História do Corinthians e linha do tempo; conheçam melhor a trajetória do nosso amado clube

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Roger #115 @roger.vinicius.silva em 17/09/2018 às 23:27

A ideia da fundação de um clube no Bom Retiro era assunto preferido dos funcionários da estrada de ferro São Paulo Railway e moradores, sem exceção do bairro. E isso começou a amadurecer quando Joaquim Ambrósio, Carlos Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia foram juntos, assistir no campo do Velódromo a estrela do time inglês Corinthian (sem o s final) Team, na tarde de 31 de agosto de 1910.

Os ingleses derrotam a Associação Atlética das Palmeiras (nenhuma ligação com o Palestra Itália), por 2x0.

Voltaram do jogo maravilhados e com o pensamento mais forte na criação de um time de futebol no Bom Retiro.

Fundação

Um grupo de homens de vida humilde - os pintores de casa Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira e César Nunes; o sapateiro Rafael Perrone; o motorista Anselmo Correia; o fundidor Alexandre Magnani, o macarroneiro Salvador Lopomo, o trabalhador braçal João da Silva e o alfaiate Antônio Nunes - decidiram fundar o seu próprio clube de futebol. Esta foi a aposta deste grupo na fundação do Corinthians, e que você pode fazer em Codigo Sportingbet.

Assim, às 20h30m do dia 1° de setembro, à luz do lampião de gás, altura do número 34 que iluminava a da Avenida dos Imigrantes (atual José Paulino), no Bom Retiro, treze pessoas sacramentaram a fundação do Sport Corinthians Paulista, eles se reuniram e redigiram o primeiro estatuto do clube. Faltava apenas financiamento para o sonho se realizar. Foi aí que Miguel Bataglia entrou em cena. Bataglia era um requintado alfaiate; aceitou participar e foi oficialmente nomeado o primeiro presidente.

O clube já tomava uma cara, mas faltava o nome. As ideias passaram por Santos Dummont, Carlos Gomes e até Guarani, mas nenhuma delas foi escolhida. Foi então que Joaquim Ambrósio sugeriu homenagear o famoso time inglês que fazia uma excursão pelo país: o Corinthian Football Club. O clube que se tornaria o mais querido do Brasil já tinha nome. A torcida e a imprensa chamavam a equipe de Corinthian’s Team. Assim, a letra 's' foi acrescentada ao nome, e o clube ganhou o elegante nome Corinthians.

Primeira diretoria e sede

A primeira Diretoria ficou constituída da seguinte forma: Miguel Bataglia (presidente); Salvador Lapomo e Alexandre Magnuni (vice-presidentes); Antônio Alves Nunes (secretário); João da Silva (tesoureiro) e Carlos Silva (procurador geral). O local onde se confirmou a fundação do Corinthians, foi a residência do Sr. Miguel Bataglia; mas onde o clube foi sonhado e que deve ser considerado seu berço foi o salão de barbeiro de Salvador Bataglia, irmão de Miguel, e que existia à rua Júlio Conceição, esquina da rua dos Italianos. As reuniões continuavam sendo no salão de barbeiro de Salvador, mas ficou pequeno e a sede foi transferida para a confeitaria de Antônio Desidério, na rua dos Imigrantes, nr. 34, esquina com a rua Cônego Martins.

Os primeiros jogos

A estréia aconteceu dez dias após a fundação, em 10 de setembro de 1910. O adversário era o União da Lapa, uma respeitada equipe da várzea paulistana. Jogando fora de casa e esperando levar uma goleada, o Corinthians já mostrava que não estava para brincadeiras, e jogando com muita raça, acabou perdendo por apenas 1 a 0.
O Timão jogou assim: Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João da Silva, Jorge Campbell, Luiz Fabi, César Nunes e Joaquim Ambrósio.

Foi apenas um deslize. Quatro dias depois, no Campo da Rua Imigrantes, o Corinthians já mostraria que nasceu para vencer: 2 a 0 sobre o Estrela Polar. A honra do primeiro gol coube ao atacante Luís Fabi, que assim entrou para a história do clube. Nesta partida o Corinthians formou com Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João da Silva, Jorge Campbell, Luís Fabi, César Nunes e Joaquim Ambrósio. Depois disso, foram dois anos de invencibilidade.

Com os bons resultados e o crescimento da torcida - que desde sempre já se mostrava fiel e fanática - o Timão passou a pleitear uma vaga no Campeonato Paulista (1913). A Liga Paulista resolveu conceder uma chance, mas o Corinthians teria que disputar uma eliminatória. Não deu outra: dois jogos, duas vitórias - 1 a 0 no Minas Gerais, em 23 de março de 1913, e 4 a 0 no São Paulo do Bexiga, sete dias depois - e o passaporte carimbado para disputar o Paulistão deste mesmo ano.

