O fim do ciclo - por Ricardo taves

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Pettis #1.745 @showtimepettis em 10/10/2013 às 10:43

O período é muito curto. Não dava para imaginar há um ano que o Corinthians pudesse cair tanto de produção. De um time campeão, que também era burocrático, mas era eficiente, estamos com uma equipe insossa, quase indolente.

O Corinthians está dormindo. O torcedor corinthiano está em sono profundo.

O problema é o pesadelo. A velha e perigosa soberba que ronda os nossos lados nos últimos tempos diz que não há possibilidade de sermos rebaixados. Como assim? O campeão do mundo? O time com planejamento, organizado, que não demite técnico, que não renova contrato de jogador envelhecido, que só faz contratações boas e pontuais, com chances de cair?

A chance existe. E a cada rodada, a cada zero a zero, a cada derrota, ela aumentará.

Esqueçam o número 45. Pelo andar da carruagem, a pontuação de corte será maior. O Náutico já caiu, mas é o único. Ponte, Criciúma, Vasco, São Paulo, Coritiba e outros respiram. Sim, eles respiram.

Respiram a dois, três pontos do Corinthians.

Cássio vive bom momento, Gil, Cléber e Paulo André, não dá para reclamar. Ralf é o que conhecemos dele e Guilherme melhorou o combate.

Mas para por aí. Temos dois laterais inúteis ofensivamente, um meio ofensivo que não cria absolutamente nada e um ataque inoperante. São onze empates por 0 a 0 na temporada, doze igualdades no campeonato e um ataque que só marcou mais gols que a força ofensiva do Náutico (22 a 18).

Pouco. Beira o vergonhoso.

É um bando de loucos. Cada um corre para um lado e ninguém faz nada.

Precisa um choque. Mas não rola mais uma conversa. Quando Tite deveria ter saído, após a derrota vexatória contra a Lusa, os jogadores vieram ao microfone e defenderam o treinador. Falaram em mudança, em jogar o futebol que o Corinthians merece.

Pouco. Beira o vergonhoso.

Uma vitória contra o Bahia e dois empates por 0 a 0. E quando nosso treinador vai ao microfone repete o mantra que ouvimos dia após dia. Que falta desempenho, que o ataque isso, que vai melhorar aquilo.

Mas não melhora nada.

Ou melhora pouco. Beira o vergonhoso.

Imaginar uma equipe que mantenha Cássio, mas atue com Diego Macedo de um lado e Igor do outro (laterais de ofício), com Gil e Cléber (ou Paulo André) na zaga, com Ralf, Guilherme, Edenílson (sim, no meio) e Rodriguinho, e um ataque com Pato e Guerrero, e na falta deles colocar o centroavante que tem no elenco, Douglas Tanque, é pedir demais?

Pode não ser a equipe dos sonhos, mas faria o bê a bá do futebol. O Corinthians não tem jogadas, não há variação, faltam alternativas.

Se quiser cruzar a bola para a área o jogo todo em busca de uma bola milagrosa não dá.

Só que nosso treinador não fará tais mudanças. Ele e o elenco são unidos. Mas diferente de um casamento, não é na vitória e na derrota. É no empate e na derrota. Esse time não ganha.

Agora, não dá para mudar o time inteiro. Mandar embora todos os jogadores que já não servem para a equipe e iniciar uma reformulação monstruosa na equipe é pauta para depois do campeonato.

O que precisa no momento é uma mudança de padrão, de esquema, de jogadores.

Mudar o pensamento por completo.

E isso só será atingido com a demissão de Tite. Se isso não acontecer lutaremos para não cair com todo sofrimento possível.

E na Copa do Brasil nada acontecerá. Teremos adversários complicados e essa inoperância ofensiva não nos levará a lugar algum.

São meses tentando mudar, dias e mais dias procurando alternativas.

Não achou. Troca o técnico.

Existem outros erros? Claro que sim. A torcida não colaborou, perdemos mandos, um monte de outras coisas. Mas jogamos em tudo que é lugar, em tudo que é estádio, em gramado bom e ruim, de dia e de noite. A equipe não respondeu.

Pensei muito, muito mesmo, antes de fazer esse post. Sei que sou responsável pelas minhas palavras e elas refletem a minha opinião e não uma verdade absoluta. Talvez, em um desejo de melhora, também tenha dormido enquanto a realidade me mostrava o contrário. Tomara que eu esteja errado, que Tite fique e ganhe outros títulos, que a equipe cresça e tudo se resolva.

Só não acredito mais. Para mim, fim de ciclo do treinador. Resta saber se sai agora ou no final do ano.

Pessoas passam, sempre passaram.

Fica o Corinthians.

1.034 visualizações e 34 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Cirio Castre #11 @tibas em 10/10/2013 às 11:15

A dois jogos atrás o Taves ainda defendia o Tite, pelo menos acordou agora, a torcida de verdade está acordada faz tempo amigão. Bem vindo ao time dos que veem as coisas como elas realmente são.

