Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Corinthians era mais humilde

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Márcio

Ranking: 200º

Márcio 9.586 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/08/2018 às 13:44
Por Márcio Costa (@marcio.rodrigo.costa)

Em dezembro de 2014, uma entrevista do Mano Menezes ao UOL passou despercebida pela maioria de nós torcedores. Um pouco antes de encerrar sua segunda e última passagem pelo Corinthians, ele soltou uma frase que talvez explique como poucas coisas o momento que vivemos: 'As pessoas eram mais humildes, e foi o melhor momento para se iniciar um trabalho e sedimentar as ideias. Hoje o Corinthians, entre aspas, é mais entendido'.

Isso ficou desde aquela época martelando na minha cabeça. Claro, foi há quatro anos, de lá para cá ganhamos duas vezes o Brasileiro e duas vezes o Paulista. Nada mal! Mas esses títulos aconteceram justamente nos momentos em que o clube parecia desacreditado e que pouca gente apostava em nós. Foi assim em 2015, principalmente quando o Guerrero saiu; foi assim em 2017, quando éramos a 4ª força e, por fim, este ano quando o Palmares decidia em casa o título, depois de uma vantagem no primeiro jogo.

Aonde eu quero chegar é que quando se cogitou a possibilidade do Carille ir embora, era notório aqui no fórum e também no próprio clube, sobretudo com o presidente, que independente da saída do nosso ex-técnico, o clube se reencontraria rapidamente por causa da estrutura. Que o que nos fez campeões todos estes anos não foram os profissionais, mas sim o que o clube oferece.

Óbvio que ter o melhor CT do Brasil, um estádio moderno e uma gestão esportiva que prima por um jeito Corinthians de jogar, ajudou bastante. Mas essa postura na saída do Carille mostrou uma grande falta de humildade da direção e dos torcedores. Pois parece muito fácil e desqualifica a dedicação de muito ótimos profissionais que tivemos. Lembrando que não estou colocando nenhuma pessoa, seja dirigente, técnico ou jogador acima do clube. Não somos assim e espero que nunca sejamos. Mas essa arrogância não faz bem, porque ela cria a ilusão de que você é melhor do que realmente é.

Dessa forma seu trabalho não é tão bem feito, porque você não enxerga seus reais problemas. Até em um momento de derrotas e crise, como o que vivemos agora, tem que ter humildade para ver que você não é o melhor do país e encarar isso de forma natural, trabalhando para que seja transitório e que em breve esteja novamente no topo ou sendo competitivo.

Sinceramente, exigir deste elenco mais algum troféu este ano beira a insanidade. E quem pensa assim não é acomodado ou torce contra o clube, é porque simplesmente não é a nossa realidade atual. Outros clubes mantiveram muito mais a base ou se reforçaram melhor do que a gente. Não existe milagre no futebol, nem na vida, sendo assim não dá para dizer que somos favoritos, porque o trabalho do Corinthians não foi nesse sentido. Se reconstruir o tempo inteiro é pesado demais.

Não sermos favoritos não nos diminui, mas nos dá a dose de realismo que precisamos neste momento. Até para que possamos reconhecer nossas limitações e fazer o melhor que podemos com ela. Quem sabe assim, não conseguimos algo. Afinal, futebol é o esporte mais imprevisível. Mas às vezes há certos chiliques aqui que dão a exata dimensão desta falta de humildade também na torcida. E pior, também está migrando cada vez mais para o estádio. Uma relação quase de cliente e produto, como se no esporte, o fato de pagar ingresso para o jogo, obrigasse meu time a ter que vencer.

Agora, humildemente, temos que aceitar que nosso campeonato é para chegar no G6 no máximo. Libertadores, Copa do Brasil são apenas sonhos, que dificilmente serão realizados. No mais, é exigir (aí sim devemos cobrar) empenho, dedicação e organização, dentro das quatro linhas; e uma gestão mais transparente e que preze pelo bem do clube, fora delas.

No mais, nossa principal ensinamento é que aconteceu com os bambis. Terminaram a última década com títulos e se auto-intitulando 'soberano'. Só agora voltaram a disputar um título. Lembram-se o quão arrogantes eles eram e como pagaram por várias temporadas por isso? Será que precisamos chegar a este ponto?

