Corinthians x Cruzeiro

Pela Copa do Brasil, o Corinthians vai perdendo do Cruzeiro

Acompanhe ao vivo

Tite, Pato, ano de 2013, elenco pra 2014, um novo técnico ou não, Mário Gobbi. Análise completa!

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Marcelo @traluscofiel em 28/10/2013 às 20:33

O ano de 2013 foi um desastre, horroroso? Se formos pensar em títulos, não. Ganhamos dois, em cima de rivais, Paulista e Recopa.

Mas se formos pensar em futebol apresentado, foi fraco, muito fraco, principalmente após a saída do Paulinho. Parece que após sua transferência, ele levou junto nosso meio e ataque, mostrando o quanto era diferenciado, um craque.

Paulinho era a nossa engrenagem. Marcava forte, conduzia a bola do meio ao ataque e chegava como elemento surpresa à frente. Ele fazia o esquema funcionar.

Após sua saída, tudo se tornou previsível. Nos tornamos manjados. Ficaram vários buracos na transição da bola do meio ao ataque. É como se o Paulinho ligasse todos os jogadores da frente. Agora sem ele, todos estão distantes uns dos outros, sem aproximação.

Tite tentou achar um novo Paulinho. Guilherme é um ótimo jogador, mas tem característas distintas. Guilherme é mais de cadência, de posso de bola, diferente do Paulinho, que fazia o jogo correr mais. Tite insistiu no esquema, mesmo sabendo que sem o Paulinho, era um esquema previsível. Até hoje, meses depois sem ele, ainda não mudou. Então, resolveu apelar pra defesa. Trancou completamente o time. Apostou em jogadas isoladas, em míseros contra-ataques. Não temos jogadas trabalhadas. Só chutões, lançamentos e um sólido sistema de defesa. Já os nossos sistemas de criação e ataque não existem. São os 10 jogadores de linha antes do meio campo, é atacante marcando lateral, meia armador voltando pra marcar volante adversário. Um time que joga na defesa, de forma pequena e covarde, esperando uma bola.

Às vezes, quando se instala uma pressão sobre o elenco e a comissão técnica, Tite resolve fazer o que detesta: atacar e colocar o time pra frente. Logicamente, quando resolve fazer isso, melhoramos, fazemos gols. Mas aí, no segundo tempo, Tite volta a sua obsessão defensiva e recua o time. Muitas vezes, como foi domingo, perdemos pontos por isso.

Pra mim, Tite não é mau técnico, pelo contrário. Ele somente se tornou irritantemente teimoso, além de perder uma das suas maiores virtudes: a coerência. Se tornou sem critérios, contraditório, confuso. Está completamente perdido.

Respeito muito o Tite. Conquistou tudo aqui, todos os títulos possíveis. Estará sempre na história do clube, mas gostaria de uma nova filosofia de trabalho. Gostaria de ver novamente meu time jogando futebol, atacando, sem medo, com vontade de vencer. Cuca, Mano, Abel, Bielsa ou Oswaldo de Oliveira são nomes que eu aprovaria.

Quanto ao Pato. Muitos acham ele um craque, outros um perna-de-pau. Pra mim, nenhum, nem outro. O altíssimo preço pago de 40 milhões fez com que ele chegasse com o status de fora de série, coisa que ele não é. Mas Pato também não um pereba, caneleiro. Ele tem recursos. Pato não é centroavante, é um segundo atacante. Tanto que os melhores jogos dele no Brasileirão foi atuando nessa posição, com o Guerrero de referência, contra Bahia e Flamengo, em que ele fez dois gols em cada jogo. Ele é rápido, habilidoso, de explosão, arranque, mas precisa de companheiros ao seu lado. Aí vem muito o porque dele ainda não conseguir mostrar tudo que pode: o esquema defensivo do Tite. Em muitos jogos, Pato tinha que marcar, armar pra ele mesmo e receber a bola sozinho lá frente, já que seu companheiro de ataque e o meia que tinha que lhe servir estavam marcando os laterais adversários. Pato é sim bastante prejudicado pela formação ultra defensiva atual. Após o pênalti contra o Grêmio, parece que sua trajetória no clube acabou. Ele bateu de maneira irresponsável? Sim. Tem sua parcela de culpa? Claro. Mas nem de longe é o principal responsável pela eliminação. O pegaram pra Cristo. Esqueceram do Emerson mais uma vez expulso, cavada pra fugir da responsabilidade de bater o pênalti. Esqueceram da obsessão defensiva do Tite e suas incoerências, deixando Renato Augusto no banco, depois de ter tido várias vezes que precisava dele, segurando o time nos dois jogos, em 180 minutos, sendo que o Coritiba domingo precisou só de 5 pra fazer dois gols contra eles. Esqueceram de tudo, menos do Pato. Ele deverá ir embora ano que vem. Uma pena, pois sairá sem mostrar tudo o que pode e de maneira injusta.

