Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A Titetologia e a Morte do Futebol Brasileiro

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Marcelo

Marcelo 81 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 07/07/2018 às 02:07
Por Marcelo Timao (@timaoimbativel)

A eliminação da seleção brasileira em mais uma copa merece uma reflexão histórica que explique os sucessivos fracassos em copas desde 2002.

Está seleção de Tite, ainda que não tenha dado um vexame vergonhoso como a anterior, trouxe um fato que talvez seja outro tipo de vexame: É a seleção mais desfigurada de qualquer brasilidade futebolística de todos os tempos.

Mesmo as anteriores, com seus milionários moradores da Europa ou outros cantos do mundo, ainda guardavam um resquício de talento nato do brasileiro que está não mostrou. É toque para lá e para cá, sem inspiração e como todas as seleções da copa. Aderiu ao estilo de jogo hockey no gelo, onde os tacos são substituídos pelas pernas de pau. Até nosso goleiro Alisson parece ser um europeu de nascença.

Pois bem, o futebol brasileiro não morreu nesta copa, e nem foi Tite o responsável pela sua morte. Tite é apenas um subproduto do falecimento do querido esporte tupiniquim.

A morte do futebol brasileiro se iniciou na copa de 82 com a maldita eliminação para Itália e a interpretação dada após isso de que “futebol bonito não ganha jogo!”

Como o brasileiro tem o complexo de vira-latas genético, precisa de uma afirmação fantasiosa em vitórias da seleção de futebol, coisa que a rede globo soube aproveitar muito bem com seu mestre de ilusionismo Galvão Bueno. Assim, essa frase citada acima virou o mantra do futebol brasileiro e se sedimentou através das copas de 86 e 90 e teve seu último prego no caixão na copa de 94, quando Parreira e Zagalo conseguiram vencer nos pênaltis com uma seleção fortíssima defensivamente, mas que não conseguiu marcar gols suficientes na final.

A vitória na copa de 94 provocou no Brasil o nascimento de um fenômeno que enterrou o caixão do futebol brasileiro a muitos palmos do chão: O nascimento da casta de técnicos gaúchos dentre os quais se destacaram: Felipão, Celso Roth e o nosso querido Tite.

Esta casta inaugurou em solo tupiniquim o chamado futebol de resultados e os chamados TIMES COPEIROS, cujo significado era: TIMES QUE NÃO JOGAM E NÃO DEIXAM JOGAR.

O time do Grêmio que marcou a ascensão de Felipão na década de 90 era assim: Jogadores atletas, altos, fortes e que não sabiam driblar, chutar a gol ou ter criatividade. Este time fez sucesso na época e a escola gaúcha que ajudou a assassinar o futebol arte estava instalada.

Logo Felipão veio para o Palmeiras, logo surgiram os outros treinadores gaúchos e a peste dos times copeiros se espalhou com uma rapidez muito grande.

Aí muitos podem pensar: MAS EM 2002 FELIPÃO FOI CAMPEÃO DO MUNDO COM A SELEÇÃO.

Sim, mas foi campeão porque tinha um time de craques, que talvez tenha sido o último suspiro do já fantasmático futebol arte brasileiro, e que apesar de Felipão ganhou a copa.

De lá para cá é fato que o verdadeiro futebol brasileiro morreu e esqueceram de avisar aos desavisados.

Abaixo deste artigo eu coloco o link de um gol do volante Marciel pelo Corinthians e explico o porquê disso: Este volante estava estreando no Corinthians há uns dois anos atrás e fez esse golaço contra o Fluminense de PHA. Pois bem, em entrevistas posteriores a este jogo, este jogador disse que seus companheiros de treino davam bronca nele porque ele CORTAVA demais a bola. Ele disse isso, pois fez esse gol com um corte. Para quem sabe um pouco de futebol, corte é um pequeno tipo de drible. E os comandados de Tite davam bronca para quem quisesse fazer cortes. Está é a mentalidade de jogador de hockey no gelo imperante no futebol brasileiro: é proibido driblar, pois é humilhante para quem recebe o drible.

E Tite cinicamente perguntou em uma entrevista na copa para tentar proteger Neymar: É PECADO DRIBLAR? Sim, Tite, pela sua cartilha de décadas é pecado driblar. Basta ver o jogador Willian, que Tite escalou como titular na copa inteira: NÃO SABE DRIBLAR! É VELOZ, É FORTE, MAS NÃO SABE DRIBLAR!

A BURRICE DO TREINADOR gaúcho NÃO O DEIXA PERCEBER QUE O DRIBLE É UM RECURSO CLÁSSICO DO FUTEBOL PARA SE ACHAR ESPAÇO EM DEFESAS DE DUAS LINHAS DE QUATRO COMO A BÉLGICA FEZ CONTRA O Brasil.

O futuro do futebol brasileiro é tenebroso. O futebol arte pode se revirar no túmulo mil vezes que ninguém vai se importar: DIZEM QUE Tite GANHOU 10 milhões SÓ EM MERCHANDISE NA COPA, DIRIGINDO UM TIME DE MILIONÁRIOS.

