Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Regista, a solução pra nosso meio de campo

Foto do perfil de Fábio

Ranking: 148º

Fábio 11.093 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/04/2019 às 00:01
Por Fábio de Carvalho (@fabiomcbaltz)

Há algum tempo atrás vi Alex (ex-peppas) dando uma entrevista onde comentava sobre como jogou atrás da linha dos volantes na Turquia. Isso abriu minha mente pra algo que eu já havia notado em alguns jogos, mas não identificava completamente. Pra mim era uma questão relacionada à dinâmica das situações em uma partida. Mas não era.

Com a entrevista, lembrei imediatamente de Pirlo (que é citado no vídeo mais abaixo, a partir do momento 3:04). E também da Seleção de 1970, onde Gerson tinha uma liberdade absurda pra passar e lançar.

Ora, se o meio do campo é um lugar de glória para quem raciocina rápido, ou se movimenta da mesma maneira, como fazer com que um meia de excelente passe, mas pouca combatividade, se destaque? Parece tão óbvio quanto pouco usado hoje no Brasil: trazendo o jogador para o espaço entre os volantes e a zaga. Ali, ele só terá o enfrentamento dos meias mais criativos e dos atacantes adversários, que normalmente são conhecidos por não gostar de marcar.

No atual elenco temos dois jogadores cujas características principais são as mesmas: o passe muito bom e a baixa capacidade de combater. Claro que falo de Jadson e Sornoza.

Pra nossa felicidade temos também outros volantes que podem fazer o escudo (shield) citado no vídeo): Ralf, Urso, Ramiro, Thiaguinho, e até mesmo Vital, se for testado e corresponder.

Há uma condição para que isso seja aplicado, e é justamente ai que o desafio começa. Carille teria que mudar um bom tanto o seu 4-5-1. Pra escalarmos Jadson ou Sornoza como 'regista', seria prudente escalar outros dois volantes. Até aí sem muitos problemas, uma vez que Carille já jogou até com três destes. Mas os extremos que ele tanto preserva teriam que ser modificados, pois passaríamos a jogar mais com os laterais.

Sem mudar muito os nomes, a escalação seria algo assim:

Cássio; Fagner, Manoel, Henrique, Avelar; Sornoza (ou Jadson); Ralf, Urso; Pedrinho; Love e Gustagol (ou qualquer dupla possível entre as opções disponíveis: Clayson, Love, Boselli, Gustavo, e até seria possível dar nova chance a André, se já não tivesse sido emprestado. Porque estes atacantes que viraram extremos poderiam jogar como 7 à moda clássica.

*Observem que o ';' muda 'o setor' (ou linha) da formação. O esquema é um 4-4-2 com o meio em losango. Mas se fosse pra nomear segundo a moda atual, poderíamos chamar de 4-1-2-1-2. Hahahaha

Não é nova esta ideia. A inciativa de compartilhar este pensamento veio porque feliz e coincidentemente achei este vídeo muito bacana deste canal gringo que sigo. Aliás, fica a recomendação.

Vamos trocar uma ideia a respeito.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Eduardo Perez

Ranking: 1.579º

Eduardo 2.060 posts

@edudotimao em 24/04/2019 às 12:11

Foi mais ou menos desta maneira que o Carille armou o time contra o Santos na primeira partida das semi-finais...toda hora era uma correria atrás do Jadson e Pedrinho justamente por conta dos lançamentos não só dos meias mas também dos laterais

Foto do perfil de Dan Sales

Ranking: 513º

Dan 5.306 posts

@dan.sales em 24/04/2019 às 12:01

Não sei se essa seria realmente a solução para o nosso meio de campo, mas bom tópico.

Faz falta esse tipo de tópico aqui no Meu Timão...

Foto do perfil de Alexandre S

Ranking: 125º

Alexandre 12.812 posts

@asiqueira08 em 24/04/2019 às 11:04

E sem a bola, como fica?

Publicidade

Foto do perfil de Felipe De Moraes

Ranking: 95º

Felipe 14.831 posts

@felipemoraes em 24/04/2019 às 09:58

Esse vídeo cita outro jogador que é o Michael Carrick, que fazia essa a função muito bem.

Só que ele sempre jogou assim desde o começo de carreira, já o Pirlo foi uma adaptação (méritos ao Carlo Ancelotti) que seria o que teríamos que buscar.

Mas ai vem dois pontos, Pirlo começou a jogar nessa função aos 22 anos, (antes que era atacante no Brescia e meia atacante na Inter) que é uma idade ainda de evolução onde o jogador pode assimilar mais fácil jogar em outra função. Por isso já não enxergo o Jadson, ao não ser em situações de jogos específicos, começando uma partida nessa função.

Já o Sornoza, tem 24 anos e não é tão tarde assim para tentar algo do tipo, talvez ele pudesse sim jogar por ali.

O outro é que tão importante quanto o escolher o jogador para ser o Regista, seria o volante de um lado, e o volante do outro lado. Lembrando que o Milan que o Pirlo jogava era Gattuso de um lado e Seedorf do outro. Se montarmos com Sornoza e teríamos o 'Gattuso' (que seria o Ralf ou Junior Urso) mas não temos aparentemente o 'Seedorf', que era um meia completo que jogava em todas as posições com técnica apuradíssima e passe que dava também o equilíbrio a esse meio campo do Milan.

É uma dinâmica interessante, mas pelo que o Carille presa, dificilmente ele vai abandonar os externos.

Foto do perfil de Luis Lima

Ranking: 68º

Luis 17.298 posts

@luislima em 24/04/2019 às 08:58

Nun intindi

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.179 posts

@reyes em 24/04/2019 às 00:12

É uma alternativa