Para quem quiser ver o trecho da entrevista do Mano ao qual me referia, segue o link abaixo.

https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/12/05/mano-ensaia-saida-com-critica-corinthians-era-mais-humilde-em-2008.htm Mano ensaia adeus com crítica. Para ele, Corinthians já foi mais humilde - Futebol - UOL Esporte Mano ensaia adeus com crítica. Para ele, Corinthians já foi mais humilde - Futebol - UOL Esporte Por mais que a palavra equilíbrio tenha ficado marcada para o antecessor Tite, não há treinador que simbolize melhor essa palavra que Mano Menezes. Dentro ... esporte.uol.com.br esporte.uol.com.br

Vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Wallace Marques

Ranking: 1.297º

Wallace 2.463 posts

@wallace.marques4 em 23/08/2018 às 18:21

Perfeito! Perfeito! O melhor post dos últimos tempos! A torcida do nada passaram a acreditar não sei porque que o Corinthians é obrigado a ganhar sempre! Falou tudo parabéns!

Foto do perfil de Estefan Florencio De Oliveira

Ranking: 8.541º

Estefan 224 posts

@estefanoliveira em 23/08/2018 às 17:57

Parabéns pelo tópico!

Foto do perfil de Ale Iskandar

Ranking: 3.260º

Ale 945 posts

@aleiskandar em 23/08/2018 às 17:40

Ser pobre é uma coisa, ser humilde é outra, não se confundam. A torcida não é a mesma do Pacaembu, que mesmo com um time tendo Finazzi, clodoado, betão e companhia, estava lá cantando e empurrando faça sol ou chuva. Hoje os torcedores se dizem que não são 'othários' e que não aceitam a babaquice da diretoria. Corinthians sempre foi sofrido, time do povo, ou acha que foi algum riquinho que criou o #VaiCorinthians?

Foto do perfil de Naldinho Cavalcante

Ranking: 1.903º

Naldinho 1.721 posts

@naldinho.cavalcante em 23/08/2018 às 17:38

Eu tinha falado em um tópico quando o Carille saiu, que se os discursos continua assim vamo ficar igual os Bambi, vivendo do passado, o Andrés tá igual o Juvenal Juvêncio. Achando que é só colocar qualquer um no comando que só por ser o Corinthians vai ganhar todos os títulos.

Publicidade

Foto do perfil de Raphael Paciullo Ramalho

Ranking: 9.019º

Raphael 204 posts

@raphael.paciullo.ram em 23/08/2018 às 17:37

Perfeito.

Creio que a soberba do excelentíssimo Filha da put@ do presidente do Corinthians contagiou os demais profissionais da diretoria e hoje eles acham que com um time amador e com um treinador de várzea, bateremos o Real Madrid na final do Mundial. Assim como teve torcedor dizendo quando alguns jogadores foram contratados...

Sinto saudades do Corinthians dos anos 2008 à 2012. Era um time aguerrido em campo e organizado taticamente.

Foto do perfil de Ronald Mogrovejo Guzman

Ranking: 9.098º

Ronald 202 posts

@ronald.mogrovejo.guz em 23/08/2018 às 17:30

Eu não vi nenhum torcedor arrogante, e também não vi nenhum torcedor cobrando título... E sim cobrando postura, organização, até porque a maioria dos clubes estão quase que na mesma situação... Salvo uns 7... O resto ou é pobre e não tem como se estruturar, ou sofreu um desmanche e tá sofrendo com isso... Isso passa com o Fluminense, Vasco, Santos, Botafogo, e Corinthians, os outros são clubes pobres que não conseguem fazer um grande investimento... O problema que nós temos um dos piores treinadores do campeonato... Muito limitado, teoricamente pode saber muito... Mas na prática, se bobear qualquer de nós faz melhor que ele.

Foto do perfil de Marcos Simões

Ranking: 7.065º

Marcos 311 posts

@marcos.simoes em 23/08/2018 às 17:11

#ForaAndrés #ForaLoss

Foto do perfil de Wildson Gomes

Ranking: 452º

Wildson 5.834 posts

@wildson.gomes.pinto em 23/08/2018 às 16:54

Valeu bom livro.