Mateus Vital - Função ideal

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Carille #11.263 @escudeiro.lateral em 24/01/2019 às 18:09

Fala Fiel!

A principio já digo que não to pedindo o Vital de titular ou não, mas, é o fato que ele não tem rendido o tanto que nós esperamos ou sabemos o que ele pode desenvolver nesse meio de campo.

Percebi que o Vital não é aquele meia cerebral (tipo Jadson), o cara do último passe, que chega na área para finalizar e tudo mais. Tenho enxergado nele mais um meia-segundo volante (tipo Renato Augusto, guardado as devidas proporções).

Obviamente imagino que a parte defensiva dele não seja das melhores, mas acho que se trabalhasse ele apenas para fechar espaços e antecipações no meio campo, já seria muito bom.

Não sei se todos acompanham o futebol europeu mas eu sempre assisto o campeonato holandes, sempre tem muitas promessas... E nesses dias vi o De Jong que era do Ajax ir para Barcelona. E pensei comigo, o Vital tem o POTENCIAL para desempenhar o mesmo tipo de jogo que esse garoto holandes faz, um box-to-box, o cara que dita o ritmo do meio de campo, que é muito bom no controle de bola, veloz, tem bom passe, faz bons lançamentos.

Eu vejo o Vital podendo exercer essa função muito bem no Corinthians, até porque hoje, ainda que Sornoza esteja mal na função do lado esquerdo, o Vital não melhoria muito o nível daquele lado levando em conta as últimas atuações dele.

Então, acho que a comissão técnica deveria ter um olhar especial para esses nossos jovens (Vital, Pedrinho, Mantuan quando estava) e procurar fazer com que ele evoluam o seu futebol, pois, é isso que se espera de promessas, que cresçam futebolisticamente.

Salve Favela!

7.245 visualizações e 108 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Fiscal De Post #599 @sincerao96 em 24/01/2019 às 18:19

Já falei milhares de vezes isso aqui, estamos perdendo um ótimo jogador por burrice

Rodrigo Almeida #5.012 @rodrigo.almeida39 em 24/01/2019 às 18:12

Queria ver o Pedrinho e o vital no meio sem o Jadson. Pra vê se eles se soltam mais como meia.

Últimas respostas

Victor Claudio #2.078 @claudius em 25/01/2019 às 13:36

Vital hoje é inútil

Tá cheio de jogador com perfil dele: só dribla

Falta a definição: Chute ou Passe...ele consegue ser ruim em ambos

E pior: não é veloz e não é bom na marcação (e nem tem força)

EU disse ano passa que ele deveria aprender a chutar..ainda dá tempo..pode virar um meia atacante..ou melhorar nos passes, como aconteceu com Coutinho...mas de volante tenho certeza que seria desastroso

Amanhã poderia ser utilizado como meia mesmo, pra gente ver como está no quesito assistências e chutes a gol

PS: Ele até tem um cruzamento razoável, mas a velocidade não ajuda

Publicidade

Lucas Mota #6.620 @lucas.mota12 em 25/01/2019 às 13:25

Gosto do Vital como um meia atacante do lado esquerdo, e de vez em quando, como um ponta esquerda

É ali que ele pode funcionar bem

Elton #3.725 @jown.toreto em 25/01/2019 às 13:09

Tenho algumas deficiências, mas demência em ver o que é real não. E se não for ao estádio para empurrar o TIME, sugestão assiste na TV.

Rodrigo #5012 @rodrigo.almeida39 em 24/01/2019 às 22:43

" " Não falei que tem que tirar ele do time em definitivo ou que ele não presta. Além de mau educado tu também é analfabeto funcional.

Ronaldo Cataneo #2.527 @romaria em 25/01/2019 às 12:11

Li várias análises e percebo que há um certo pesimismo exagerado.En duas rodadas e com um time completamente novo, já se cobra entrosamento e tudo mais! Calma que a jornada é longa e como numa corrida de longa distância os coelhos nunca chegam!

