Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O que esperar do retorno de Fábio Carille ao Corinthians?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Silas

Ranking: 3.357º

Silas 898 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/12/2018 às 21:43
Por Silas Emanuel (@silas.emanuel.de.fre)

O que esperar do retorno de Fábio Carille ao Corinthians?

Fábio Carille ganhou projeção nacional e internacional ao levar o Corinthians ao seu sétimo título brasileiro com um time sem muitas estrelas, mas que jogava um futebol extremamente eficiente para os padrões brasileiros. O time-base de 2017 contava com os experientes Cássio, Balbuena e Jadson orientando os mais jovens, com o atacante Jô numa fase iluminada (foi artilheiro do Brasileirão com 18 gols) e uma proposta de jogo muito clara: dar a bola ao adversário, forçar o erro com uma marcação bastante intensa no seu campo e acelerar nos contra-ataques. O 4-2-3-1 se transformava num 4-4-2 em duas linhas quando o adversário tinha a bola e tinha em Rodriguinho a sua principal peça criativa, seja vindo mais de trás (numa variação para o 4-1-4-1) ou mais próximo dos atacantes. O sistema era tão eficiente que o Corinthians terminou o torneio com a melhor defesa da competição (apenas 30 gol sofridos).

O Corinthians campeão brasileiro em 2017 era eficiente ao extremo e contava com uma defesa difícil de ser vencida. Fábio Carille deixou sua marca na história do clube com uma estratégia bem definida.
A temporada seguinte começou com baixas. Jô deixou o Corinthians e foi para o futebol japonês. Guilherme Arana foi para o Sevilla. E Fábio Carille teve que se virar para manter o nível do seu time com as peças que tinha. A solução foi encaixar Jadson e Rodriguinho num 4-2-3-1 que lembrava muito um 4-2-4 à moda antiga pela movimentação dos dois “pontas de lança” (se é que podemos chamar assim) e a subida dos meias pelos lado no setor ofensivo. A chegada de Mateus Vital trouxe fôlego novo ao meio-campo, assim como Sidcley e o retorno do experiente Ralf. O Corinthians mantinha seu estilo mais reativo, mas ganhava mais variações na hora de atacar. Principalmente com as descidas de Fagner pelo lado direito e a grande fase de Rodriguinho. Nem mesmo a polêmica decisão do Campeonato Paulista diante do Palmeiras conseguiu apagar o brilho do escrete de Fábio Carille.(Choram até hoje).

Fábio Carille apostou num 4-2-4 sem centroavante para conquistar o Campeonato Paulista de 2018. Rodriguinho e Jadson se revezavam na frente e abriam espaços para as chegadas dos jogadores de meio.
As saídas de Balbuena e Rodriguinho e as escolhas ruins da diretoria para suprir as ausências desses atletas enfraqueceram demais o elenco do Corinthians e a equipe chegou a flertar com a zona do rebaixamento. O vice-campeonato na Copa do Brasil e a ineficiência do time comandado por Jair Ventura nas duas partidas da decisão contra o Cruzeiro fizeram com que torcida e conselheiros exigissem o retorno de Fábio Carille. Ele voltou, mas o que ele vai encontrar pela frente? O treinador pode devolver o bom jogo coletivo da sua equipe, mas a sua grande prova de fogo será recolocar o Timão na briga por títulos com o elenco que tem em mãos. Há como se pensar no 4-2-3-1 de 2017 com Jadson centralizado, Mateus Vital ganhando mais oportunidades e Pedrinho sendo guardado para um segundo tempo. Mas a diferença do elenco atual para as outras temporadas chega a ser gritante.

Fábio Carille poderia voltar ao 4-2-3-1 de 2017 com as opções que ele deve encontrar no Corinthians. Mas a diferença para os elencos das temporadas anteriores é muito grande.
Fábio Carille sabe que pode estar se metendo numa roubada ao voltar para o Corinthians. Ainda mais com o que deve encontrar no Parque São Jorge após seis meses no mundo árabe. Não por acaso, o treinador já está participando da escolha de reforços. O volante Richard (ex-Fluminense) pode ser boa opção para dar força ao meio-campo e fazer sombra a Ralf e Gabriel. Caso realmente venha para o Corinthians, o equatoriano Sornoza pode ser alternativa para a vaga de Rodriguinho e para reeditar o 4-2-4 sem centroavante com Jadson. E o possível retorno do experiente Leandro Castán pode ser interessante para devolver um pouco de solidez à zaga corintiana. Mas ainda é pouco para quem quer disputar títulos e Fábio Carille sabe disso. Ainda mais com o assédio do exterior em cima do promissor e talentoso Pedrinho.

Certo é que o Corinthians termina o ano de 2018 com mais dúvidas do que certezas. O retorno do treinador que participou das últimas grandes conquistas do clube é sim motivo de esperança. Mas será que isso é suficiente?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Bruno A.

Ranking: 160º

Bruno 10.898 posts

@bruno89 em 09/12/2018 às 13:03

Se não reforçar o time, não tem milagre.

Foto do perfil de O Exterminador

Ranking: 2.651º

O 1.184 posts

@andre.ferreira.de.qu em 09/12/2018 às 12:34

Esse time que foi montado pelo Carille em 2017, sofreu a mesma incognita do time de agora, pois a temporada de 2016 foi desastrosa também.

Foto do perfil de Turcão

Turcão 127 posts

@turco em 09/12/2018 às 12:26

Títulos

Foto do perfil de Ricardo Resende

Ranking: 2.080º

Ricardo 1.565 posts

@ricardo.resende2 em 09/12/2018 às 11:42

Um jogador que poucos deram valor e que faz uma falta gigante e não vi você se recordar dele é o Maycon!

Homem de bola parada, flutuando pelo meio, chegada na área estilo Paulinho e saiu a preço de pinga, aí já gastou uma grana com Douglas e Richard. Mas vai entender.

E quanto a questão do que o Carille pode fazer... Sinceramente, sem ao menos 3 reforços de peso. Quero nem imaginar

Publicidade

Foto do perfil de Pep Gaviola

Ranking: 2.728º

Pep 1.152 posts

@ronaldo7 em 09/12/2018 às 11:41

Reforços de qualidade e jogador que não sintam o peso da camisa. Chega de apostas e improvisações

Foto do perfil de Alessandro Anderson

Ranking: 1.065º

Alessandro 2.960 posts

@alessandro.anderson em 09/12/2018 às 11:40

Com Carille já é meio caminho andando, mas não podemos colocar todo o peso nas costas dele. Precisamos dar peças e elenco para ele, se isso acontecer, com a estrutura que temos, com novas peças e elenco bom e Carille, seremos campeões.

Foto do perfil de Lucas Vilar

Ranking: 4.715º

Lucas 577 posts

@lucasvilar em 09/12/2018 às 11:34

Uma coisa é certa: o time precisa de atacantes. Sem o Rodriguinho (ou alguém com capacidade de fazer o falso 9, que nem Jadson, nem Vital, Pedrinho ou Sornoza tem), o 4-2-4 não tem como funcionar. André Luís parece promissor, Gustavo fez uma ótima temporada, mas nenhum deles já se provou ou consagrou. Precisamos de alguém já renomado.

Foto do perfil de Eduardo Cano

Ranking: 270º

Eduardo 8.074 posts

@educano em 09/12/2018 às 11:25

Se não reforçar o elenco com qualidade eu não espero títulos...mas um time organizado...defensivo e brigador...