Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O motivo da má fase muito óbvio! Mas torcida, diretoria, imprensa e Tite não querem enxergar

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Adenilson

Ranking: 7.699º

Adenilson 267 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 10/10/2013 às 05:00
Por Adenilson C.P. Cardoso (@adenilsoncpc)

Nação

Primeiramente desculpe o título sensacionalista, mas acho que pela importância do que vou falar (penso eu que seja importante, espero retorno de vocês) creio que foi necessário.
Peço desculpas desde já, o post é gingantesco, se estiver com preguiça nem comece a ler, não quero lhe incomodar com os devaneios desse conrinthiano que ultimamente tem sofrido tanto (esse time tem me dado caimbra nos olhos) mas modéstia a parte escrevo relativamente bem, então penso que mesmo gigante não ficou tão cansativo, e no final tem uma surpresa, um jogo de humor pra animar os comentários. Leia, vale a pena.

Trago, na minha humilde opinião, uma observação detalhada do por que os anos de 2012 e 2013 estão sendo tão diferentes entre si, mesmo com o time mantendo a base e se reforçando.

Vamos lá do início
O Tite antes do Corinthians não era grande coisa, sempre foi um bom técnico, mas nunca foi uma brastemp, sem comparações mas, Celso Roth também já foi campeão da Libertadores e do mundial usando do mesmo expediente, um time fechado (não to desmerecendo ninguém, são títulos mundiais, jogando como barcelona ou XV de jáu, sempre serão títulos mundiais e ponto final). As vezes tachado de retranqueiro nosso limitado técnico (sim, ainda não percebeu?, ele é limitado) armou uma poderosa defesa, quase intrasponivel, onde todos os jogadores eram solidarios e voltavam pra marcar, laterais aguerridos que viam sua marcação dobrada pela ajuda que recebiam dos atacantes, laterais esses que subiam (pouco, mas subiam). O nosso meio de campo com Alex e Danilo chegava muito, chutava muito, criava muito, e fazia gols. Nosso goleiro era seguro, trabalhava pouco, tinha a vida facilitada. Não vou descrever muito nosso time, todo corinthiano sabe bem o que faziamos em campo, eramos uma maquina.

E o que mudou então, qual é a grande diferença desse time 2013 para o dos últimos 2 anos onde ganhamos tudo?
Seria corpo mole? Falta de vontade? Comodismo pelos títulos? Jogadores querendo derrubar o técnico?

Não senhores 'AAAAAAAA DIFERENÇA' tem nome, PAULINHO. Nosso volante titular de seleção fazia toda a diferença, ele dava o chamado 'equilibrio' que tanto o nosso limitado técnico fala nas suas entrevistas. Dúvida? Então lembre daquele time e acompanhe meus argumentos:

1- Paulinho defendia: era um eximio roubador de bola, ajudava o Ralf na cobertura dos laterais, então esse podiam subir com mais tranquilidade, (você lembram como o Fabio Santos fez bons campeonatos, até o Alessandro fazia gols decisivos) roubadas de bola criam contra-ataques né.

2-Paulinho jogava com raça, contaggiava o time e isso incendiava as arquibancadas, e sabemos que quando a fiel joga incendiada (sabemos que ela joga, e muito) a #$!@% fica séria.

3-Paulinho sempre jogava: quase nunca se machucava, poucas suspensões.