Marcelo Mello @marcelo.mello1 em 25/01/2019 às 11:23

Ponta esquerda, igual jogou contra o Flamengo na semi da Copa do Brasil

Wilson Antunes #222 @wawawa em 25/01/2019 às 11:06

Infelizmente tem torcedor que vê o jogador pelo que ele sabe driblar...

O Domingos da Guia (filho) foi um dos maiores jogadores de meio campo que eu vi jogar, ele dava um ou dois toques na bola (sempre pra frente) e fazia o time correr, por isso o Vital como é novo, precisa corrigir:

Ele tem bom domínio de bola, mas tem quatro defeitos:

- Carrega a bola em demasia

- Muitos passes laterais

- Dificilmente entra na área

- Tem medo entrar na jogada quando é no corpo a corpo

Se trabalhados ele realmente pode se tornar titular.

Edson Figueiredo #8.140 @edsfig em 25/01/2019 às 11:02

O Carille, não há dúvidas, se deslumbrou. Começa a confundir convicção com teimosia.

Moisés e Capixaba são piores que o Avelar? Mas ele nunca cogitou dar chances para esses jogadores.

Mantuam é pior que Richard? Por que não está no elenco e ainda com a vantagem de ser reserva na lateral visto que o tal de Michel é uma incógnita?

Será que o esquema com 3 armadores é o melhor? Por que não um 4-4-2 deixando Pedrinho sem obrigação de marcar? Até quando ele vai queimar esse menino obrigando-o a priorizar a marcação?

Reconheço o que o Carille fez, mas sem dúvida, o Corinthians fez mais por ele.

Fabinho Headbanger #236 @biozzy em 25/01/2019 às 10:51

O problema é que somente no Corinthians é mais fácil insistir em jogadores mais velhos do que nos jovens.

Um outro problema é que se a nova promessa for mau em algum jogo os torcedores já queimam ele.

A famosa frase 'sinuca de bico'

Moises Gesiel Monteiro @moisesmonteiro em 25/01/2019 às 10:46

O problema é que nesse esquema que estão insistindo 4-2-3-1, joga o Jadson centralizado e outros dois que forem jogar no meio são jogados para as beiradas, no caso do vital ele sempre entra jogando na esquerda enfiado, parece que não é pensado uma posição pra ele e sim 'entra lá e joga'.

Dilson José Fontes Macedo #8.922 @dilson.fontes em 25/01/2019 às 10:42

Também vejo o Vital como 2º volante, posição em que ele pode render muito mais, principalmente agora que ele tem no Ramiro uma referência para se espelhar.

Outro que vejo muito mal aproveitado no Timão é o Pedrinho, frequentemente usado como ponta direita, preso daquele lado do campo, quando na verdade ele deveria ser escalado como meia-centralizado, podendo flutuar por todo o campo ofensivo, principalmente chegando mais na área pra jogar com o Boselli, pra fazer tabela ou infiltração.

Mas só veremos isso acontecer se o Carille deixar a teimosia de lado e adotar um esquema tático mais ofensivo, pois esse 1-4-2-3-1 todo mundo já conhece de cor e sabe como neutralizar as principais peças do time, como fizeram o São Caetano e o Guarani.

Atualmente não vejo o Jadson como titular absoluto, já que em termos de criação não vem conseguindo fazer o que se espera de um armador, que é justamente impulsionar o time para o ataque. O Jadson de hoje só cobra escanteio, bate falta (muito mal, por sinal) e toca a bola de lado ou pra trás, já não consegue ser aquele jogador que desequilibra e dita o ritmo do time.

Espero ver o time jogando no 1-4-4-2, com a seguinte formação: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e C. Augusto (ou G. Arana, se vier mesmo); Gabriel (ou Ralf), Ramiro, Sornoza (ou Jadson) e Pedrinho (meia-centralizado); Sérgio Diaz (ou Vagner Love) e Boselli.