Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O futebol está mudando e os técnicos brasileiros ainda não perceberam

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Oswald

Oswald 21 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/07/2019 às 12:12
Por Oswald Cobblepot (@cobblepot10)

Lembrando que este post é minha opinião e eu não sou dono da verdade. Posso estar enganado.

Um dos assuntos mais recorrentes hoje no futebol brasileiro são nossos técnicos. A cada rodada que se passa do Brasileirão, as apresentações de Sampaoli, a frente do Santos, e Jorge Jesus, a frente do Flamengo, colocam em cheque a capacidade e a mentalidade dos técnicos brasileiros.

A questão é: O que esses técnicos sabem taticamente, além da mentalidade ofensiva, que nossos técnicos não sabem?

Para refletir melhor sobre o assunto devemos olhar um pouco para o continente que mais se pratica o jogo bonito, a Europa, para chegarmos a uma conclusão mais detalhada.

Na Champions League passada, em que o Liverpool venceu, os 4 semi-finalistas tinham algo em comum: Todos jogavam com três volantes.

Liverpool: Fabinho, Henderson, Milner. Por vezes trocando posições com Keita e Wijnaldum.

Barcelona: Busquets, Artur, Rakitic. Por vezes entrando Vidal.

Tottenham: Sissoko, Winks, Eriksen(é meia de origem, iremos falar mais a frente sobre isso). Por vezes trocando com Dier e Wanyama.

Ajax: Schone, De Jong, Van de Beek.

- A Sr. Cobblepoot, mas jogar com três volantes não é ser 'retranqueiro'?

Depende, nação corintiana. Como disse no título, o futebol mudou.

Todos os 'volantes' desse time possuem jogadores que eram meias de origem e acabaram sendo recuados pelos técnicos.

O futebol hoje, rápido e compacto, necessita de meio-campistas que pensem o jogo e tenham bom passem, somado a uma boa marcação.

Não precisamos ir longe para ver casos como este. Aqui mesmo no Brasil temos o Diego Pituca que com Cuca era 'o famoso 10' e com Sampaoli virou primeiro volante.

Outro caso com o mesmo Sampaoli é na época que contratou o Ganso querendo o transformar em um volante, porém não deu certo porque como todo mundo sabe ganso é lento e não gosta de marcar.

Podemos citar o Real Madrid e a França. O Real tri-campeão da Champions League com Modric, Casemiro e Kroos e a França com Matuidi, Pogba e Kante.

A Alemanha de 2014 também, com Khedira, Kroos e schweinsteiger.

Cito também o melhor Corinthians que vi jogar, o de 2015. Também tinha a trinca no meio campo com Renato Augusto, Elias e Ralf. Renato Augusto é outro que também é o famoso meia-volante.

É obvio que jogar assim não é garantia de sucesso, mas os times e seleção que estão obtendo sucesso, jogam dessa forma.

- A Sr. Cobblepoot, mas esses times e seleções possuem jogadores de ótima qualidade técnica.

No Brasil como disse temos o Santos que joga dessa forma. Também o Atlético-PR e agora o Flamengo da indícios que irá atuar da mesma forma.

Criei este tópico pois vejo muitos torcedores dizendo que 'falta um 10, um meia com qualidade', quando o futebol já mudou e os técnicos viram refém dessa esquema tático que tanto necessita desse cara.

Meias-volantes ao que me parece ser, será o futuro do futebol.

Mais a frente irei fazer um tópico falando sobre o que Carille pode fazer para tentar melhorar o Corinthians.

Bom, essa é somente minha opinião. Todos vocês são livres para discordar.

Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Carlos Belo

Ranking: 6.268º

Carlos 379 posts

@carlos.belo em 24/07/2019 às 08:53

É uma boa alternativa já que não temos um meia clássico em condições de jogo

Foto do perfil de Fabiano S A D Aloia

Ranking: 7.230º

Fabiano 298 posts

@fabiano.sampaio.avil em 24/07/2019 às 08:51

Bom dia! Muito interessante seu ponto de vista e bem embasado, já havia feito comentários parecidos com os os amigos de botequim, esse já era meu posicionamento a respeito do Timão que ao meu ver precisa mudar algumas peças e posicionamento no meio campo para ganhar melhor volume, passes precisos e triangulações. Já vejo o Sornoza fazendo um pouco essa função voltando para marcar, o Urso também, tínhamos até um ponta volante (Romero) que fazia muito bem a composição, porém sem o mesma qualidade na distribuição das jogadas. Penso que o Vital e o Araos podem sem encaixar bem nesse esquema tático. Embora ache o Ralf um monstro, infelizmente não se encaixa, mas sempre vai ser uma ótima opção para jogos mais pegados com necessidade de maior proteção a nossa zaga. Só resta o Carille deixar a teimosia de lado e arriscar

Foto do perfil de Francisco Troiani Neto

Ranking: 2.871º

Francisco 1.092 posts

@troiani10 em 24/07/2019 às 08:20

Jogando com os melhores do mundo é fácil...

Quero ver fazer isso com os jogadores que temos...

Que são sem querer ofender, os que a Europa ainda não quis.

E os bons... O Carille põe na beirada kkk Pedrinho...

