Dinheiro envolvendo o Timão

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

João #1.344 @lombardi em 22/10/2013 às 14:20

Nas últimos tempos temos acompanhado sobre o Bom Senso F.C. Envolvendo calendário do futebol Brasileiro.Estava discutindo com um vizinho que é um senhor economista há muitos anos e ele falou que isso vai muito além de saúde dos jogadores e questão trabalhista.Ele afirmou que os contratos que envolvem os clubes Brasileiros é muito dinheiro e que não tem como simplesmente mudar uma coisa que está em um contrato que envolve milhões, que a parte de marketing que envolve o futebol é um rio de dinheiro, o que envolve mídia, produtos esportivos, patrocínios extra-futebol e outros, sendo que o futebol hoje em dia é só ''a ponta do iceberg'' e um é 'escravo do outro'(no caso o clube do patrocínio e vice-versa).
Ele falou que esses contratos não tem margem de erro e são todos muito rígidos, sendo que você quando compra aquele balão do Timão para o aniversário do seu filho por 10 reais, 2 reais vão para o Timão (é só um exemplo que ele deu)
Tudo isso começou quando perguntei sobre a possibilidade de um possível planejamento como o do atlético paranaense fez esse ano de não jogar o campeonato estadual, ele afirmou que é economicamente inviável o Timão não jogar o Paulistão, que este traz muito dinheiro ao clube e não existe essa possibilidade de não jogar por questões financeiras.
Gostaria de ressaltar aqui que tanto eu quanto ele somos leigos no assunto, mas gostaria de abrir discussões aqui sobre essa parte economica pra planejamentos do Corinthians caso alguém manje disso e saiba mais

Acompanho o site há 1 ano e decidi participar das discussões do nosso Coringão!

1.629 visualizações e 19 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhor resposta

Felipe Checkmat #874 @felipe.fiel em 22/10/2013 às 15:10

Na questão econômica, o Paulistão é um bom negócio, mais rentável diretamente que a própria Libertadores.

A renda do Corinthians em casa é sempre boa, todo jogo mais de um milhão. Soma a isso os direitos de TV que a globo paga, mais as placas plubicitárias, a presença na mídia, a premiação da FPF que também é excelente.

O Problema do Paulistão é esportivo, o nível dos adverssários e o número de jogos. É isso que precisa mudar, a nova formula proposta já reduz bastante a quantidade de jogos em comparação com o deste ano, mas precisa diminuir mais.

Últimas respostas

Marquinhos Lhp #1.149 @lhpmarquinhos em 22/10/2013 às 20:56

Muito $$$ nisso ai, não manjo.

Publicidade

Marquinhos Lhp #1.149 @lhpmarquinhos em 22/10/2013 às 20:55

Menos 1 hora já ajudaria muito.

Mhiro #81 @psiquiatra em 22/10/2013 às 18:53

" "

Seria importante também exigir da Globo a volta do futebol nas quartas-feiras para horário de antigamente, ou seja, 21:00h. A novela das 8 que começa as 9 que fique pra depois do futebol.

Mhiro Fiel #81 @psiquiatra em 22/10/2013 às 18:53

Seria importante também exigir da Globo a volta do futebol nas quartas-feiras para horário de antigamente, ou seja, 21:00h. A novela das 8 que começa as 9 que fique pra depois do futebol.

Caio Holannda #1.433 @caiojipa em 22/10/2013 às 18:48

Tecnicamente eu também acho inviavel o Corinthians deixar de jogar o Camp Paulista. Mas venhamos. Seria bem interessante se o Corinthians invés de colocar o time principal Montar um TIME B Juntamente com o SUB-20. Mescla o time e joga o campeonato paulista. Eu acharia muito viável e deixaria o time principal mais folgado no calendario brasileiro.

Fabio Bezerra Da Cunha #5.305 @fabiozig em 22/10/2013 às 18:38

Contando plaque de cem

Welber Costa Baima #5.517 @pra.cima.timao em 22/10/2013 às 18:14

A questão é bem mais profunda.