Edgard Alan Souza #38 @edgard.alan.souza em 10/10/2013 às 10:47

Tite acabou com o Campeão Mundial

Últimas respostas

Wállison Dos Santos Lemos #502 @fininho em 10/10/2013 às 18:08

Discordo totalmente. Só não enxerga que o esquema é que mata o ataque desse time quem não quer. O Douglas jogando de frente para o gol é genial nos seus lançamentos. Mas é preciso ter para quem lançar!

Publicidade

Daniel Benevides #531 @carimba em 10/10/2013 às 12:20

Falou tudo que a torcida pensa

Francisco #1.090 @franciscotimao em 10/10/2013 às 12:11

A torcida não.eu sou a favor de reformular o elenco e manter o Tite.se não der, é o mano mesmo.

Thiago G #19 @thiago000 em 10/10/2013 às 12:00

Só discordo no cruzar a bola o jogo inteiro, porque nunca vi o Alessandro nem o edenilson cruzar uma bola desde o começo do começo do ano inclui-se nisso o Fabio Santos o único que ainda tenta é o igor porque o resto nunca vi, saci com duas pernas, enterro de anão, cabeça de bacalhau e lateral que não cruza nunca viu? Va no Corinthians pra ver!

Wállison Dos Santos Lemos #502 @fininho em 10/10/2013 às 11:59

O ciclo de fato acabou. Não vejo dia mais importante para nós que o jogo contra os bambis nesse campeonato. Espero profundamente que se não venha uma vitória, venha um novo técnico. Pra mim não concordo com a crítica velada ao Douglas. O que mata a criatividade dele é esse maldito esquema manjado e retranqueiro do Tite. Quando a bola chega ao meio os atacantes ainda estão no campo de defesa. E o Douglas é um lançador. Mas vai lançar pra quem? Este é o principal problema do time. O esquema que sacrifica bons jogadores como o Romarinho e o Sheik, que inutilizam o pivô, no caso o Guerrero e que matam até o futebol do Pato. Precisamos de novos ares, novos guerreiros em campo e de um novo técnico, urgentemente!

Marcus Rodrigues #1.963 @bimundialfifa em 10/10/2013 às 11:59

Esse cara sempre mita nos posts dele.

Aresilva Silva #714 @adelcio em 10/10/2013 às 11:56

Acontece que no Corinthians hoje, impera a camaradagem interna, o técnico é agradável e muito camarada, consequentemente Edu, Duilio e Roberto seguem a mesma linha, e o Gobbi então, tão camarada que chega as vias da omissão, todos fechados com o treinador e com o elenco, viraram as costas para os conselheiros e demais diretores, formaram um grande panelão, onde todos se protegem, e todos estão afundando juntos, cegos que estão ofuscados pela camaradagem interna. Acham todos que repousarão eternamente no berço explêndido criado pela Libertadores e pelo Mundial de Clubes, esquecem que passado não sustenta ninguém, que a torcida exige que aconteça tudo no presente, mas torcida pra que? O que importa é a camaradagem interna, pois afinal de contas, eles se apossaram e são donos do Timão, então nem técnico nem diretoria tem que ouvir ninguém, e parece que não tem ninguém disposto a dar um murro na mesa, e as organizadas quando o fazem, é de forma totalmente estúpida, afobada e violenta. Tá feio, mas teremos que esperar o final do ciclo/ano e esperar que o Tite seja honrado o suficiente para sair por conta própria.

Cirio Castre #11 @tibas em 10/10/2013 às 11:50

Isso na minha terra tem outro nome.

Rodrigo #1395 @rodrigo.junqueira em 10/10/2013 às 11:28

" "

O Tite foi inteligente. Ao avisar que vai sair, diminui um pouco a pressão. A turma que ainda o quer reage pedindo pra ficar e alguns que o querem fora aliviam, porque sabem que é questão de tempo. Nesse meio tempo, se começar a ganhar, muda de ideia e fica.

Filipe Fernandes Alves De Oliveira #267 @fizzinho em 10/10/2013 às 11:49

Só agora que o Taves acordou?

E só agora ele percebeu que todos os nossos laterais são inúteis?

A tempos já via isso.

Welber Costa Baima #6.485 @pra.cima.timao em 10/10/2013 às 11:39

Aquestão é, sai Tite?

Acredito que não. O que anda faltando mesmo é o que sempre teve no Timão, um time consciente de que no Corinthians o 'É a torcida quem tem um time e não o Time quem tem uma torcida'

Falta concientizar as estrelas de que elas precisam jogar o que sabem, pois nunca cobramos nada que fosse além da capacidade do time.

No papel, temos o melhor e mais qualificado elenco que se pode ter no Brasil, mas tá faltando esse time sair do papel, ou pelo menos entrar em campo.

Enquanto esse elenco acreditava que ninguém era insubstituivel, jamais aconteceria de o Romarinho se jogar para tentar cavar um pênalti, por exemplo.

Quando o Time tinha posse de bola, passes e toques rápidos, velocidade de transição da defesa para o ataque, jogadas ensaiadas, podia-se substituir qualquer jogador que o time conseguia manter um padrão de jogo difícil de ser superado, mas pra isso voltar a acontecer, tem que haver vontade.