QUEM SE IMPORTA COM O FUTEBOL ARTE?

https://youtube.com/watch?v=DDeIgDJ-XA4 Gol de Marciel, Corinthians 2 x 0 Fluminense - Brasileirão 02/09/2015 - YouTube Gol de Marciel, Corinthians 2 x 0 Fluminense - Brasileirão 02/09/2015 - YouTube Curta - https://www.fb.com/OsGolsHD Siga - https://twitter.com/OsGolsHD Corinthians 2 x 0 Fluminense - Brasileirão 02/09/2015 youtube.com youtube.com

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Corneta .

Ranking: 6º

Corneta 59.179 posts

@cesinha77 em 07/07/2018 às 10:53

Você sintetizou bem. Tanto que eu chamo o futebol do país de futebol gaúcho.

Tite é campeonissimo conosco? Sim. Mas qual time dele jogou bola de verdade? Apenas o de 2015, o que lhe valeu a seleção.

De resto é joguinho meia boca e eficiência. Carille? Mesma coisa.

É bom. Mas é ruim. Se é que me entendem...

Foto do perfil de Freddy Krueger "mito"

Ranking: 3º

Freddy 65.773 posts

@kruege em 07/07/2018 às 10:44

Sim.

Na verdade Tite realmente não conseguiu mudar o futebol da seleção em nada. Considerado o melhor técnico do Brasil, devido ter se atualizado e ter ido estudar na Europa.

Veio com uma proposta de de colagem anos i.plantou no Corinthians é deu certo.

Mas na seleção mostrou o seu lado obscuro que todo todo torcedor corintiano conhece. Á teimosia e a preferência a seus jogadores prediletos. Mesmo sabendo que Firmino tá melhor que Gabriel jesus e que Paulinho não tá jogando um futebol convincente. O homem preferiu manter aqueles que o lhe convém.

Tite pagou caro por que preferiu implantar o mesmo esquema que o Felipão usou na copa de 2014 o 4-2-3-1, e com isso abandonou um.esquema que ele mesmo havia estudado na Europa e que havia implantado no Corinthians tendo resultados satisfatórios. Adeus ao 4-2-4, ele havia jogado desse jeito na seleção é até que agradou, mas na copa preferiu mostrar vulnerabilidade e escolheu seguir com um futebol sem brilho e nada convincente

Mereceu cair. Brasil não merecia ir mais longe

Foto do perfil de Raphael Dinelli

Ranking: 5.572º

Raphael 456 posts

@raphael.dinelli em 07/07/2018 às 10:39

Chatooooo

Foto do perfil de Bob Marley

Ranking: 25º

Bob 30.044 posts

@felipemarley em 07/07/2018 às 10:30

Tudo verdade cara, apenas vou lembrar você que a seleção de 2010 era ainda inferior tecnicamente, Felipe melo, elano, ramires, luis fabiano time horrível.

Publicidade

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.226 posts

@reyes em 07/07/2018 às 08:56

É uma boa discussão.

Foto do perfil de Lucas Pereira Da Silva

Ranking: 28º

Lucas 28.399 posts

@lucas.ps.timao em 07/07/2018 às 07:58

Os caras falam a anos que o Futebol Brasileiro tem que olhar pra Europa pra evoluir eu discordo totalmente disso.

A única coisa que temos de copiar da Europa é em termos de organização dos Campeonatos Nacionais.

Dentro de campo temos de recuperar nossas raízes, temos de fazer o que sempre fizemos e deixamos de lado desde 2010 quando Dunga assumiu e implantou na Seleção um jogo que não tinha nada a ver com a gente.

Tite foi bem, hoje estou de cabeça fria e posso afirmar que o Brasil não ganhou da Bélgica, mas jogou e buscou até o fim, a eliminação do Brasil foi muito mais honrosa do que a de qualquer outra grande Seleção. Espanha, Alemanha, Argentina, Holanda, Itália saíram de uma forma muito mais vexatória.

Foto do perfil de Luiz Henrique

Ranking: 880º

Luiz 3.457 posts

@luizhenrique em 07/07/2018 às 07:58

Já pararam pra pensar que ganhar uma Copa do Mundo é muito difícil e nós temos 5 copas e não será nessa que vão nos passar ou sequer empatar.

O futebol é legal por que em um jogo um time inferior pode eliminar outro por diversos fatores.

O nível técnico do futebol brasileiro caiu sim, mas isso tem haver também com fatores econômicos o dinheiro da Europa leva nossos jogadores embora isso quase não acontecia até 82 e 86 se eles jogam na Europa cada vez mais novos óbvio que jogaram cada vez mais em estilo europeu.

Não acho que nossa essência irá acabar e ela não se limita a dribles e jogar bonito.

A seleção na mão do Tite só teve duas derrotas.

O time da Bélgica é bom e mereceu vencer. Foi mais efetivo nas finalizações.

Esperamos que novos talentos surjam e possam brilhar na próxima Copa.

Foto do perfil de Atum Seco

Ranking: 94º

Atum 14.896 posts

@timao.loco.sanguibao em 07/07/2018 às 06:00

Se a bola do neymar entra estava tudo certo ninguém era vira lata e o Brasil o futebol arte