Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O futebol está mudando e os técnicos brasileiros ainda não perceberam

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Oswald

Oswald 21 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/07/2019 às 12:12
Por Oswald Cobblepot (@cobblepot10)

Lembrando que este post é minha opinião e eu não sou dono da verdade. Posso estar enganado.

Um dos assuntos mais recorrentes hoje no futebol brasileiro são nossos técnicos. A cada rodada que se passa do Brasileirão, as apresentações de Sampaoli, a frente do Santos, e Jorge Jesus, a frente do Flamengo, colocam em cheque a capacidade e a mentalidade dos técnicos brasileiros.

A questão é: O que esses técnicos sabem taticamente, além da mentalidade ofensiva, que nossos técnicos não sabem?

Para refletir melhor sobre o assunto devemos olhar um pouco para o continente que mais se pratica o jogo bonito, a Europa, para chegarmos a uma conclusão mais detalhada.

Na Champions League passada, em que o Liverpool venceu, os 4 semi-finalistas tinham algo em comum: Todos jogavam com três volantes.

Liverpool: Fabinho, Henderson, Milner. Por vezes trocando posições com Keita e Wijnaldum.

Barcelona: Busquets, Artur, Rakitic. Por vezes entrando Vidal.

Tottenham: Sissoko, Winks, Eriksen(é meia de origem, iremos falar mais a frente sobre isso). Por vezes trocando com Dier e Wanyama.

Ajax: Schone, De Jong, Van de Beek.

- A Sr. Cobblepoot, mas jogar com três volantes não é ser 'retranqueiro'?

Depende, nação corintiana. Como disse no título, o futebol mudou.

Todos os 'volantes' desse time possuem jogadores que eram meias de origem e acabaram sendo recuados pelos técnicos.

O futebol hoje, rápido e compacto, necessita de meio-campistas que pensem o jogo e tenham bom passem, somado a uma boa marcação.

Não precisamos ir longe para ver casos como este. Aqui mesmo no Brasil temos o Diego Pituca que com Cuca era 'o famoso 10' e com Sampaoli virou primeiro volante.

Outro caso com o mesmo Sampaoli é na época que contratou o Ganso querendo o transformar em um volante, porém não deu certo porque como todo mundo sabe ganso é lento e não gosta de marcar.

Podemos citar o Real Madrid e a França. O Real tri-campeão da Champions League com Modric, Casemiro e Kroos e a França com Matuidi, Pogba e Kante.

A Alemanha de 2014 também, com Khedira, Kroos e schweinsteiger.

Cito também o melhor Corinthians que vi jogar, o de 2015. Também tinha a trinca no meio campo com Renato Augusto, Elias e Ralf. Renato Augusto é outro que também é o famoso meia-volante.

É obvio que jogar assim não é garantia de sucesso, mas os times e seleção que estão obtendo sucesso, jogam dessa forma.

- A Sr. Cobblepoot, mas esses times e seleções possuem jogadores de ótima qualidade técnica.

No Brasil como disse temos o Santos que joga dessa forma. Também o Atlético-PR e agora o Flamengo da indícios que irá atuar da mesma forma.

Criei este tópico pois vejo muitos torcedores dizendo que 'falta um 10, um meia com qualidade', quando o futebol já mudou e os técnicos viram refém dessa esquema tático que tanto necessita desse cara.

Meias-volantes ao que me parece ser, será o futuro do futebol.

Mais a frente irei fazer um tópico falando sobre o que Carille pode fazer para tentar melhorar o Corinthians.

Bom, essa é somente minha opinião. Todos vocês são livres para discordar.

Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Luiz Carlos De Oliveira

Luiz 186 posts

@luiz.carlos.de.oliv5 em 24/07/2019 às 16:29

É isso mesmo amigo, venho dizendo que o Carille nai está errado, ele vem tentando mas a saída de bola do Sornoza, chutões do Manoel (já melhorou com o Gil), perda de bola muito rápida do Clayson, Love e Pedrinho, fazem a bola voltar muito rápida dando a sensação de retranca.