Quanto ao Mário Gobbi, um comando pífio. Trouxe jogadores fracos, alguns com aval e a pedidos do Tite, como Ibson e Maldonado, não teve pulso pra tomar rédeas nos momentos em que se exigia mudanças, dando ouvidos várias vezes aos jogadores quando os mesmos nada faziam pra melhorar, e não foi uma só uma vez, vendendo ilusões pra torcida com incontáveis pactos, todos frustrados. Uma direção omissão, conturbada, sem pulso.

O ano ainda não acabou, pois nos resta chegar aos 48 pontos pra fugir do rebaixamento. Isso, de forma deprimente, foi o que nos restou pra esse fim de ano. Claro que eles vendem a possibilidade de chegar a Libertadores, coisa que acompanha os jogos e vê o futebol que estamos apresentamos, não cai nessa outra ilusão que estão vendendo.

Pra 2014, é necessária uma grande reformulação. Dispensas como Ibson e Maldonado, vendas como Emerson e reforços, não só pra chegarem e serem titulares, como também pra compor elenco. Além de um novo treinador, um nova filosofia de trabalho. Uma pena não podermos também termos novamente Andrés Sanchez no comando do clube.

Para o ano que vem, é preciso mudar muita coisa. Continuar do jeito que está, isso não pode acontecer.

1.353 visualizações e 37 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Raphael Vinicius @raphael.vinicius em 28/10/2013 às 20:39

Incrível como você detalhou tudo o que eu penso.

Amilton Cardoso Almeida @corinthiano22 em 28/10/2013 às 21:51

Amigos o Tite indo embora já e uma ótima contratação

Últimas respostas

Luciano Barbosa Dos Santos @.fiel.tibiri em 01/11/2013 às 23:44

O melhor tópico que eu já li, acredito que faltou condicionamento físico, principalmente no 2º tempo, as contusões principalmente de Renato Augusto quando começou a engrenar se machucava, Pato e Guerreiro como você perfeitamente analisou. Paulinho nem precisa falar, na minha opinião o time titular seria: Cássio, Diego Macedo, Paulo André, Gil e Fabio Santos; Ralf, Guilherme, Edenilson e Renato Augusto, Pato e Guerreiro. Contrataria Elias o todo custo é ' alma corintiana '.

Outro detalhe, a perda de Jorge Henrique e o Chicão pesou no elenco.

Falta de um reserva para Ralf e Fabio Santos, imagina se Ralf tivesse machucado nesse intervalo, pois em 2010 perdemos o campeonato.

Douglas e Emersom no meu ver está desinteressado depois dos títulos, principalmente o Douglas, falta gana e o Emerson a parte técnica.

Enfim o que vocês acham...

Publicidade

Marcus Tamoloco @marcosamorim em 01/11/2013 às 23:07

De tudo que você bem detalhou, concordo em 99%, porém Bielsa ou Oswaldo de Oliveira, aí não né? Pra loucos basta os psicanalistas de plantão... Rsss Mas você está certíssimo, em essência com seu texto @traluscofiel.

Leandro Levy @leandro.levy em 30/10/2013 às 12:36

Só não quero que o Pato seja vendido. Ele pode fazer muito mais pelo Corinthians.

Andre Ruiz @aruiz em 30/10/2013 às 10:12

Perfeito amigo, acho que Elias seria fundamental para função do Paulinho, mais também precisamos de mais algumas peças.

Lucas Xavier @alvifiel em 30/10/2013 às 10:12

Muito Bom!

André Emerson De Oliveira Oshikawa @deco1910 em 30/10/2013 às 10:02

Bom texto, porém discordo em algumas coisas, coomeçando pelo apoio ao Mano, Cuca, técnico fracos...principalmente o Mano que é muito retranqueiro, ao extremo, se duvidar, mais retranqueiro que o Tite...

Sobre o Pato concordo que não é esse exclente jogador que dizem, pra mim é mediano, mas não pereba igual o Romarinho...

Mhiro Fiel @psiquiatra em 30/10/2013 às 08:21

Parabéns Tite. (estou agradecendo)

FORA empaTite. (estou protegendo o Tite de Queimaduras)

Alessandro Oliveira @alessandro.p.oliveir em 30/10/2013 às 08:20

Analise perfeita! Nada a acrescentar.

Mhiro Fiel @psiquiatra em 30/10/2013 às 08:18

Muito bom.

Douglas Sarchi @douglas.sarchi em 28/10/2013 às 21:59

Falou Tudo. Sem Mais...