Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Previsão para nosso esquema em 2020 (baseado no Athletico PR montado pelo Tiago Nunes)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Jorge Pedro

Ranking: 1.873º

Jorge 1.738 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 17/12/2019 às 10:16
Por Jorge Pedro Azevedo (@jorge.pedro.azevedo)

Salve, Fiel!

Estive pensando ultimamente e percebi que poderemos ter jogadores com as mesmas características do Athletico ano que vem, o que tornaria mais fácil uma implantação do 4-2-3-1 que o Tiago mais costuma usar. Utilizando esse esquema como base, temos algumas similaridades entre o Corinthians que está se formando e o Athletico campeão da Sula e da CdB no que pode acontecer na fase de construção. Na minha visão, os principais pontos parecidos são as laterais e o meio/ataque:

Laterais:
- Fagner e Madson/Jonathan: ambos os laterais do time paranaense subiam constantemente ao ataque e até ajudavam a construção por dentro. Fagner já fez isso um pouco em 2015, além de ser o melhor lateral direito do país quando o quesito é apoiar. Só tem a crescer mais ainda com o Tiago.
- Sidcley/Dodô (nomes mais especulados) e Lódi: todos se caracterizam por ser laterais que sobem com qualidade, tendo boa chegada de linha de fundo e bom passe, além de não comprometerem defensivamente. Particularmente, na fase ofensiva vejo Sidcley e Lódi com mesmos estilos de movimentos (leia ESTILOS e não qualidade).

Meio-Campo - para primeiro volante, temos a seguinte composição:
- Gabriel e Wellington:2 jogadores que executam movimentos parecidos, que marcam bem e tem a capacidade de vir buscar o jogo junto a zaga, além de fazê-lo progredir com qualidade até os criadores. São jogadores leves e que auxiliam a criação sempre que possível.

Já para segundo volante, as comparações são:
- Cantillo e Lucho: ambos são jogadores com bom porte físico, além de ter um belo passe. Lucho era opção sempre que o Tiago queria cadenciar mais o jogo. Jogou em 3 posições ao longo do comando de Tiago Nunes: primeiro volante, segundo volante e organizador. Curiosamente, o Cantillo pode fazer essas 3 funções, mas joga preferencialmente como segundo volante, organizando o jogo na primeira linha de meio (igual ao período de maior destaque do Lucho no rubro-negro do Paraná.
- Urso e Guimarães: Bruno Guimarães é um volante que se destacou por aparecer em todos os setores ao longo da fase ofensiva. Com bom passe, arremate e presença de área, era o elemento surpresa do time, além de sempre aparecer para triangular e fazer o time progredir ao ataque. Já Urso, em seu momento de maior destaque no time, também executava tais ações (sem a habilidade e leveza do Bruno, é bom lembrar). Pisava bastante na área e fazia muitos gols. Apesar de seu segundo semestre pavoroso, é um jogador que com a confiança retomada e num time ajustado, pode render bem.

Linha de 3 no meio:
- Luan e Léo Citaddini/Veiga: Os 3 jogadores citados tinham por característica atuar sempre atrás do atacante em seus momentos de destaque. Não são o 10 clássico que nos acostumamos a ver na função, mas funcionam tão bem quanto. Todos, em seus auges, ajudavam os pontas e serviam bem o centroavante, além de aparecerem constantemente para fazer gols. Particularmente, nessa função, creio que o Luan leve vantagem técnica, pois possui uma quantidade absurda de recursos perante os outros 2, tem tudo pra regaçar esse ano.
- Pedrinho e Nikão: Se o Little Pedro permanecer, ele tem tudo para voltar a meia direita, fazendo algo parecido com o que o Nikão fazia lá. Ambos os jogadores são canhotos, chutam bem e tem características de fazer a diagonal da direita para o centro. Nikão encostava toda hora no meia central e no centroavante para abrir espaços para o lateral. Pedrinho já fez muito isso na base, e pode ajudar demais construindo o jogo da direita para o centro do campo. Além disso, fazendo esse movimento, haverá sempre muitas oportunidades de arremates para ele.
- Michael/Janderson e Rony: São 3 jogadores rápidos e habilidosos no 1x1, além de terem uma boa gama de jogadas pela ponta(seja afunilando por dentro para arrematar ou levando o jogo a linha de fundo para um cruzamento). Por sua velocidade e técnica, creio que chegando o Michael ou apostando no Janderson, Tiago poderá ter uma ótima válvula de escape, tal qual o Rony é no Athlético.

Por fim, o ataque:
- Mauro Boselli e Marco Rúben: tanto um gringo quanto o outro são caracterizados pelo bom poder de finalização e bom posicionamento. Enquanto Rúben tem melhor porte físico, Boselli tem maior técnica, mas ambos ao longo da carreira se mostraram centroavantes que além de saber auxiliar na construção do jogo, podem definir uma jogada em um toque. Além disso, ambos são eficientes na execução do pivô, principalmente em situações de bola no chão.

Com jogadores de características que ele já conhece, Tiago Nunes provavelmente terá um bom resultado imediato quanto a produção de chances de gol. Resta ver como será o trabalho na fase defensiva, pois nossos zagueiros não estão acostumados a jogar em linha alta de marcação, mas de qualquer jeito, uma boa parte do caminho já está sendo encurtada na montagem do elenco para o ano que vem!

#VaiCorinthians
#ForaR&T

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Gustavo Igor Fifres Soares

Ranking: 177º

Gustavo 10.289 posts

@gustavo.igor.fifres. em 17/12/2019 às 10:34

Tomara que o Tiago Nunes não seja refém de apenas um esquema de jogo como nosso treinador antigo

Foto do perfil de Marcio Nascimento

Ranking: 167º

Marcio 10.669 posts

@marcio.valcar em 17/12/2019 às 10:34

2020 promete

Foto do perfil de Lucas Oliveira

Lucas 115 posts

@lucas.oliveira204 em 17/12/2019 às 10:22

Acho que vai ser por aí também. Análise muito boa, parabéns l!

Foto do perfil de Alan Bastos

Ranking: 939º

Alan 3.309 posts

@alan.bastos em 17/12/2019 às 10:19

Excelente analise! Parabéns