4-Paulinho O Pica das galaxias: ele fazia o que pouquissimos volantes fazem (e não por falta de vontade, por falta de capacidade mesmo) e creio que no máximo uns 2 ou 3 no mundo fazem como ele, O Elemento supresa. Atacava como um meia, rápido e impetuoso, sem pena do adversário ele;
4.1-chegava pra chutar de fora da área, e como pegava bem na bola.
4.2-puxava contra-ataques com muita velocidade e objetividade, característica fundamentais pra times que jogam fechados (isso quando ele mesmo não roubava a bola e criava o contra-ataque, o que era bem frequente)
4.3-entrava na área pra jogar, chutar, surpreender e até na pequena área pra empurrar um cruzamento, pra cabeçear, pra puchar a marcação etc.. E com esse poder de fogo, o Paulinho
4.4-abria espaços, concentrava marcação e preocupação dos adversários dando espaço pra Danilo, Douglas, Emerson, Jorge Henrique, Fabio Santos, Alessandro etc.. Fazia o time inteiro render mais, muito mais, essa era a tonica do time, tão alardeado e glorificado por torcida e imprensa, sem cracks, mas ajustadinho, arrumadinho, cheirosinho, e principalmente, EFICIENTE. Tudo por causa do Paulinho.

Mais aí veio 2013 e venderam O Cara.
Planejamento mal feito? Talvez, e explico porquê.
Quanto foi gasto em contratações? 60 milhões? Foi mais ou menos por aí né. Venderam o motor do time, o crack que carregava em suas costas (e hoje isso é muito claro) o bom rendimento dos outros jogadores e consequentemente a efetividade do time, do técnico e do esquema, em contrapartida rolou uma grana pesada que usamos pra contratar, e será que contratamos mal? Não sei responder, e também explico o porquê, o esquema do Tite não permite avaliar o time, talvez outros técnicos fariam esse time render mais. Sem comparações, mas vejam o futebol que jogam Botafogo, Cruzeiro, Atlético paranaense, coritiba, vitória, bahia, Grêmio... (sei, alguns estão mal no campeonato hoje mas pense no que eles já fizeram, no futebol que em algum momento já praticaram com certa consitencia e frequência esse ano) times com elencos (exceto Cruzeiro) e folhas salarias bem menos pomposos que o nosso e que praticam ou praticaram futebol muito superior ao do Corinthians em 2013. O esquema do Tite não funciona sem o Paulinho, essa é a grande chave do mal momento que passamos, o grande problema, o cara que pode substituir ele é o Elias, mas isso é assunto pra outro tópico, o elenco que temos hoje é esse, com esses jogadores que terminaremos o campeonato, então ou muda-se o esquema, (e creio que o Tite seja capaz disso, por que se não nem era técnico profissional) ou muda-se o técnico.O elenco que temos não condiz com o futebol que estamos jogando, e pior e principalmente, não se encaixa com o esquema que estamos usando, o grande técnico é aquele que monta o esquema de jogo de acordo com as peças que tem, e não o que adapta as peças ao esquema que acha correto, tem que se tirar o máximo do que temos, e isso não tem sido feito, e o erro vem sendo cometido durante o ano inteiro, o que irrita e muito a Fiel. Toda vez que entro aqui e vejo um #forafulano, um #foracicrano, diretoria burra e tantas outras 'analises', escalações e possiveis motivos pra tão pouco futebol, vejo pessoas analisando e comentando sobre os sintomas, temos que atacar a doença, e a doença é: esse esquema sem um volante como elemento supresa não funciona! #mudatite, que se abra um pouco a defesa que se tome alguns gols, mas que se jogue bola, melhor um 2X1 do que um 0X0.
O Cruzeiro tem uma das melhores defesas do campeonato, e fazem isso sufocando com a qualidade de seus jogadores, o conrinthians tem essa condição, temos elenco pra isso, a pergunta é, temos técnico pra isso? No esquema de hoje corremos risco de sermos rebaixados, perdermos grana de patrocinadores (mesmo ficando na serie A, ninguém quer pagar pra ver um time que só causa sono e raiva, a audiência tá mostrando isso, tem caído, se não sabe disso ainda pesquise aí) perdemos ídolos (impossibilitados pela limitação do esquema passamos a odiar jogadores que antes eram decisivos), e muitos outros prejuizos que poderia citar aqui ad eternun, time mal é uma bola de neve comercial, esportiva, técnica e etc... Vivemos um Boom de coisas boas por causa do time que jogou tão eficientemene bem nos últimos anos, o inverso também pode acontecer, uma bola de neve do mal (jogadores importantes abandonando essa condição por jogar tão mal, diretoria se perdendo, brigas com torcida etc. E um abutre chamado imprensa, pronto pra criar crises e vender cadaveres) Temo que essa bola de neve chegue a um tamanho que nos leve pra segundona, e lá ela daria uma piorada consideravel, antes dela derreter (porque sempre derretemos a #$!@% toda, a fiel e o Timão são fodas) por isso a necessidade urgente de mudanças, ou caí o Tite ou muda o esquema, pois não temos mais o Paulinho.