Foto do perfil de Wiliam Silva

Ranking: 379º

Wiliam 6.457 posts

@wiliamsilva em 24/07/2019 às 08:05

Meu amigo, não é só um problema dos nossos técnicos, mas da torcida também e da diretoria. Boa parte da torcida aplaude um técnico que coloca volante para segurar uma vitória magra contra o poderoso ataque do CSA e que passa um jogo inteiro sendo massacrado pelo Santos. Outra boa parte sonha com a volta de Mano Menezes e outros pregam Luxemburgo ou Abel Braga.

Esses dois técnicos que vem dando um banho tático em nossos treinadores são ridicularizados reiteradamente aqui no fórum, o futebol brasileiro vai mal desde o berço infelizmente.

Publicidade

Foto do perfil de Guilherme Cornélio

Ranking: 3.719º

Guilherme 796 posts

@guilherme.cornelio em 24/07/2019 às 07:46

É muito mais fácil fazer um meia marcar do que um volante criar. O problema está na confiança dessa marcação. Se ela segura os 90 min com firmeza e solidez. Se o cara tem pulmão pra aguentar marcar e subir...tudo isso está em voga. Acho que nosso problema é encaixe e repetição. Treinar mais. Esse time vai sendo montado para 2020.

Foto do perfil de Thyago Andrade

Thyago 157 posts

@rrrrr em 24/07/2019 às 07:42

Excelente tópico.

Vou um pouco além e digo que isso já não está mais restrito apenas ao meio campo, é algo que se aplica ao time inteiro. O futuro do futebol é onde todos saibam jogar, até o sarrafeiro do time.

O futebol brasileiro, embora figure tradicionalmente como um dos melhores do mundo, está ficando para trás porque se recusa a pensar o jogo e a aprimorar os fundamentos. É incrível como hoje vemos jogadores na série A do brasileirão que sequer sabem o momento certo de (pasmem) correr!

Somado à baixa qualidade da formação dos atletas, nossos técnicos são - em grande maioria, não todos - 'velhos lobos' acostumados a jogar com uma fórmula de sucesso que os alçou ao sucesso e que rejeitam a ideia de um futebol estudado, inteligente e aprimorado técnica e cientificamente. Um dos principais exemplos disso é um ex treinador corintiano, com histórico vencedor nos anos 90 e que chegou inclusive à seleção brasileira, Vanderlei Luxemburgo.

Basicamente, o que torna nosso futebol cada vez mais distante do praticado na Europa é o nível de profissionalismo nas diversas camadas. Os caras passaram a investir na formação dos atletas em muitos aspectos: Nos clubes europeus os fundamentos são sempre muito cobrados e aprimorados e o conhecimento tático é exaustivamente incentivado.

Quando vejo o Flamengo trazer caras como Rafinha e Filipe Luís, somando-se à chegada do Jorge Jesus, percebo que a diretoria dos urubus não está buscando apenas bola no pé mas estão olhando para um futuro onde o conhecimento que esses caras trazem da Europa muda a forma como o clube vê e trabalha o futebol. Se o futebol brasileiro inteiro não tomar um rumo parecido, o Flamengo não apenas deixará de ser o clube que fica apenas no cheirinho como dominará a próxima década. Se eu fosse dirigente do Palmeiras, que está com ótima saúde financeira, pensaria em fazer algo do tipo para ter condições de rivalizar e até dar mais qualidade aos gastos feitos com o dinheiro da tia Leila.

Trazem a situação à nossa realidade corintiana e sendo muito sincero: O Corinthians precisa acordar urgentemente. É inadmissível que todas as trapalhadas cometidas pelas últimas diretorias se justifiquem pela construção da Arena, que toda contratação venha com extrema dificuldade e saia a preço de banana e que o Corinthians seja para todo sempre terra próspera para 'Garcias' da vida que corroem o patrimônio corintiano ano após ano.

Creio que a nossa sorte recente é contar com alguns poucos jogadores que desenvolveram uma certa relação sentimental com o clube e principalmente com a torcida. Ex: Gil é o melhor zagueiro do país, sem sombra de dúvidas. Alguém aí acha que o sentimento dele não contou na hora de decidir se voltava? Certamente havia quem oferecesse mais... Tivemos sorte!

Foto do perfil de Frede Alves

Ranking: 122º

Frede 13.113 posts

@frede.alves1 em 24/07/2019 às 07:11

Primeiro que não é toda Europa que tem futebol bonito. é pequena parte dela. Segundo, que muitos dos citados não são meias de origem...pegue ai casemiro, fabinho, busquets, sissoko, milner...só pra citar os citados...

Terceiro, que o Corinthians não joga no 4-2-3-1...joga com a trinca de volantes que você flw...ralf, urso e sornoza...o problema está na qualidade.

Foto do perfil de Danilo Lopes

Ranking: 454º

Danilo 5.814 posts

@danilo.lopes5 em 24/07/2019 às 06:19

Minha opinião que Europa se joga o melhor futebol por um simples motivo, eles têm dinheiro e contratam os melhores, só os melhores jogam aqui, só os top jogam nos grandes Times, simples assim, um clube como o Liverpool, só um exemplo, o ataque dele é formado por melhor jogador de Senegal melhor atacante do br é melhor atacante salah é da onde msm? Ah Egito kkkkkkkk

Algum é inglês? Então por isso, dinheiro amigo dinheiro