Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Apresentei meu TCC sobre o Timão e tirei 10!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Lucas

Ranking: 3.312º

Lucas 915 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 29/01/2019 às 20:59
Por Lucas Marin (@lucas.da.silva.marin)

Dia 04 de Abril de 2018 neste fórum ( https://www.meutimao.com.br/post-no-forum/7937868/eai-pessoaleu-fiz-o-meu-tcc-da-faculdade Post de Lucas no fórum 'Bate-Papo da Torcida' do Meu Timão Post de Lucas em meutimao.com.br meutimao.com.br ) liberei uma pesquisa que seria utilizada em meu TCC sobre o Corinthians.

Hoje, 6 meses após a apresentação com a nota 10 e diploma na mão estou pronto para apresentar os resultados e tudo o que há de interessante sobre o estudo feito.

O objetivo era compreender qual o impacto do trabalho de comunicação e marketing do Corinthians em nós torcedores.

Para isso eu fiz uma análise pegando o Corinthians rebaixado de 2007 até 2017, para compreender os avanços e outros aspectos.

Pra início, os dados da pesquisa:

-Todas as respostas vieram do fórum. Foram 147 homens e 7 mulheres. O futebol é um ambiente masculino por afinidade ou nós que não damos espaço?

-A grande maioria está entre 22 e 30 anos. Tivemos 4 acima dos 51 anos.

-Pasmem, tiveram respostas de 14 estados diferentes, sendo Minas Gerais de maior quantidade apenas atrás de São Paulo.

-Apenas 11 faziam parte de torcida organizada.

-Apenas 6 disseram ir a todos os jogos, contra 65 torcedores que raramente vão e 41 que nunca foram.

-87 pessoas ou 56% do total relataram gostar da direção, apesar de ir contra algumas atitudes. Só 13% consideraram ruim.

-Apenas 5% dos entrevistados disseram não comprar itens originais.

-34% ou 53 pessoas eram sócio torcedores e a maior justificativa (30%) assina para compra do ingresso. 29% disseram assinar por amor ao time.

-Perguntei qual a influencia das derrotas no comportamento do torcedor. 107 ou 68% disseram não serem influenciados.

-65% atribuíram o sucesso pós rebaixamento na gestão e marketing.

-Quanto ao futuro a maioria com 41% das pessoas relataram dúvidas sobre o futuro do clube.

MINHA ANÁLISE

Tive várias percepções na minha pesquisa.

-O futebol brasileiro é amador pois as federações e organizações são amadoras. Comparando com EUA, NBA, Europa e NFL, todas organizações implementaram regras e leis que obrigaram os clubes/franquias a evoluírem. No Brasil o futebol é ruim porque o contexto em geral é ruim.

-O Corinthians cresceu muito sendo menos amador e mais preciso após o rebaixamento. Logo outros clubes copiaram e evoluíram. Mas o futebol em geral, apesar de melhor hoje em dia, ainda peca como um entretenimento.

-O estádio do Corinthians é uma cartada de ouro. Se tudo der certo tem tudo para ser referência mundial, quando analisando outros estádios como o do Atlanta Falcons (NFL) e Old Trafford (Man. United) pois apresenta flexibilidade e a possibilidade de oferecer muito mais do que só futebol.

-O torcedor corintiano é de fato apaixonado pelo clube, e não por suas fases. A pesquisa indicou isso em vários momentos, o que significa que a diretoria poderia apostar suas fichas em investir a longo prazo e apostar no seu torcedor. A parceria do BMG, que surgiu bem depois sustenta essa afirmação.

-O Corinthians precisa se relacionar melhor com seu torcedor. Não se trata apenas de campo e torcida. Em geral o corintiano quer saber sobre finanças, contratações, transparência e etc. Sugeri que a diretoria tivesse mais transparência nas suas ações e as explicando. Dessa forma ganharia respaldo da torcida diminuindo a chance de duras críticas caso uma decisão falhasse.

https://drive.google.com/file/d/1fx_ZijaWYdSly_NsCniREGR5UKUExHLB/view?usp=sharing TCC PDF.pdf - Google Drive TCC PDF.pdf - Google Drive drive.google.com Aqui o trabalho completo para quem desejar! Abraços!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Alex Pereira Da Silva

Ranking: 6.114º

Alex 390 posts

@aleks.silva3 em 29/01/2019 às 23:01

Poxa cara que interessante, Parabéns por tornar o Corinthians em referencial para sua pesquisa - mais precisamente o impacto das ações de Marketing na torcida. Boa Sorte e que você prospere em sua carreira acadêmica e profissional. Abraço!

Foto do perfil de Lucas Matos

Lucas 13 posts

@lucas.matos11 em 29/01/2019 às 22:52

Seu estudo de caso foi muito bem feito! Parabéns!

Seu TCC está rico de informações sobre nosso grandioso Corinthians. Obrigado por compartilhar conosco.

Foto do perfil de Denis Roberto Modenesi

Denis 113 posts

@denis.roberto.modene em 29/01/2019 às 22:45

Parabéns! Estudar, pesquisar e se doar ao que se ama é MUITO PRAZEROSO!

Foto do perfil de Claudio Rissi

Ranking: 31º

Claudio 28.213 posts

@migo.pr em 29/01/2019 às 22:31

Parabéns, mano!

Publicidade

Foto do perfil de Guerrilheiro Da Fiel (renato)

Ranking: 705º

Guerrilheiro 4.159 posts

@1977semprefiel em 29/01/2019 às 22:27

4 acima de 50 anos

UM FUI EU

Foto do perfil de Paulo Cézar Gonsalles

Ranking: 1.682º

Paulo 1.935 posts

@pc.olimpia em 29/01/2019 às 22:24

Excelente trabalho Lucas, com certeza mais um promissor profissional. O que me chamou mais a atenção é o item que o que a torcida espera e quer ver com transparência o que acontece “ ENTRE MUROS “ da Rua São Jorge.

Foto do perfil de Fabão

Ranking: 2.090º

Fabão 1.556 posts

@fabio.ciriaco em 29/01/2019 às 22:20

Bacana Lucas. Ótimo trabalho e parabéns.

Também poderia incluir estes números estatístico;

Quem quer que Avelar saia do time?

99.99 % se os familiares deles votarem.

100% se a votação for entre torcedores do Corinthians

0,0% se a pergunta for feita pra torcedores rivais.

Foto do perfil de Lutércio Reinaldo Padilha

Ranking: 214º

Lutércio 9.281 posts

@lutercio em 29/01/2019 às 22:15

Parabéns!