Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

No aniversário de Sócrates, as manchetes são para o 'Corinthianismo' do marketing

Foto do perfil de Leandro

Leandro 59 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/02/2019 às 11:51
Por Leandro Bergamim Almeida (@leandro.almeida19)

Sócrates Brasileiro representa o Corinthianismo em forma humana. Foi o jogador que conseguiu analisar e entender em detalhes a alma, a visão, os anseios e as dores da Fiel Torcida. E lutou a vida toda pelo povo corinthiano, sofrido e esperançoso, que não se abala nas derrotas e segue em frente mesmo com tudo contra nós.

O Doutor completa hoje 65 anos de existência, conscientizando e inspirando multidões de corinthianos que acreditam em seus ideais de Democracia, Igualdade e Justiça Social.

Nos portais esportivos, nenhuma menção à data em capas ou manchetes. Fala-se de piscina na Arena, de aumento de salário pra jogador, da arbitragem do clássico, mas nada sobre o Doutor. Nem mesmo aqui no MEU Timão ainda saiu nada sobre o fato mais relevante do dia.

Todas as atenções nessa data estão voltadas ao 'corinthianismo', assim, minúsculo e entre aspas mesmo. Porque o Corinthianismo real jamais virá das agências de publicidade ou dos escritórios de dirigentes. Não está no 'kit de produtos' nem nas imagens cheias de efeitos especiais. Não é na mesa do Rosemberg, nem na caneta que Andrés usa pra mandar e desmandar no clube.

Quer saber de onde vem o Corinthianismo? Procure nas palavras e atitudes de Sócrates, no talento e na correria de Neco, na postura de Tuffy, na raça de Idário, na entrega de Wladimir ou na irreverência de Marcelinho. Procure nos escritos de Lourenço Diaféria, na música de Adoniran Barbosa e Criolo, nos quadros de Francisco Rebolo ou na luta de Marighella e de Idibal Pivetta. Eles te darão uma boa ideia do que se trata o Corinthianismo.

Mas se quer viver o Corinthianismo, não precisa comprar 'kit' ou curtir página de rede social.

Vai no boteco da esquina.

Converse com o feirante.

Fala com o porteiro do prédio onde você mora ou trabalha.

Joguem bola com a criançada na rua ou na praça.

Olha a bandeira estendida na janela do barraco, onde o pavilhão preto e branco é o único artigo de decoração. E de identificação.

É lá que o Corinthianismo está!

'A torcida corintiana usa o seu clube, o seu time, a sua expressão física como forma de contestação de tudo aquilo que não lhes é dado de direito'. Assim disse o Doutor.

Mas não nos é dado o direito de pagar um ingresso com preços compatíveis com a renda da maior parte da Fiel. Muito menos se tiver que pagar para o cônjuge ou os filhos. Não temos acesso às contas do clube. Não temos sequer direito a escolher o Presidente do Corinthians.

E olha que é a Fiel quem sustenta o clube comprando camisas, ingressos caros, pay per view, e atraindo os anunciantes da TV. A torcida sustenta o time e as piscininhas, sauninha, etc para os sócios do clube (nos quais me incluo) e para os ricos amigos de quem está no poder. E ao invés de contestar 'o que não nos é dado de direito', como disse o Magrão, compramos 'kits' de corinthianismo feitos pelo marketing, que tem nojinho de lanche de pernil e prefere espumante à uma cerveja gelada.

Fica aqui meu muito obrigado ao Doutor, que viverá pra sempre em nossas ideias e aprendizados, e que me abriu os olhos para a grandeza e a importância que ser Corinthiano tem na vida de todos nós!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Nelson Ferreira Prates Junior

Ranking: 432º

Nelson 6.079 posts

@nerson em 19/02/2019 às 12:17

Grande texto Leandro, tive o prazer de poder fazer parte do circulo de amizade do magrão, grande figura aprendeu amar o Corinthians e o seu povo como ninguém. Para lembrar a todos, o Magro era favor da democracia e liberdade de qualquer expressão.

Foto do perfil de Thomaz Ernesto

Ranking: 563º

Thomaz 4.937 posts

@thomdobando em 19/02/2019 às 12:14

O texto tá ótimo, fiel.

Mas eu apoio o Corinthianismo, tú és religião de Janeiro a Janeiro.

A Epidemia foi sucesso, a República também, Corinthianismo até demorou.

Foto do perfil de Rafael Marques

Ranking: 111º

Rafael 13.719 posts

@rafa.235 em 19/02/2019 às 12:05

Essa campanha do Corinthianismo foi lançada na véspera do seu aniversário, e com ele como ''personagem principal'', como uma forma de homenagem também...

Vocês estão pegando uma ''birrinha'' desnecessária da campanha.

Foto do perfil de Lutércio Reinaldo Padilha

Ranking: 215º

Lutércio 9.281 posts

@lutercio em 19/02/2019 às 12:00

Parabéns Dr!