Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Marketing? Marketing!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Paulo

Ranking: 2.383º

Paulo 1.330 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/11/2018 às 22:20
Por Paulo Cunha (@burnex)

Eventualmente resolvo usar esse espaço pra dizer algo que me engasga. Não pra conseguir pageviews ou mesmo as famosas curtidas, mas porque gosto muito do MeuTimão nos permitir essa ferramenta que trato como um blog pessoal.

Hoje estava pensando sobre o Marketing. Capitaneado pelo Rosemberg.

Não sou eu que vou ser o diferentão dizendo que o marketing tá uma bosta. Todo mundo já percebeu. O desafio é tentar entender o porque isso está acontecendo.

Na primeira passagem do Rosemberg, muitos acertos (Ronaldo sendo o principal), mas já se notava ali uma certa soberba, acobertada pelos títulos seguidos entre 2009 e 2012. As alfinetadas no Palmeiras e outros times estavam ali, mas passaram despercebidas pelo Corinthiano que a época se divertia e realmente queria zoar, esquecer a draga da segundona dando uma volta por cima épica.

Penso que essa época vitoriosa foi o que também permitiu algumas ações de marketing que realmente só funcionariam numa boa. Exemplificando: O que você, Corinthiano, diria se hoje a diretoria anunciasse um projeto de trazer um 'promissor' jogador da China? O que você colocaria no seu Facebook hoje (enquanto o famigerado 'facenois' não chega) se a diretoria anunciasse uma nova 'Republica Popular do Corinthians' ou a 'Locospirose'? Iria aderir ou xingar?

As plataformas oficiais do clube também parecem a deriva. Somente este ano, erros inaceitaveis, desde aviso de contratação frustrada (caso Zeca), fogo amigo (o tweet 'respeita as minas' irônico para Leila Pereira) e até mesmo exposição desnecessária a um fato isolado (repudiar o assédio a jornalista Fabiola Andrade antes da confirmação do mesmo). São muitos erros! Fosse uma empresa, um líder de determinado setor cometendo tantos erros deveria ser afastado da posição, trocado por outro e na mais triste das hipóteses, demitido.

Vemos um potencial gigantesco sendo desperdiçado a cada dia que passa sem que nos sejam passadas informações minimamente confiáveis, como patrocínio principal e naming rights. Tamanha irresponsabilidade hoje faz com que o próprio Corinthiano zoe livremente com esses assuntos. Imaginem o que pensam então as empresas que poderiam se dispor ao patrocínio? E quanto as empresas que investem hoje no Corinthians, quais ações (que eles gostam de chamar 'ativar a marca') conseguimos lembrar hoje? Me lembro apenas da enquete Estrella Galicia para o melhor jogador do time no jogo (o que convenhamos, ultimamente...é quase uma anti-ação de marketing). Essa mesma Estrella Galicia patrocinou recentemente uma das mais aclamadas séries atuais, lá Casa de Papel... Não precisa ser gênio no campo da propaganda pra saber que uma coisa poderia se ligar a outra naturalmente. Além claro de FoxLux, Minds... Etc. Empresas que me parecem de um 'segundo escalão' em seus segmentos. Enfim, ao menos estão depositando a grana (esperamos).

Com tudo isso cheguei a uma conclusão...Rosemberg é sim um grande nome, mas o seu tempo no marketing se esgotou. Talvez como diretor financeiro (sua formação e carreira), poderia propor por exemplo a solução para o rombo que temos no clube social e esportes terrenos. Sei lá...Poderia tentar ao menos. E abrir espaço para uma nova cabeça no Marketing (ou mesmo uma consultoria - na minha opinião, de leigo, de quem ve de longe, essa seria a melhor opção).

Gostaria de saber de vocês também (aos que acompanharam o textão rs)...se concorda ou discorda - com respeito!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Joao Raimundo Pereira De Brito

Ranking: 1.697º

Joao 1.925 posts

@joao.raimundo em 25/11/2018 às 09:22

Tá difícil esse ano. Se conseguisse um patrocínio Master de 25 milhões no ano já estaria bom demais. Acaba logo 2018.

Foto do perfil de Paulo Sérgio Curti Júnior

Paulo 126 posts

@paulo.sergio.curti.j em 25/11/2018 às 09:11

Esse é outro safado, pessoas boas não se juntão a um cretino, ladrão como Andrés Sanchez, na verdade o clube é um ninho de cobras esperando quem será o próximo presidente a sair milhonario apos ser dirigente.