Na primeira partida oficial, o Timão tropeçou no Germânia, perdendo por 3 a 1. Mas Joaquim Rodrigues escreveu seu nome na história do Corinthians como o autor do primeiro gol em partidas oficiais. O Coringão acabou seu primeiro Paulista em 4°. Lugar.

Em 1914, começava a hegemonia: no segundo Campeonato Paulista que disputou (Liga Paulista de Football), o Corinthians não deu chance para os adversários. Uma campanha arrasadora, com dez vitórias em dez jogos, 39 gols marcados e goleadas para todos os lados. Neco (12 gols) ainda se sagrou o artilheiro da competição. Confira os jogos:
12/04/1914- Luzitano 0 x 6 Corinthians
10/05/1914- SC Internacional 2 x 3 Corinthians
17/05/1914- Minas Geraes 1 x 2 Corinthians
21/06/1914- Corinthians 3 x 1 Germania
14/07/1914- Corinthians 5 x 1 Campos Eliseos
26/07/1914- Hydecroft 1 x 4 Corinthians
13/09/1914- Corinthians 4 x 2 SC Internacional
27/09/1914- Corinthians 3 x 1 Minas Gerae
08/11/1914- Corinthians 4 x 0 Campos Eliseos
15/11/1914- Corinthians 3 x 0 Luzitano

Começava assim a história do Sport Club Corinthians Paulista, um clube que ao longo dos seus (mais de) cem anos passou pela várzea, lutou pelo profissionalismo, passou um jejum de 23 anos sem um título de expressão e foi rebaixado a série B do brasileirão. Mas invadiu o Maracanã, conquistou o Brasil, a América e dominou o mundo por duas vezes.

» 01 de setembro de 1910 nasce o Sport Club Corinthians Paulista.

» 10 de setembro de 1910. Nesta data, o Corinthians faz a primeira partida de sua história. Foi no campo da várzea da Lapa, com vitória do União por 1 a 0.

» 1913 - Após vencer dois jogos eliminatórios do Campeonato Paulista da Liga Paulista de Football, o Timão ganhou o apelido de D'artagnan, o quarto mosqueteiro - Daí o surgimento da Mascote do clube.

» O mais antigo clássico paulista começou em 22 de junho de 1913. No Parque Antártica, o Timão caiu frente a equipe do Santos por 6 a 3.

» Corinthians 3 x 1 Barracas (da Argentina), no Parque São Jorge, em 01 de maio de 1929. Esta foi a primeira vitória do Timão em jogos internacionais. E o jornal “A Gazeta” repercutiu o feito com a manchete do jornalista Thomas Mazzoni: o Corinthians venceu com 'fibra de mosqueteiro' - a segunda versão da criação do Mascote do time.

» Em 5 de dezembro de 1976, a Fiel lotou o Maracanã. Mais de 70 000 corinthianos invadem o Rio de janeiro para assistir a Semifinal do Brasileirão daquele ano. Foi o maior público pagante da história do clube (146.043 pessoas) e o maior deslocamento popular do mundo por causa de um evento esportivo em todos os tempos, e o Corinthians voltou classificado para final contra o Internacional.

» O ano que ninguém esquece. Em 1977, um gol de Basílio, aos 36 minutos do segundo tempo da decisão do Paulistão daquele ano, mudou a história do Alvinegro. Naquela noite o time quebrou um jejum de 22 anos, oito meses e sete dias sem títulos de expressão.

» Em 29 de janeiro de 1983, Corinthians faz 10 a 1 no Tiradentes do Piauí, pelo campeonato brasileiro. É a maior goleada da história da competição.

» No dia 14 de janeiro de 2000 0 Timão vence o Vasco da Gama nos penais, em pleno Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e conquista o primeiro campeonato mundial de clubes da FIFA.

» Uma das maiores frustrações da história do clube ocorre em 02 de dezembro de 2007. O Corinthians empata com o Grêmio e é rabaixado para a Série B do campeonato brasileiro.

» Corinthians completa 5000 jogos em sua história no dia 17 de fevereiro de 2008, no empate por um gol diante do Bragantino, em jogo do campeonato paulista. E por falar e empate, este foi o de número 1222.

» Timão faz jogo de número 1.500 no Pacaembú diante do ABC de Natal em 30 de agosto de 2008. O resultado: Corinthians 4 x 0 ABC.

» Corinthians vence o Ceará por 2 a 0, em 25 de outubro de 2008, e retorna a elite do futebol brasileiro com seis rodadas de antecedência.

» A data de 04 de março de 2009 é marcada pela estréia de Ronaldo 'Fenômeno' depois de mais de um ano sem participar de uma partida. Ele jogou cerca de 25 minutos no jogo da Copa do Brasil, Itumbiara 0 x 2 Corinthians.

» O Timão conquista sua vitória de número 400 no Brasileirão ao vencer o Barueri, por 2 a 1, em 23 de maio de 2009 no estádio do Pacaembú.

» 29 de janeiro de 2010: Corinthians apresenta patrocínio de R$ 38 milhões por ano - o maior acordo de patrocínio de um time de futebol do Brasil, que teve início em 1° de fevereiro e válido até 31 de março de 2012.

» Gol 10 mil: em 14 de março de 2010 o jovem Dentinho faz o gol 10 mil da história do Corinthians em partida do campeonato paulista contra o Santo André.

» 1° de setembro de 2010 comemora o Centenário.

» 2012: Faz sua primeira final de Libertadores conquistando o título em cima Boca Juniors - 1x1 na Bombonera, e 2x0 no Pacaembu. No mês de dezembro se torna, ao lado do Barcelona, o maior campeão do Mundial de Clubes da FIFA, ao bater na final, o Chelsea da Inglaterra, por 1 a 0, com gol do peruano Paolo Guerrero.

Fonte: https://www.campeoesdofutebol.com.br/ Campeões do Futebol campeoes brasileiro, campeoes estaduais, campeoes da libertadores, campeoes da copa do mundo, campeoes nacionais, copa do brasil, campeoes mundiais, campeoes... campeoesdofutebol.com.br

5.675 visualizações e 46 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Últimas respostas

Fernando Zemetek #180 @fernando.zemetek em 20/09/2018 às 17:17

vai Corinthians!

mauricio #28 @mx1972 em 19/09/2018 às 23:51

" " É isso aí...Tatu neles kkkkk

Publicidade

Ricardo Amaral #2.017 @ricardo.amaral4 em 20/09/2018 às 01:02

Parabém, linda história, humildade, raça. Vai Timão

Mauricio Di Santi #28 @mx1972 em 19/09/2018 às 23:51

É isso aí...Tatu neles kkkkk

Fernando #180 @fernando.zemetek em 19/09/2018 às 20:36

" " Tatu neles irmão!

George Rogério Concha Arciénega #1.933 @georgearcienega em 19/09/2018 às 23:19

Timão é tudo! é família, meu país e minha religião!

Luiz Fernando Balestrero #3.708 @luiz.fernando.balest em 19/09/2018 às 21:04

Minha vida, meu amor! VAI CORINTHIANS!

Fernando Zemetek #180 @fernando.zemetek em 19/09/2018 às 20:36

Tatu neles irmão!

mauricio #28 @mx1972 em 19/09/2018 às 17:57

" " É um fato pitoresco é muito legal da história corintiana ocorrida lá em 1919. Tatu era o no.e da fera.

Toninho Cata #465 @toninho.cata em 19/09/2018 às 18:13

O Timão entrou em campo 10 dias após ter sido 'criado', o time foi formado em 10 dias? - já jogava antes? - na várzea?

Mauricio Di Santi #28 @mx1972 em 19/09/2018 às 17:57

É um fato pitoresco é muito legal da história corintiana ocorrida lá em 1919. Tatu era o no.e da fera.

Fernando #180 @fernando.zemetek em 19/09/2018 às 17:38

" "

Verdade.

Dessa eu não sabia.

MT OBRIGADO irmão por ajudar a manter viva a gloriosa História do Timão!

Fernando Zemetek #180 @fernando.zemetek em 19/09/2018 às 17:39

Verdade

Se tivesse uma espécie de 'vestibular da bola' nesses moldes; muito pé de rato sequer se inscreveria.

Jose #6783 @jose.ribeiro em 19/09/2018 às 13:59

" "

Ultimamente devíamos ter um curso sobre a história do clube para torcida e jogadores.
Tá tendo muito desrespeito

Fernando Zemetek #180 @fernando.zemetek em 19/09/2018 às 17:38

Verdade.

Dessa eu não sabia.

MT OBRIGADO irmão por ajudar a manter viva a gloriosa História do Timão!

mauricio #28 @mx1972 em 19/09/2018 às 16:53

" "

Há um fato curioso ocorrido na história do SCCP. Foi em 1919, quando o atacante Tatu, que era negro, marcou o gol da vitória corintiana sobre o paulistano, que era um time de elite. Essa Vitória teve uma conotação sociológica muito forte na época por se tratar de um gol marcado por um jogador negro (era muito difícil negros no futebol nesse período) contra o time da elite. Foi um acontecimento social.