Para se ter um rodizio de jogadores para o exemplo, há duas opções, a primeira é barata, mas acaba custando muito tecnicamente, que é a formação de jogadores prata da Casa.

Para isso, teríamos que ter ampliada as categorias de base para que pudessemos ter mais talentos de lá.

A outra, a de mais qualidade, é também a mais cara, e envolve contratações.

No caso, a contratação depende de muitos fatores que precisam ser avaliados, para não se perder na relação custo benefício.

Esses fatores dizem respeito somente a formação de um elenco.

No calendário atual da maioria dos 4 grandes de SP por exemplo teremos 19 datas do Paulista-2014, mais 38 do Brasileirão, o que já são 57 jogos, isso sem contar com Copa do Brasil, Libertadores e outras competições.

No caso do Timão, esse ano foram se não me engano, oito jogos pela Libertadores, com mais 23 do Paulistão, e três da Copa do Brasil, 30 do Brasileirão e dois da Recopa Sulamericana, o que dá 63 jogos.

Um elenco ideal para disputar todos esses compromissos giraria entre 30 a 35 atletas profissionais em condições ideais, e isso significa um grande custo sem contar com o da comissão técnica.

Além disso, não são raros os contratos firmados em que o Time se obriga a jogar com força máxima (o que atrairia maior interesse do publico e por isso esse tipo de exigencia por parte dos patrocinadores de Eventos).

Outra fator que deve ser consideraso são as janelas existentes para esses eventos, que disputam com outros, tais como copa das confederações e jogos de seleção.

Se considerarmos só os compromissos dos clubes, já seriam na pior das hipóteses mais de um jogo por semana.

Só que devido às férias dos Jogadores e aos eventos extra clubes, o calendário tem que ser mais apertado, o que faz com que tenhamos competições como o Brasileirão por exemplo, onde times disputam 2 jogos por semana durante a maior parte da competição.

Por isso a necessidade de um elenco maior. E esse é só um dos problemas.

Ricardo Gomes #32 @ricardo.gomes3 em 22/10/2013 às 17:56

Logico o Corinthians e o time que da mais audiência na TV brasileira mais eles quer o Corinthians sempre jogando com o time titular mais o Corinthians não pode ser refen da TV globo

Korinthians Kalunga #878 @nilsonctiba em 22/10/2013 às 17:43

Obs:

Moro em ctba, o caso do furacão é que a globo paranaense não quis pagar o valor pedido pelo presidente petrallia!

sendo assim, o Atlético não ficou de fora por questões de logistica, mas por ganancia por mais dinheiro...

Renato Lima #460 @1977semprefiel em 22/10/2013 às 17:24

DINHEIRO a locomotiva do mundo e do futebol também, só isso e mais nada, mas tudo pode ser mudado e modificado e se tornar até mais rentavel que a formula utilizada hoje, vide o próprio CORINTHIANS e os contratos de TV, basta alguém querer MUDAR.

Marcelo Franco #63 @marcelo.franco em 22/10/2013 às 16:33

Enquanto for economicamente viável, teremos o Timão jogando o Paulista.

E isso não é ruim, basta que a comissão técnica não cometa o mesmo erro deste ano (alertado aqui por mim) de usar tantos titulares seguidamente (inclusive antes de jogos importantes pela Libertadores).

Não só perdemos esses jogos importantes (tijuana e boca), como agora estamos com jogadores estourados.

A direção e comissão técnica errou muito esse ano.

Sobre contrato em vigÊncia ninguém pode mesmo dizer muito pois não sabemos como é o contrato.

Ele estipula um mínimo de jogos por exemplo?

E a manifestação dos atletas é exemplar, pode não dar em nada, mas também pode mudar o curso do rio, pois nenhum patrocinador quer ser malhado pela opinião pública, formada pelos programas esportivos se não forem flexíveis.

Se a pressão for grande dos atletas e imprensa esportiva, os grandes envergam.

Mas não é fácil.

1 a 10 de 18 respostas