Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Fazendo o 4-2-4 dar certo, por Unai Emery

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alexandre

Ranking: 7.799º

Alexandre 261 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 16/10/2018 às 12:31
Por Alexandre Navarro (@xnavarro)

Pessoal, quem acompanha o Arsenal sabe o quanto o time cresceu de produção esse ano (9 jogos invictos e ataque mais eficiente da Inglaterra atrás do medalhudo City). Se liguem nessa análise de como isso está acontecendo:

Para quem não fala inglês, vou resumir MUITO: O sistema que o Emery usa visa popular o meio de campo para permitir o melhor aproveitamento dos espaços na lateral (os laterais sobem e descem o tempo todo). Além disso, o na subidas para o ataque, a área fica com um número empatado de atacantes vs zagueiros, o que aumenta as chances da bola sobrar para algum jogador de ataque. Em contra-ataques, a subida do atacante na diagonal aproveita melhor os espaços com menor risco de impedimento. Na defesa, os dois volantes velozes fortalecem a zaga e os meias mais avançados se aproximam pra ajudar na transição quando a bola for roubada. Obviamente, eles têm o Lacazette, o Özil e o Aubameyang, mas estamos falando de futebol brasileiro. Assim como nós, o lateral direito é mil vezes melhor que o esquerdo (o Monreal é muito mais confiável na marcação que o Avelar, isso é verdade, mas ainda assim...) e os dois volantes são box-to-box muito competentes na marcação (nenhum deles mais competente que o Ralf). Eles tomam bastante gol, mas também fazem muito.

Eu consigo ver nosso time com esse tipo de funcionamento, com Ralf e Araos (ainda acho que ele vai se encontrar), Jadson e Vital, Diaz (vamos ver se ele rende) e Pedrinho.

Vamos com tudo hoje.
Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Fábio De Carvalho

Ranking: 147º

Fábio 11.176 posts

@fabiomcbaltz em 17/10/2018 às 04:32

Toda vez que vejo falarem em 4-2-4 eu dou risada. Mano! Ninguém joga com 4-2-4. O que acontece é que futebol não é pebolim, e o que chamam de 4-2-4 é na real tão simplesmente um 4-4-2 ou um 4-5-1 onde dois meias entram na área.

Pode ver que no vídeo ele já começa mostrando um 4-5-1.(A moda 'nova' é dividir o meio de campo em mais de um setor, o que evidentemente é uma bobagem. São três setores, defesa, meio e ataque, então tudo depois disso é só pirotecnia...)

Por que insisto que ninguém joga com 4-2-4. Porque isso significa que você teria quatro defensores, apenas DOIS MEIAS e os outros seriam atacantes. Significa também que você teria quatro jogadores marcando a saída de bola do time adversário tão simplesmente por já estarem ali.

Como não é isso que geralmente acontece, o que todo mundo vê, normalmente, é um 4-4-2 com desenhos diferentes de meio de campo.

Em 98-99 Marcelinho e Ricardinho viviam dentro da área nos momentos ofensivos do Corinthians... Era 4-2-4? Não. Em 2015 Tite dizia jogar com o tal 4-1-4-1 que nos inferniza a vida até hoje. E Renato Augusto, Jadson e Elias viviam dentro da área fazendo gols. Era 4-1-5? Pior ainda, né?

Essas sopas de letrinhas se referem ao momento neutro da partida, escalação, saída de jogo e tal. Porque até no momento defensivo, você vai ver que se resolver contar, vai ter números diferentes pra dar nome ao esquema.

O time com Jair Loss não funciona por um motivo simples: ele tá armando tudo errado. Ele joga com um 4-5-1 onde a defesa tá normal, mas o meio tem Ralf, Douglas ou Gabriel, Vital, Clayson e Romero. TODOS DEFENDENDO. E somente um cara pra ser o atacante. E ele escolheu nosso ÚNICO MEIA DE ARMAÇÃO pra fazer o 9. Se isso não é burrice, eu não sei o que é.

Como disse: futebol é dinâmico e em determinado momento alguém que é defensor acaba atacando e vice-versa. Mas no Corinthians de Jair Loss a premissa é defender. Mesmo que pra isso ele arme um meio onde só um cara seja especialista na tarefa.

Foto do perfil de Guilherme Antenas

Ranking: 4.468º

Guilherme 621 posts

@guilherme.antenas em 16/10/2018 às 22:58

A diferença é que lá eles buscam mais fazer o gol, do que tomar o gol!

Foto do perfil de Felipe Lukas

Felipe 22 posts

@felipe.lukas em 16/10/2018 às 22:33

O nosso problema é o lado esquerdo, Avelar e Clayson não se deram bem juntos em campobe dificilmente armam alguma coisa. O Avelar apoia muito bem, fez até gols, mas e se perdemos a posse e o adversário sai no contra-ataque? #$!@%, o Avelar não é veloz. Poderíamos até 'marcar' com o Clayson, mas nisso ele já provou que não é capaz. O ataque deles também é eficiente, e principalmente, rápido: Aubameyang nem preciso dizer, um dos homens mais rápidos do mundo, Lacazette, um ótimo velocista e Özil, que tem um ótimo controle de bola. São eficientes porque conseguem fazer transições com clareza e com entendimento. O nosso problema é que Jadson está muito velho pra dar um simples pique de 15,20m... Vamos ver o que o Jair apronta...

Foto do perfil de Tiago Joly

Tiago 57 posts

@tiago.joly em 16/10/2018 às 21:49

Isso mesmo e ainda talvez carlos no lugar de avelar

Publicidade

Foto do perfil de Jose Roberto

Ranking: 1.128º

Jose 2.784 posts

@mustang em 16/10/2018 às 21:43

Ótimo tópico parabéns!

Foto do perfil de Nikolas Brenand

Ranking: 5.211º

Nikolas 502 posts

@nikolas.brenand em 16/10/2018 às 21:35

O problema é que pra fazer isso precisamos de peças mais técnicas e qualificadas para algumas posições

Foto do perfil de Marcelo Antonio De Moura

Ranking: 3.234º

Marcelo 951 posts

@marcelo.antonio.de.m em 16/10/2018 às 21:29

Será que temos um elenco bom o suficiente pra esse esquema funcionar?

Foto do perfil de Henry Vj

Ranking: 4.145º

Henry 683 posts

@hj007 em 16/10/2018 às 21:12

Também acredito no Araos. Pena que ele tomou vermelho na primeira partida e não pode jogar nessa. Para o ano que vem ou pra sequência do brasileirão pode ser.