Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Henrique Dourado em números - Pra desbancar os críticos

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Filipe

Filipe 156 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/01/2018 às 12:13
Por Filipe Lopes (@filipe.lopes1)

Fala, Fiel.

Com a eminente vinda do Henrique Dourado para a vaga de 9 do Timão, com a ausência do Jô, vi muitos amigos torcerem o nariz para ele, então resolvi pesquisar mais sobre a carreira do 'Ceifador' para saber se realmente ele 'não é tudo isso'.

Pois bem, analisando os clubes que passou e o número de gols que marcou na carreira, podemos perceber que ele realmente é um artilheiro nato. Ao todo, Henrique Dourado (28 anos) tem 271 jogos no profissional e 110 gols marcados, que dá uma média de 0,40 tentos. De fato ele é 'rodado', já passou por 11 clubes, sendo um estrangeiro (Vitória de Guimarães (Portugal)). Porém, em clubes como Cruzeiro, Santo André, Cianorte, Chapecoense e Santos ele não chegou a jogar 10 jogos. Ou seja, não teve muitas oportunidades.

Aí vocês me falam: 'Ah, beleza, ele não é tão ruim assim, mas não se compara ao Jô'. Em qualidade, talvez. Mas em números é equivalente e até mesmo superior.

O Jô tem uma carreira maior. Enquanto Dourado iniciou a carreira profissional em 2010 no União São João, Jô começou a trajetória no Corinthians em 2003. Ao todo, Jô (30 anos) tem 603 jogos como profissional e 198 gols marcados, que dá uma média de 0,32 tentos (inferior ao Henrique). Jô passou por 10 clubes (um a mais que Dourado), sendo Manchester City, Everton e CSKA Moscou os europeus mais expressivos. Há quem diga que subir para o profissional do Corinthians com 16 anos e por ter passado por diversos clubes europeus, asiáticos e do mundo Árabe tornam a carreira do Jô mais difícil do que a do Henrique, portanto, seus gols são mais importantes. Porém, em clubes maiores, seus companheiros são muito mais qualificados e consequentemente você consegue ter mais sucesso. Não precisamos nem lembrar o último campeonato feito pelo Fluminense (14o no Brasileirão 2017) e no Palmeiras (16o no Brasileirão 2014) e mesmo assim fez muitos gols.

Por fim, o intuito deste post não é desmerecer a brilhante carreira do Jô, pelo contrário, quero mostrar que, pelos números, o Henrique Dourado não é esse 'Finazzi' todo que estão dizendo, que 'só sabe fazer gols de pênalti'. Se ele não é habilidoso e veloz como o Jô, consegue ser ao menos eficiente, como um artilheiro deve ser.

Se vier, vamos torcer para ele continuar sendo um goleador e brigador em campo!

VAI CORINTHIANS!

Fontes: ogol.com.br; transfermarket.pt; Acervo Lance.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico