Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Corinthians era mais humilde

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Márcio

Ranking: 200º

Márcio 9.586 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/08/2018 às 13:44
Por Márcio Costa (@marcio.rodrigo.costa)

Em dezembro de 2014, uma entrevista do Mano Menezes ao UOL passou despercebida pela maioria de nós torcedores. Um pouco antes de encerrar sua segunda e última passagem pelo Corinthians, ele soltou uma frase que talvez explique como poucas coisas o momento que vivemos: 'As pessoas eram mais humildes, e foi o melhor momento para se iniciar um trabalho e sedimentar as ideias. Hoje o Corinthians, entre aspas, é mais entendido'.

Isso ficou desde aquela época martelando na minha cabeça. Claro, foi há quatro anos, de lá para cá ganhamos duas vezes o Brasileiro e duas vezes o Paulista. Nada mal! Mas esses títulos aconteceram justamente nos momentos em que o clube parecia desacreditado e que pouca gente apostava em nós. Foi assim em 2015, principalmente quando o Guerrero saiu; foi assim em 2017, quando éramos a 4ª força e, por fim, este ano quando o Palmares decidia em casa o título, depois de uma vantagem no primeiro jogo.

Aonde eu quero chegar é que quando se cogitou a possibilidade do Carille ir embora, era notório aqui no fórum e também no próprio clube, sobretudo com o presidente, que independente da saída do nosso ex-técnico, o clube se reencontraria rapidamente por causa da estrutura. Que o que nos fez campeões todos estes anos não foram os profissionais, mas sim o que o clube oferece.

Óbvio que ter o melhor CT do Brasil, um estádio moderno e uma gestão esportiva que prima por um jeito Corinthians de jogar, ajudou bastante. Mas essa postura na saída do Carille mostrou uma grande falta de humildade da direção e dos torcedores. Pois parece muito fácil e desqualifica a dedicação de muito ótimos profissionais que tivemos. Lembrando que não estou colocando nenhuma pessoa, seja dirigente, técnico ou jogador acima do clube. Não somos assim e espero que nunca sejamos. Mas essa arrogância não faz bem, porque ela cria a ilusão de que você é melhor do que realmente é.

Dessa forma seu trabalho não é tão bem feito, porque você não enxerga seus reais problemas. Até em um momento de derrotas e crise, como o que vivemos agora, tem que ter humildade para ver que você não é o melhor do país e encarar isso de forma natural, trabalhando para que seja transitório e que em breve esteja novamente no topo ou sendo competitivo.

Sinceramente, exigir deste elenco mais algum troféu este ano beira a insanidade. E quem pensa assim não é acomodado ou torce contra o clube, é porque simplesmente não é a nossa realidade atual. Outros clubes mantiveram muito mais a base ou se reforçaram melhor do que a gente. Não existe milagre no futebol, nem na vida, sendo assim não dá para dizer que somos favoritos, porque o trabalho do Corinthians não foi nesse sentido. Se reconstruir o tempo inteiro é pesado demais.

Não sermos favoritos não nos diminui, mas nos dá a dose de realismo que precisamos neste momento. Até para que possamos reconhecer nossas limitações e fazer o melhor que podemos com ela. Quem sabe assim, não conseguimos algo. Afinal, futebol é o esporte mais imprevisível. Mas às vezes há certos chiliques aqui que dão a exata dimensão desta falta de humildade também na torcida. E pior, também está migrando cada vez mais para o estádio. Uma relação quase de cliente e produto, como se no esporte, o fato de pagar ingresso para o jogo, obrigasse meu time a ter que vencer.

Agora, humildemente, temos que aceitar que nosso campeonato é para chegar no G6 no máximo. Libertadores, Copa do Brasil são apenas sonhos, que dificilmente serão realizados. No mais, é exigir (aí sim devemos cobrar) empenho, dedicação e organização, dentro das quatro linhas; e uma gestão mais transparente e que preze pelo bem do clube, fora delas.

No mais, nossa principal ensinamento é que aconteceu com os bambis. Terminaram a última década com títulos e se auto-intitulando 'soberano'. Só agora voltaram a disputar um título. Lembram-se o quão arrogantes eles eram e como pagaram por várias temporadas por isso? Será que precisamos chegar a este ponto?

Para quem quiser ver o trecho da entrevista do Mano ao qual me referia, segue o link abaixo.

https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/12/05/mano-ensaia-saida-com-critica-corinthians-era-mais-humilde-em-2008.htm Mano ensaia adeus com crítica. Para ele, Corinthians já foi mais humilde - Futebol - UOL Esporte Mano ensaia adeus com crítica. Para ele, Corinthians já foi mais humilde - Futebol - UOL Esporte Por mais que a palavra equilíbrio tenha ficado marcada para o antecessor Tite, não há treinador que simbolize melhor essa palavra que Mano Menezes. Dentro ... esporte.uol.com.br esporte.uol.com.br

Vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de #safocorinthians 2024

Ranking: 20º

#safocorinthians 32.304 posts

@lucasmoura2015 em 23/08/2018 às 23:24

O problema é que o momento ruim é culpa exclusiva da diretoria. Se tivessem apenas mantido a base do elenco do ano passado e Carille, iríamos brigar por títulos. A diretoria simplesmente escolheu tirar todas as chances de títulos do Corinthians.

Foto do perfil de Guilherme Calil

Ranking: 151º

Guilherme 11.044 posts

@guilherme.calil em 23/08/2018 às 23:07

Mano Meneses é injustamente criticado por corintianos...

Ele.nao é Deus...mas também teve.uma tremenda importância nos últimos 10 anos do clube, e na última.passagem foi praticamente expulso do clube...

Realmente não há mais humildade...e essa soberba pode ser ruim...

Foto do perfil de Marcos Roberto Magaton

Marcos 172 posts

@magaton01 em 23/08/2018 às 22:53

Belíssimo tópico!

Ótimo raciocínio.

Foto do perfil de Rodrigo Munoz

Rodrigo 49 posts

@rodrigo.munoz em 23/08/2018 às 22:17

Vai Corinthians

Publicidade

Foto do perfil de José Aparecido De Sousa

José 33 posts

@jose.aparecido.de.so em 23/08/2018 às 21:37

Os caras não fizeram nenhuma contra proposta para o Carille.

Foto do perfil de Vandrinho Rosa

Ranking: 2.244º

Vandrinho 1.441 posts

@vandrinho.rosa em 23/08/2018 às 21:06

Eu penso que um clube do tamanho do Corinthians não pode se acomodar apenas em disputar o G6, apesar de saber que esse ano a realidade é essa mesmo na mais otimista das possibilidades.

O grande erro do SP não foi sua torcida se tornar arrogante, mas sim sua diretoria achar que quem chegasse resolveria, começaram a nós atacar mais do que se preocuparem com a casa deles, isso te lembra algo?

Sobre os ingressos, quando se cobra os preços praticados hoje em nosso futebol a torcida está mais do que em seu direito de cobrar se for necessário, eu penso que nós apoiamos demais nesses anos, e não cobramos nenhum pouco, agora estamos pagando o preço por não cobrarmos quando necessário.

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.191 posts

@sandra.lima4 em 23/08/2018 às 21:05

Tá osso.

Foto do perfil de Joslair Mendes

Ranking: 781º

Joslair 3.830 posts

@joslair.mendes em 23/08/2018 às 20:51

Concordo com você que nenhum jogador técnico ou dirigente não estão acima do Corinthians más o Corinthians sem bons profissionais também não é nada então um precisa do outro.