Foto do perfil de Josias Rizzi Filho

Josias 94 posts

@josias.rizzi.filho em 25/11/2018 às 08:45

Cada um no seu espaço, um time sem conselheiros que opinam sobre o que se vai fazer e uma coisa bem feita revela o que foi discutido e todos saem ganhando, mas até agora agora não se fala quanto o Timão arrecadou, onde esta esse dinheiro, e qual e o tamanho da divida da arena, todo corinthiano quer saber, como e que vai ficar se sair uma pessoa, ele tem que passar o que realmente esta acontecendo, agora ficar exaltando este ou aquele e nada de esclarecer e ruim, todas as agremiações tem que ter balancete e balanço para o próximo ano, alguém pode esclarecer sobre isso. Abraço a todos e vai Corinthians

Foto do perfil de Ayrton Faria

Ranking: 473º

Ayrton 5.585 posts

@ayrton.faria Apoiador em 25/11/2018 às 08:31

A coisa vai mal mesmo!

Publicidade

Foto do perfil de Roberto Farina

Roberto 35 posts

@farina1977 em 25/11/2018 às 08:30

Os resultados não vieram esse ano, o que contamina as avaliações.

Deixem eles trabalharem até o final do mandato.

Foto do perfil de Caveirudo El Loko

Ranking: 5.114º

Caveirudo 513 posts

@dirtysanchez em 25/11/2018 às 08:15

Aos poucos os torcedores estão percebendo que precisamos de profissionais qualificados do mercado para gerir o futebol.

Rosenberg é o típico “cartola”, faz de tudo um pouco no futebol. Passou por áreas financeiras, administrativas e Marketing.

Mas, será que ele ter o perfil e conhece (tem background) para tocar o Marketing. Acertou em alguns pontos mas não vejo nenhuma movimentação para novas grandes ideias.

Ao meu ver, temos grandes corinthianos espalhados por várias áreas profissionais. No Marketing, sinceramente eu faria um convite para um Corinthiano Roxo WASHINGTON OLLIVETO. O Maior publicitário brasileiro e um dos maiores história.

O cara se aposentou praticamente da McCann, agora é a hora dele trabalhar no que ama.

Mas a pergunta, os cartolas do clube querem isso? Profissionais qualificados? Ou o um André Negão, Mané da Carne entre outros que figuram dentro do nosso Timão?

Foto do perfil de Pedroo Arraes

Ranking: 690º

Pedroo 4.234 posts

@pedroo.arraes em 25/11/2018 às 05:27

Quer ativar o marketing? Tráso Ibra e até eu faço um plano de marketing top... Primeiramente como n existe jogador de destaque e muito menos uma estrela no Corinthians fica difícil uma empresa investir... Veja na época Ronaldo, empresas doida pra expor o nome delas numa camisa do Ronaldão... Ele fizesse um golaço seria uma propaganda pra vida inteira

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 25/11/2018 às 01:32

A chegada do Ronaldo não foi um acerto do Rosenberg e nem do Andrés.

QUEM TROUXE O RONALDO PARA O CORINTHIANS FOI O MANO MENEZES.

O próprio Rosenberg admitiu isso no programa Bola da VEZ da ESPN.

O Mano Menezes pediu exames do Ronaaldo eviu que ele clinicamente estava bem, então insistiu pra contratação dele.

O Andrés tentou, mas disse que só poderia pagar certa quantia.

E ATÉ A ENGENHARIA FINANCEIRA FOI IDEIA DO PRÓPRIO RONALDO!

Ronaldo que sugeriu em usar o espaço da camisa.

A REALIDADE É QUE SE DEVE MUITO MAIS AO MANO MENEZES E RONALDO, MAS QUEM LEVOU OS MÉRITOS FORAM O Andrés E O ROSENBERG.

Agora que tudo depende só deles, estamos vendo o resultado.

Superestimaram demais o Rosenberg e o Andrés.

Sempre achei eles péssimos gestores, administradores.

MAS COMO EU AMO O MEU CLUBE, TORÇO PRA QUE ELES SE RECUPEREM, E PELO MENOS FAÇAM ALGO DECENTE NESSE MANDATO DELES.

Vamos torcer!