Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Os melhores goleiros da nossa história (que vi jogar)

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de HENRY

Ranking: 4.147º

Henry 683 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 06/02/2019 às 15:09
Por HENRY VJ (@hj007)

Toda vez que me perguntam os melhores goleiros do Corinthians que vi jogar, eu não titubeio.

Ado de 1969 a 1972 (quando falhou contra o Botafogo na semifinal do Brasileirão faltando 5 minutos para o jogo acabar, e fomos eliminados no Maracanã - faríamos a final contra o Palmeiras). Depois disso, nunca mais foi o mesmo. Disputou a Copa de 70.

Jairo - a partir de 1978, quando ganhou a posição do Tobias. Foi várias vezes convocado para a seleção brasileira e fechou o gol nos 3 jogos finais contra a Ponte, em 1979. A Ponte não fez gol em 270 minutos.

Leão - campeão paulista em 1983 - acabou com o Palmeiras na semi e acabou com o São Paulo na final. Foi decisivo, como dizia Sócrates, seu inimigo, e como ainda hoje diz Casão.

Carlos - 1984 a 1988 - talvez o mais técnico de todos os goleiros que já vi. Perfeito em todos os fundamentos, apenas azarado. Foi titular da Copa de 86 e reserva em mais duas Copas.

Ronaldo - dispensa apresentações. 10 anos dono do gol. Também convocado para seleção, mas não foi a Copa nenhuma, apesar de só Taffarel ser melhor que ele em 1994.

Dida - monstro debaixo do gol, campeão mundial, Brasileiro, Copa do Brasil e Rio-SP. Maior pegador de pênaltis de nossa história, pegando pênaltis seguidos durante os jogos, inclusive os dois de Raí e o de Sávio, quase aos 45 minutos do segundo tempo contra o Real Madrid, que nos eliminaria do Mundial de 2000.

Cássio - lenda.

Ainda tivemos goleiros confiáveis, como Tobias (só pelos pênaltis contra o Flu, porque não era diferenciado), Doni (chegou à seleção e foi muito bem de julho de 2002 até o meio de 2003), Fábio Costa (foi bem em 2005) e Felipe (2008-2009).

Mas nenhum deles jogou o que os outros sete de cima jogaram.

Hoje morreu Jairo, que vi jogar a primeira vez no Mineirão, ainda pelo Coritiba, contra o Atlético-MG. Tomou 2 gols cara a cara do Dario, mas evitou uma goleada. Sonhei com ele no Timão, e ele chegou em 1977. Logo no primeiro jogo importante, estreia do Palhinha, contra o Internacional pela Libertadores, tomou um gol do meio de campo e largou a posição para o Tobias. Poderia ser o goleiro da foto do título de 1977 porque jogou a segunda partida da final. Estava muito bem, até que tomou o gol de falta do Dicá. A Ponte virou e Jairão viu a terceira partida do banco. Foi o recordista em campeonatos brasileiros, mais de 1.100 minutos sem tomar gol. O Corinthians não tinha um timaço, ou ganhava de 1x0 ou empatava 0x0. O zero era sempre por conta de jairo. Vi vários jogos, um deles contra o Botafogo no Morumbi, e Jairão só não fez chover. Cruzamento até a marca do pênalti era dele. Nesse fundamento - saída de gol em bola aérea, era superior a Cássio e Dida.

Jairão, fui seu fã e torcedor. Fique em paz.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Andre Ramos

Ranking: 207º

Andre 9.411 posts

@andre.ramos12 Apoiador em 06/02/2019 às 16:02

Eu peguei de 85 pra frente... Ronaldo, Dida e Cássio... Os 3 maiores de lá pra cá.

Dida - o melhor dos três. Monstro debaixo das traves. Eu estava no Morumbi quando ele pegou três pênalti do Rai no mesmo jogo. Foi antológico. Fora o mundial 2000 que no jogo contra o Real fez uma atuação de gala. Pena que o Dida não quis seguir no Corinthians. Tinha tudo pra ser o maior de todos.

Ronaldo - baita goleiro, talvez o que melhor representou o corintiano dentro de campo.

Cássio -. Tem tudo pra se tornar uma lenda. Seguro, goleiro de jogo grande, eleito o melhor do mundial 2012. E ainda tem tudo pra fazer muita história..