Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O que esperar do retorno de Fábio Carille ao Corinthians?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Silas

Ranking: 3.363º

Silas 898 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/12/2018 às 21:43
Por Silas Emanuel (@silas.emanuel.de.fre)

O que esperar do retorno de Fábio Carille ao Corinthians?

Fábio Carille ganhou projeção nacional e internacional ao levar o Corinthians ao seu sétimo título brasileiro com um time sem muitas estrelas, mas que jogava um futebol extremamente eficiente para os padrões brasileiros. O time-base de 2017 contava com os experientes Cássio, Balbuena e Jadson orientando os mais jovens, com o atacante Jô numa fase iluminada (foi artilheiro do Brasileirão com 18 gols) e uma proposta de jogo muito clara: dar a bola ao adversário, forçar o erro com uma marcação bastante intensa no seu campo e acelerar nos contra-ataques. O 4-2-3-1 se transformava num 4-4-2 em duas linhas quando o adversário tinha a bola e tinha em Rodriguinho a sua principal peça criativa, seja vindo mais de trás (numa variação para o 4-1-4-1) ou mais próximo dos atacantes. O sistema era tão eficiente que o Corinthians terminou o torneio com a melhor defesa da competição (apenas 30 gol sofridos).

O Corinthians campeão brasileiro em 2017 era eficiente ao extremo e contava com uma defesa difícil de ser vencida. Fábio Carille deixou sua marca na história do clube com uma estratégia bem definida.
A temporada seguinte começou com baixas. Jô deixou o Corinthians e foi para o futebol japonês. Guilherme Arana foi para o Sevilla. E Fábio Carille teve que se virar para manter o nível do seu time com as peças que tinha. A solução foi encaixar Jadson e Rodriguinho num 4-2-3-1 que lembrava muito um 4-2-4 à moda antiga pela movimentação dos dois “pontas de lança” (se é que podemos chamar assim) e a subida dos meias pelos lado no setor ofensivo. A chegada de Mateus Vital trouxe fôlego novo ao meio-campo, assim como Sidcley e o retorno do experiente Ralf. O Corinthians mantinha seu estilo mais reativo, mas ganhava mais variações na hora de atacar. Principalmente com as descidas de Fagner pelo lado direito e a grande fase de Rodriguinho. Nem mesmo a polêmica decisão do Campeonato Paulista diante do Palmeiras conseguiu apagar o brilho do escrete de Fábio Carille.(Choram até hoje).

Fábio Carille apostou num 4-2-4 sem centroavante para conquistar o Campeonato Paulista de 2018. Rodriguinho e Jadson se revezavam na frente e abriam espaços para as chegadas dos jogadores de meio.
As saídas de Balbuena e Rodriguinho e as escolhas ruins da diretoria para suprir as ausências desses atletas enfraqueceram demais o elenco do Corinthians e a equipe chegou a flertar com a zona do rebaixamento. O vice-campeonato na Copa do Brasil e a ineficiência do time comandado por Jair Ventura nas duas partidas da decisão contra o Cruzeiro fizeram com que torcida e conselheiros exigissem o retorno de Fábio Carille. Ele voltou, mas o que ele vai encontrar pela frente? O treinador pode devolver o bom jogo coletivo da sua equipe, mas a sua grande prova de fogo será recolocar o Timão na briga por títulos com o elenco que tem em mãos. Há como se pensar no 4-2-3-1 de 2017 com Jadson centralizado, Mateus Vital ganhando mais oportunidades e Pedrinho sendo guardado para um segundo tempo. Mas a diferença do elenco atual para as outras temporadas chega a ser gritante.

