Coringão em 2020 - Previsão de um NÃO jornalista!
Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/12/2019 às 17:17
Por Magrão (@raphael.sl)
Fala galera!
Hoje li um texto aqui dum jornalista prevendo como o Corinthians vai jogar… só que o profissional teve as manha de “esquecer” o Luan no time e eu pensei… se um cara que se diz jornalista pode brincar de Mãe Diná e fazer uma obrada destas, eu também posso. (brincadeira e Luan a parte, o texto / previsão dele não é ruim).
Eu me baseei principalmente nessa análise aqui:
Vamo lá:
Com o Tiago Nunes será difícil “cravar” um esquema tático para o time, mas eu chamaria de 4-2-3-1… que é mazoumenos como nos organizaremos ofensivamente. Pode ser sim que um dos volantes volte para formar uma linha de 3 na saída da bola (Camacho ou Cantillo), mas se os zagueiros tiverem qualidade não vejo necessidade disso. Os laterais vão abrir bastante e avançar até a linha ofensiva, sendo constante opção de saída de bola (daí a importância de nos livrarmos do Avelar). Os volantes terão de saber jogar com a bola no pé e se apresentar sempre como opção de passe, distribuir o jogo, etc. Pra mim, o Ralf perderá espaço no time - o que é natural pela idade e estilo de jogo, apesar do monstro que foi como volante do Timão. Na frente, os extremos / pontas e o meia-central se movimentarão bastante, vindo por dentro e aparecendo na área, sem ficarem 100% do tempo espetados em uma/outra ponta (como foi uma época com o Tite). Triangulações com os laterais, volantes, entre si e com o centro-avante deverão ser a principal forma de criação da equipe quando tivermos atacando contra um oponente recuado.
Agora uma mudança que para mim vai agradar demais a torcida: quando perdermos a bola, todos os jogadores próximos à bola vão ensandecidos “morder” o jogador adversário, para recuperar rapidamente a posse. Os jogadores mais afastados fecham a possibilidade de passe dos jogadores abertos e o time recupera muitas vezes a posse de bola no campo do adversário, dando aquela sensação de ABAFA que o torcedor (especialmente no estádio) tanto gosta. Senti falta disso nos últimos anos do Corinthians: os caras perdiam a bola e pareciam um bando de morto, sem vontade e davam a impressão de apenas correr de volta para a retranca defensiva.
No mais, sem a bola, acredito que vamos marcar em duas linhas de 4 (4-4-2) - com o Luan e Boselli na frente. Aqui para mim umas coisas interessantes / importantes:
- todo mundo marca, mas o Luan ganha um fôlego tendo a obrigação de “só marcar” a linha de cima
- como todo mundo marca, isso quer dizer que os extremos/pontas também tem de marcar… e sim, eles vão marcar os laterais adversários também! Óbvio! E isso não é ruim… imagine a nossa lateral esquerda, com Avelar no mano-a-mano contra um Ponta-Direito bom + Lateral Direito bom? Ele se lasca… Por isso que o nosso lateral esquerdo vai precisa da ajuda do Janderson (ou por exemplo do Michael, se vier). E o Pedrinho vai ter de marcar também, se for mesmo jogar pela aberto pela direita.
- Luan e Boselli não são exatamente rápidos, por isso Pedrinho, Cantillo e Janderson (principalmente este último) deverão puxar frequentemente os contra-ataques.
O time principal com as peças confirmadas, no meu meu ver, hoje seria:
Sem a bola, com as linhas bem mais próximas entre si do que a imagem sugere:
Eu ia escrever mais umas previsões aqui sobre um ou outro jogador, além das nossas chances de título… mas é melhor não zicar. Claramente eu, você e a maior parte da torcida está empolgada para 2020 e com razão.
Abraços corinthianos a todos e um 2020 CAMPEÃO para nós!
2.495 visualizações e 35 respostas neste tópico
Responder tópico
Melhor resposta
@victor.gomes3 em 30/12/2019 às 18:22
Para quem é novato estudando táticas: esse 'perde pressiona' é o famoso 'gegenpressing' que Jürgen Klopp faz no Liverpool.
Últimas respostas
@so.eu.que em 31/12/2019 às 09:19
Se não tiver qualidade e inteligência, não há tática que funcione.. A não ser a de ficar encolhido atrás..
Publicidade
@deco20 em 31/12/2019 às 09:15
Só acho que Gabriel deve iniciar no time principal.
@washingtonlgsp em 31/12/2019 às 09:13
Aparentente vai ser próximo disso mesmo
@andre77 em 31/12/2019 às 09:11
Jogavamos nessa mesma formação em 2017... O time atacava em um 4-2-3-1 e se defendia em um 4-4-2 com o reidriguinho junto de jô, só a característica do time que era diferente...
@werlly.santtos em 31/12/2019 às 07:32
Excelente análise, ainda ontem estava vendo uns vídeos do athletico de Thiago Nunes
Acho que vai ser mais ou menos isso mesmo.
Mas...
Pedrinho vai marcar?
Ou vai continuar pedindo bola no pé com a mão na cintura?
Pra mim perde a vaga no time...
@aizemberg em 31/12/2019 às 02:51
Meu deus Pedro Henrique nãooooooooooooooooooooooooooooo
@afalves em 31/12/2019 às 00:04
Gostei da análise, mas essa escalação não me anima nem um pouco.
Se ficar como está continuaremos com um time limitado, lento e pouco criativo.
@valente.silva em 30/12/2019 às 23:51
Avelar não
@kaique.roberto em 30/12/2019 às 21:53
O time esta interessante.
Mas.. Tira o Avelar dai kkkkkkk
Coloca o Piton, Carlos Augusto, improvisa o Everaldo como lateral, mas não faz projecao com o Avelar não kkkkkkkk.