Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Precisamos entender isso (inclusive eu): "O Corinthians é coletivo e tático"

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Victor Hugo

Ranking: 2.544º

Victor 1.246 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 12/03/2018 às 11:44
Por Victor Hugo Silva Alves (@victor.hugo.silva.al)

Fazem 10 anos que o Corinthians implantou um filosofia de jogo baseada na consistência tática, principalmente a defensiva e no jogo coletivo.

Nesses anos tivemos um grande craque (Ronaldo) vestindo a camisa do Timão, ele fez algumas genialidades, mas no fundo sempre foi o jogo coletivo, foi a consistência tática que falou mais alto. Para Ronaldo jogar o time sacrificava Jorge Henrique e Dentinho.

Vários anos se passam e o Corinthians continuou a jogar da mesma forma, com Tite e Mano se revesando no comando. E nesse contexto você não viu nenhum jogador ficar muito acima dos demais. Tivemos excelentes jogadores que participaram de um jogo coletivo quase único no Brasil, entre eles Paulino, Elias, Danilo, Renato Augusto, Jadson e Guerrero. E outros que deram esse suporte muito bem Ralf, Elias, Guilherme e Gabriel.

Além disso consagramos vários zagueiros: Gil, Felipe, Chicão, Paulo André, Balbuena, Anderson Martins e Pablo. Pois um sistema defensivo robusto sempre proporcionou a esses jogadores desenvolver seu potencial técnico.

Percebemos também que no período alguns jogadores foram sendo descartados do processo, pois não tinham senso coletivo, a maturidade tática exigida para jogar bem no 'novo' Corinthians. Foi assim com Pato, Douglas, Marlone, Giovanne Augusto e Guilherme.

Nesse contexto precisamos olhar para a situação da base. O Corinthians já não tem um histórico de aproveitamento forte da base, com essa filosofia fica mais difícil, não adiante ser bom de bola (e lá tem muita gente boa de bola), mas é necessário maturidade tática e consciência coletiva.

Não é fácil achar um garoto como Maycon (subvalorizado, esse menino não vale apenas 20 milhões) ou olhando para o passado recente o Malcon. Esse Malcon que brilha na Europa pelo comprometimento tático, sua habilidade com a bolsa ressalta em momentos importantes, mas o seu compromisso com o time lhe faz jogar regularmente.

Com tudo isso, entendo as vezes o Carille em demorar a lançar um jogador, segurar um cara da base. Ele espera o cara atingir o mínimo de consciência tática. Nessa engrenagem que o Corinthians virou, uma peça errada faz tudo errar.

Então temos sempre que olhar como o jogador se encaixa nesse coletivo. Não adianta somente qualidade.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Rafael Marques

Ranking: 111º

Rafael 13.719 posts

@rafa.235 em 12/03/2018 às 12:45

Tópico muito bom!

Só discordo na parte em que você coloca o Douglas ali junto do Pato e outros chinelinhos, porque esse cara jogou muito com a camisa do Corinthians!

Na segunda passagem nem tanto, mas ainda assim foi útil...

Só aquele cruzamento foda de trivela que ele deu para o gol do mercenário contra o Al Ahly, já valeu!

Kkkkk

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 31º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 12/03/2018 às 12:43

Enquanto mantiver essa boa safra de técnicos assumindo o clube, sempre vamos colher bons frutos

Foto do perfil de Andy - 8

Ranking: 931º

Andy 3.336 posts

@andy-8 em 12/03/2018 às 12:36

Não é só tática e coletivo que faz um time campeão, a técnica também prevalece em boa parte das vezes.

Foto do perfil de Logan Nagol

Ranking: 4.111º

Logan 690 posts

@ricardo.kanashiro em 12/03/2018 às 12:34

A grande vantagem do Timão ter esse padrão de jogo coletivo, é que nenhum jogador se sobressai e isso faz com que nenhum jogador seja insubstituível!

Muitos se tornaram 'craques' mas depois que saíram, não tiveram o mesmo sucesso (não é preciso nem dar nomes aos bois... Rsrsrsrs).

Com certeza, ter mantido o Carille, faz parte desse processo, pois ele está há 10 anos no clube... E saber que existem três auxiliares sendo preparados, nos dá uma boa tranquilidade de que o sistema será mantido (desde que não inventem novos Cristóvão's ou Oswaldo's).

Publicidade

Foto do perfil de Lucas Ramos

Ranking: 2.295º

Lucas 1.399 posts

@kakau.lucas.ramos em 12/03/2018 às 12:30

Me fez lembrar o Tite quando falava que o coletivo ressalta a individualidade, tão verdade isso que jogadores medianos se destacam aqui, porque, dentro do sistema de jogo, é uma engrenagem que se encaixa perfeitamente.

Gostei do tópico amigo, muito bem dito e escrito, servindo bem pra alguns entenderem que não basta a capacidade técnica sem comprometimento tático, pelo menos não no nosso Corinthians que há anos tem uma identidade (quando fugiu disso em 2016 vimos o DESASTRE, assim como em 2010 com Adilson Batista pós-Mano)

Foto do perfil de William Prado Ferreira

Ranking: 7.916º

William 255 posts

@sr.william em 12/03/2018 às 12:11

É isso. Achar um cara excepcional, que faça o time jogar pra ele, é a exceção. Com um time ajustado é mais fácil de se despontar um craque.

Acho que temos poucos jogadores inteligentes no Brasil. Aquele que entende o esquema do time e faz a leitura correta do jogo quando a bola começa. E aí dá a sua contribuição.

A base precisa incentivar esses jogadores. O cara primeiro precisa aprender que futebol é um esporte coletivo. E ele tem de ser preparado pra desenvolver sua inteligência intelectual e emocional pra jogo e pra vida. Quando tivermos mais jogadores inteligentes, bem preparados na base, o futebol com certeza evoluirá mais.

Foto do perfil de Douglas Fernando Silva

Ranking: 87º

Douglas 15.552 posts

@dougnando em 12/03/2018 às 12:00

Essa é a cara do Corinthians!

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.321 posts

@reyes em 12/03/2018 às 11:58

Exatamente isso. O primordial é manter esse sistema e não depender de nomes para o desempenho ser adequado.