Aposentadoria do assistente de lateral

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Caio #42 @caio.cesarjn em 03/01/2020 às 11:04

Desde 2009 o Corinthians criou uma forma de jogo, que valorizava demais o volante que entra na área, o tal 'homem surpresa', isso consagrou Elias, Paulinho, Jucilei, Maycon, Bruno Henrique...

Mas pra isso, o Corinthians teve que recorrer, a ajuda dos 'pontas' no trabalho de marcação ao lateral adversário. Durante um tempo isto funcionou bem, pois tínhamos jogadores como Dentinho, Jorge Henrique, Sheik, William, Romarinho...que tinham físico pra fazer isto, e também habilidade pra resolver na parte técnica.

Mas nos últimos anos, nossos atacantes que tecnicamente estavam longe destes citados, começaram a se submeter apenas a este papel.

Provavelmente esta semana o Corinthians anuncia um segundo volante, que segundo relatos (assisti poucos jogos dele), é mais construtor do que definidor de jogadas, um cara que dá ritmo ao time, e infiltra pouco na área adversária, prefere ir buscar a bola nos pés dos zagueiros e começar a criação.

Muito provavelmente, isto também trará mudanças no sistema de marcação, com um volante que não chega tanto a área, não terá tanta a necessidade da cobertura dos atacantes ao lateral, pepel que historicamente era do volante (Lógico que vão ajudar, no futebol de hoje, todos marcam e todos jogam).

Acho veremos com menos frequência, nossos atacantes indo até a linha de fundo defensiva. Será uma mudança grande de ideia de jogo.

1.530 visualizações e 34 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Paredes Junior #417 @paredes em 03/01/2020 às 11:17

Mas mesmo o volante não entrando na área como fazia esses que você citou, os atacantes/meias de lado vão ter que continuar marcando.

Carlitos La Pregunta #76 @carlitoslapregunta em 03/01/2020 às 11:16

Interessante essa observação, faz total sentido.

Maycon era um construtor de jogo muito bom, motorzinho do time, mas fazia bastante a função de infiltrar na área adversária por instrução do Carille. Acredito que o Tiago Nunes vá aplicar conceitos diferentes dos que foram usados por Tite e Carille, então é sim possível que mude a forma que o segundo volante é utilizado pelo Corinthians.

Ricky Roma #1.207 @ricky.roma em 03/01/2020 às 11:15

O Corinthians, tendo em vista esse novo perfil de contratação, irá apresentar um sistema de jogo muito diferente quando consolidado. Thiago Nunes gosta de um jogo vertical e de muita imposição, como o Tostão disse na sua coluna, ele não é da escola Guardiola muito menos da escola Simeone, mas sim da escola Klopp, um Kloppista.

Joaquim Teixeira #91 @nando.moura em 03/01/2020 às 11:13

A verdade é que o time não ficou mais equilibrado em 2018/2019 Atacantes ajudam na parte defensiva, porem os Volantes e zagueiros não ajudavam na Parte ofensiva. Com Tiago Nunes Todos marcam e todos atacam Proporcionalmente a posição Carille só aplicava 50% do futebol moderno

31 a 33 de 33 respostas