Se você leu até aqui você é um 'super-heroi', então abaixo deixe seu comentário (me critique, me pondere, me elogie, me xingue, se leu até aqui pode fazer o que quiser kkkk) seguido do seu nome de herói e o super poder que você tem usado pra conseguir assitir o Timão em 2013.
Eu sou o Homem do saco e o meu super poder é o Saco de Adamatium. Tá foda...

Vaaaaaaaaaaaaaai Corinthians

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Vinicius Corinthiano

Ranking: 3.346º

Vinicius 904 posts

@timao2012 em 10/10/2013 às 09:22

Paulinho é monstro pra Cara#$%.Faz mt, mas mt falta pow
Foto do perfil de Antonio Carlos Andrade

Ranking: 1.450º

Antonio 2.205 posts

@andrade1977 em 10/10/2013 às 09:13

Ufa, então sou herói rsrsrsrsrs!

Mas não vou te criticar e nem menos te xingar. Concordo com quase tudo com que você escreveu. Já explico. Além de tudo penso o seguinte. O Paulinho realmente era o 'Pica das galáxias' como você escreveu aí e, juntamente com o Neymar, eram os únicos dois craques jogando no futebol brasileiro. O Tite parece que não treina o time no sentido de se criar um fato novo. Uma cobrança de falta ensaiada, um escanteio ensaiado ou uma jogada com a bola rolando bem planejada e feita. Isso tudo daria ainda mais certo se tivéssemos o Paulinho na Equipe. Verdade é uma só. O pessoal quando falava que o Santos jogava em torno do Neymar, porém neguém conseguiu enxergar que o Paulinho era ele e mais 10 em campo, no Corinthians, inclusive eu. Também eu levo em consideração que perdemos o Jorge Henrique que mesmo não sendo titular absoluto, quando entrava ele ajudava o esquema a funcionar melhor ainda. Vide Munidal de Clubes. O Chicão raramente rifava a bola dando chutões para frente e isso ajudava muito a atuação dos volantes, principalmente o Paulinho pois a bola estando no chão ele chegava junto e quase sempre conseguia desarmar o adversário e isso, dificilmente ocorre com a bola no alto. Quanto aos times que você mencionou, entendo que apenas o Cruzeiro e o Atlético Pr.são tão mais superiores ao Corinthians na situação atual, por que esses dois times tem um elenco mais jovem e teve um detalhe que foi a preparação(pré-temporada) onde jogaram menos com seus times titulares e isso também está fazendo diferença. Acho que para dar um pouco mais certo, com o elenco atual, o Corinthians deveria atuar com três volantes, onde eu testaria o Jocilei, tiraria o Danilo e colocaria o Rodriguinho. E outra, o Edenilson não tem caguete para jogar de lateral direito. Colocaria o Alessandro para fazer a sua função verdadeira e o Igor na lateral esquerda. O Edenilson poderia ser colocado no time num momento que estaríamos sendo sufocado, para puxar o contra-ataques, na funço que exercia o Jorge Henrique. Testaria o Ralf nafunção do Paulinho, pois tem raça, marca bem, tem um bom passe, sabe roubar bola e quando chuta também chuta razoavelmente bem. Para o ano que vem eu traria o Bruno Henrique da Portuguesa e o Elias além do Cristian, pois o Ralf parece estar de saída pelos boatos e isso será outra besteira da Diretoria. Faz um contrato vitalício com nosso Pitbull e pronto. Oferece uma grana de luvas e segura o cara. Se não iremos chorar mais ainda. Mas, parabéns pelo seu post!

