de jogar e até nossas substituições.

Também acho que sacar meio time de uma vez resolva, mas trocar dois jogadores e alterar as posições de outros dois, como você citou, já é algo diferente.

Ontem por exemplo, o Marquinhos Gabriel fez uma jogada individual e acertou o travessão. Já foi algo a mais do que vínhamos apresentando nos outros jogos.

Falta ousadia.

Foto do perfil de Wagner Roque Viegas

Ranking: 1.101º

Wagner 2.841 posts

@wagner.roque.viegas em 24/10/2017 às 18:32

Pois é fera.

Mas infelizmente temos um treinador limitado, fraco, frouxo, sem comando.

Sem alternativas.

Temos uma cópia mal feita do Tite.

Um treinador sem identidade. Ele viu Tite escalando Jadson como ponta, então não tem ideia de fazer diferente.

Ele escala Camacho(meia) e Maycon(volante), adivinha quem ele coloca de primeiro volante.

Esse estagiário não dá.