Fábio Carille poderia voltar ao 4-2-3-1 de 2017 com as opções que ele deve encontrar no Corinthians. Mas a diferença para os elencos das temporadas anteriores é muito grande.
Fábio Carille sabe que pode estar se metendo numa roubada ao voltar para o Corinthians. Ainda mais com o que deve encontrar no Parque São Jorge após seis meses no mundo árabe. Não por acaso, o treinador já está participando da escolha de reforços. O volante Richard (ex-Fluminense) pode ser boa opção para dar força ao meio-campo e fazer sombra a Ralf e Gabriel. Caso realmente venha para o Corinthians, o equatoriano Sornoza pode ser alternativa para a vaga de Rodriguinho e para reeditar o 4-2-4 sem centroavante com Jadson. E o possível retorno do experiente Leandro Castán pode ser interessante para devolver um pouco de solidez à zaga corintiana. Mas ainda é pouco para quem quer disputar títulos e Fábio Carille sabe disso. Ainda mais com o assédio do exterior em cima do promissor e talentoso Pedrinho.

Certo é que o Corinthians termina o ano de 2018 com mais dúvidas do que certezas. O retorno do treinador que participou das últimas grandes conquistas do clube é sim motivo de esperança. Mas será que isso é suficiente?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Josué Araujo

Ranking: 3.140º

Josué 978 posts

@josue.araujo3 em 09/12/2018 às 16:57

Muitos desvalorizam nossos jogadores mas nosso elenco não é tão fraco como dizem... Já vi pessoas dizendo aqui no fórum que é pior que o de 2007... Temos o Cássio que nem precisa explicações... Fagner é da seleção Léo Santos nas mãos do Carille vai ser grande e com a chegada do Castan a zaga melhorara, Henrique não é ruim estava sendo mal treinado... Avelar tá osso aguentar ele mas o contrato vai até o meio do ano e o Carille vai recuperar ele Ralf sem palavras o Douglas também tem sido mal treinado Jadson sozinho não consegue jogar... Romero não vinha bem mais quem estava bem em 18? Pedrinho ainda vai mostrar seu potencial... Falta um 9 de responsa... Como já disse nosso elenco não é fraco não é mal treinado e nas mãos do Carille este time dará bons frutos...

Foto do perfil de Abner Rogerio

Ranking: 219º

Abner 9.125 posts

@bininho em 09/12/2018 às 16:51

Esperamos um time organizado...um meio campo compactado e jogadores com mais disposição!

Ah...e o de sempre...uma zaga segura e uns dois títulos por ano!

Foto do perfil de Lucas Ibiapino Alves E Silva

Ranking: 2.318º

Lucas 1.370 posts

@lucas.ibiapino.alve1 em 09/12/2018 às 15:42

Não, não é o suficiente, o Carille não é um milagreiro, teremos que contratar bons nomes ou a coisa vai ficar feia.

Foto do perfil de Valdecir Dos Santos Silva

Ranking: 363º

Valdecir 6.548 posts

@valdecir.dos.santos. em 09/12/2018 às 15:35

Vixi testão da #$!@%...

Pra mim falta um 9 finalizador, um meia pra ajudar o Jadson, um lateral esquerdo. No mais o elenco não é tão ruim assim

Publicidade

Foto do perfil de Henrique Ranieri

Henrique 22 posts

@henrique.ranieri em 09/12/2018 às 15:18

Aparentemente o time titular em 2019 também será competitivo com

Cássio

Fagner. Léo Santos. Castán. Carlos a.

Ralf.

Araos.

Pedrinho. Jadson. Sornosa

? (um nove de qualidade)

Foto do perfil de Leandro Costa

Ranking: 7.905º

Leandro 255 posts

@leandro.costa24 em 09/12/2018 às 13:32

Terminaremos o ano cheio de dúvidas, igual em 2016, você como corinthiano deve saber que nunca podemos subestimar o Corinthians.

Foto do perfil de Davi Felipe

Ranking: 4.144º

Davi 682 posts

@loucopelotimao em 09/12/2018 às 13:32

Espero que o Corinthians volte a ser um time respeitado e competitivo, isso que o Carille conquistou aqui e espero que consiga novamente

Foto do perfil de Fiel Ao Corinthians 77

Ranking: 2.550º

Fiel 1.238 posts

@fielsccp77 em 09/12/2018 às 13:31

Bom texto, mas a verdade que não se pode esperar milagres. O time tem suas limitações e as contratações sempre são incertezas. Mas fato é que devemos ter uma organização tática melhor para 2019!