Foto do perfil de Myro Fiel

Ranking: 174º

Myro 10.386 posts

@psiquiatra em 10/10/2013 às 09:08

Eu não lí tudo, mas fiz uma leitura dinâmica e concordo com você.

Inclusive já disse isso aí com outras palavras aqui no fórum.

O esquema retranqueiro do Tite é o mesmo de 2012. Quem se lembra, sabe que em alguns jogos da Libertadores empatamos a duras penas, ganhamos outros de 1x0 com muita dificuldade.

Ou seja, esse esquema do Tite que primeiro se defende e depois tenta fazer algum gol é velho conhecido. SÓ QUE...

Em 2012 tinha Paulinho e Cássio... Esse são os maiores responsáveis pelo esquema cagalhão do Tite ter funcionado. Muito jogos que terminariam no 0x0 o Paulinho apareceu de surpresa e mudou a história do jogo, fazendo o gol ou criando a jogada para alguém fazer.

Ou seja, Tite tem que agradecer as conquistas ao Paulinho e ao Cássio.

Quem joga futebol de pelada em final de semana sabe que as vezes um cara um pouco melhor que outro faz a diferença pra ganhar as peladas de finais de semana.

Foto do perfil de Marcelo Albuquerque

Ranking: 3.269º

Marcelo 937 posts

@malbuquerque68 Apoiador em 10/10/2013 às 09:05

Concordo com a análise do passado... Mas acabou, o paulinho está em outro time... E foi escolha dele... Há que ser realista, o time é esse, e há outras maneiras de se jogar sem ser com um volante flutuando... é preciso mudar se as peças não existem mais... Essa é a função de um treinador... E esse que está aí, infelizmente não tem essa capacidade...

Publicidade

Foto do perfil de Silvio Luis

Ranking: 5.391º

Silvio 476 posts

@silvinholoko em 10/10/2013 às 09:03

Você ssio tá esquecendo um detalhe: o Corinthians não jogou nada no Paulista, nem na Libertadores, e a gente estava com o Paulinho. Dizer que tudo desmoronou pr causa de um único jogador é muito simples.

Foto do perfil de Marco Aurélio

Ranking: 3.828º

Marco 764 posts

@saudadesdotimao em 10/10/2013 às 09:02

O mínimo que se espera de um treinador é que saiba assimilar a perda de um jogador e rapidamente promover mudança a partir disso. No futebol, ainda mais hoje em dia é extremamente normal a perda de jogadores.

Não se pode é utilizar isso em uma muleta, não se pode inventar a desculpa de que o time só sabe jogar com um camisa 9, sendo que o bacana tira o camisa 9 de campo e deixa o magnifico Danilo em campo. Está tudo, tudo, tudo errado.

Foto do perfil de Felipe Henrique

Ranking: 1.936º

Felipe 1.690 posts

@felipe.henrique10 em 10/10/2013 às 08:56

Cara concordo com alguns pontos de vista, mas o Paulinho já era, é passado não da pra ficar chorando e se perguntando 'Pq venderam? ' O jogador que escolheu sair! Tenho certeza que ele estaria jogando até hoje se fosse o contrario...

O Guilherme foi preparado pra ser o substituto, não tem as mesmas caracteristicas mas tem bom passe, lança e chuta bem, o problema mais agudo é lá na frente onde o Tite não encontra solução e os jogadores estão em PESSIMA fase...

Foto do perfil de Daniel - Corinthians

Ranking: 573º

Daniel 4.868 posts

@daniel2105 em 10/10/2013 às 08:51

Na minha opinião está faltando vontade.