O futebol mudou muito e exige participação ativa dos jogadores. Nesse último jogo contra o Flamengo, houve essa participação e poucos erros e já conseguimos uma grande evolução na equipe, sendo até superior a um time individualmente melhor que o nosso, tomara que continuem jogando dessa forma, participativos e sem medo de errar, tem que jogar de igual pra igual, só isso!

Corinthians até a morte!

Foto do perfil de Jacques Stuart Mota

Jacques 4 posts

@jacques.stuart.mota em 24/07/2019 às 16:23

Concordo plenamente o Corinthians deixou escapar um jogador que fazia essa diferença mais ele era um tipo de Atacante-Volante que era o Romero o cara ajudava demais todos os setores do campo uma peça fundamental para o time.

Com esse elenco que temos o Corinthians poderia fazer o meio campo com Jadson como meia de criar as jogadas, Sornosa um pouco afrente para ajudar o Jadson assim como Rodriguinho fazia e para fechar com o nosso PITBUL Ralf ou Gabriel para cobrir os dois esse seria meu meio-campo ideal.

Foto do perfil de Adriano Gustavo Mello

Ranking: 6.406º

Adriano 367 posts

@adriano.gustavo.mel1 em 24/07/2019 às 16:22

Muito bom seu post!

Mas lembrando que os dois treinadores estrangeiros só fazem o básico no futebol, até porque se fizessem o que o futebol pede estavam na Europa!

Foto do perfil de Wil Alexis

Wil 21 posts

@wil.alexis em 24/07/2019 às 16:16

Vamos falar de Corinthians, um time que não tem una jogada ensaiada(Se tem, não faz bem!), não tem poder de criação eficaz que reflete o baixo poder de ataque e só pensa em se defender, pra grandeza de um clube como o nosso, é nítido que não estamos evoluindo, que #$!@% Carille!

Publicidade

Foto do perfil de Marcos Paulo Froes Da Silva

Marcos 2 posts

@marcos.paulo.froes.d em 24/07/2019 às 16:15

To cansado desta maneira retranqueira do Carille manter o time o time não rende nada sempre os mesmo que começam a partida ele não promove mudanças sempre a mesma escalação poxa vamos tá na hora de arriscar Tanti jogador querendo mostrar serviço e tem que manter todos atletas motivado nunca entra na partida chega as, na linha de ciência ainda vai mais invente algo que. Suprenda o adversário quando ele mesmo suprendeu o Palmeiras daquela vez colocando Rodriguinho e Jadson botou o time ofendido que tocasse a bola quero meu irmão jogando commais raça e mais fácil sempre esse time amarrado? Pra cima deles

Foto do perfil de Almir Buzo

Almir 91 posts

@buzaomylove em 24/07/2019 às 16:06

OI amigão respeito seu ponto de vista o Carille antes de ir para o futebol arabé ele tinha no Timão jogadores como Rodriguinho e Marquinhos Gabriel que hoje são a base no time do Cruzeiro e jogam muito na mão do Mano e porque não jogava com Carille com exceção do Rodriguinho o Luccas também é um bom jogador que não deveria ter sido emprestado tem coisas internas que acontecem dentro de um elenco que ninguém sabe Um primo meu que trabalhou no CT do Manchester City quando foi admitido teve que assinar um termo de compromissão de responsabilidade de não comentar sobre nada o dia a dia dos atletas sob o caso de ser demitido mas são coisas do futebol

Vamos em frente acho que o título da Sul- Americana dá para conquistar quanto ao Brasileiro se ficar na zona da Libertadores já vai tá bom demais abraços

Foto do perfil de Atila Gomes

Ranking: 6.773º

Atila 334 posts

@atila.gomes3 em 24/07/2019 às 16:05

O que manda no futebol mundial é o poder de compra, você pode ter o melhor esquema do mundo, se não tiver os melhores jogadores seu esquema não vai vingar, vejam o exemplo do Fernando Diniz, conhece muiti

Foto do perfil de Roberto Rezende

Roberto 8 posts

@roberto.rezende em 24/07/2019 às 16:01

Concordo! E o Timão tem que melhorar porque jogar de centroavante neste time é o maior castigo. Exemplo disso é que no pênalti foi a única bola que chegou no love em condições de finalizar. é muito pouco.