Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise é dura, mas é bem realista: precisamos apoiar!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Felipe

Ranking: 2.016º

Felipe 1.624 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 13/01/2020 às 09:09
Por Felipe Melo (@felipe.melo4)

Vamos lá, Fiel! Eu sou um grande crítico dessa diretoria e até das viajadas na maionese que a galera do fórum está aqui.

Eu vou tentar elucidar algumas coisas e espero que a gente possa, caso queiram, fazer um bate papo saudável sobre o tema.

Estruturei em tópicos:

- Corinthians e Flamengo são os únicos times do Brasil que possuem capacidade de demanda de mercado para gerar receitas de alto patamar e ditar tendências de engenharia financeira da comunidade dos demais clubes. Em palavras simples: são os únicos clubes que os patrocinadores têm real interesse, por ter maior torcida povão, espalhadas pelo Brasil e que possui poder político para qualquer coisa, inclusive implodir o Clube dos 13, como fizemos no passado.

- Corinthians e Flamengo, até 2011, não tinham pretensão de ter estádio.
Flamengo jogava no Maracanâ (público) e o Corinthians no Pacaembú (público).

- Após visita de gestores do Barcelona, Corinthians adotou o maior conselho em construir uma arena para o clube, pois as receitas seriam explosivas. Lembro desse termo que o Rosemberg usou na época: explosivas!

- Construíram uma arena em um modelo de negócio amador, sem fechar naming rights e acreditando que o apoio político do Lula seria suficiente para vender o nome para qualquer grande grupo. Muito se falou em Emirates, Ambev, Bradesco, Chevrolet...

- Estranhamente, após impeachment da Dilma e condenação do Lula, o Corinthians passou se ferrar nos acordos da Arena, expondo crises e mais crises, além de vários episódios de calote (marmita, luz, etc).

- Hoje, o Corinthians tem uma trolha de um financiamento aberracional pra pagar, em uma arena de mais de um bilhão e não temos previsão concreta de reversão disso. 'Ahh vai assinar o acordo, Odebrecht isso, aquilo', mas não se anuncia e nem se publica a transparência das contas da Arena.

- Desde a Medial em 2008, ditamos o valor de mercado de patrocínio (ESTANDO NA SÉRIE B) e na sequência, aumentamos o nosso patamar (e do Flamengo) para receita de TV.

- Hoje, não conseguimos ter fôlego financeiro para contratar ninguém de forma autônoma. Sempre precisamos de investidores (Elenko Sports, patrocinadores, antecipação da Nike)... Nosso foco desde então foi pegar refugo ou jogadores corinthianos que estavam sem contrato. Os jogadores comprados, foram sempre parcelados através de negócios estranhos.

- Nem vou comentar a incrível 'falta de habilidade de negociação' em não conseguir vender nenhum nome acima de 50 milhões. Somos campeões da Copinha direto e não vendemos nada. Não é pecado e nem errado seguir exemplo de São Paulo, Inter, Santos e agora, Flamengo (Vinícius Jr, Paquetá e Reiner deram mais grana ao Flamengo que o % de direito que o Corinthians recebeu em todas as vendas que tivemos desde 2010!).

- Palmeiras fez um modelo de arena diferente onde perde o controle da arena, mas tem total liberdade financeira. Não é prejudicado a longo prazo, desportivamente falando e, após a arena, ganharam uma Copa do Brasil e dois Brasileiros.

- Muito dos títulos vieram após aporte financeiro da Palmeirense Leila. Por que não atraímos os corinthianos da família Setúbal (Itaú) e da família Safra?

- Alias, a conta chegou para o Palmeiras que não teve boa gestão e não contratou pensando em si. Sua preocupação era sempre entrar em negociação para prejudicar os rivais em se reforçarem. Vide 2017 que tiveram oportunidade de trazer o Gil para a zaga e preferiram gastar o dinheiro com Scarpa, mesmo tendo acabado de trazer o Lucas Lima, somente pelo fato de São Paulo e Corinthians estarem no negócio. Ganhamos o Brasileiro naquele ano, Grêmio ganhou a Libertadores.

- Flamengo olhando para o modelo de negócio dos rivais paulistas, tomou por bom exemplo e não segue por nenhum caminho:

1) não construiu arena
2) vende jogador sem se envolver em trambique nem em questões emocionais
3) investe nos melhores
4) ignora teto de salário caso o business case se pague
5) aprendeu que dinheiro chama dinheiro e que título chama jogador

- Hoje, jogadores como Michael, Pedro Rocha, Pedro, Gustavo Henrique, Thiago Maia e demais preferem escolher Flamengo para jogar pelo salário e pela visibilidade. Além da esportividade. Afinal, mais vale ser campeão reserva do que titular disputando Sul-Americana.

- Corinthians AINDA TEM exatamente a mesma capacidade que o Flamengo. E aí que entra o título do tópico em que precisamos apoiar. Precisamos de basicamente três coisas:

1) TIRAR A TURMA do Sanchez. Sem eles, não há como resolvermos o imbróglio da Arena e transparecer para todos os acordos nebulosos. Além disso, são empresários de ramos 'amadores'. Feirantes, lojistas, etc... (nada contra a profissão, pelo amor de Deus!) mas precisamos de gente que conheça gestão de empresa, que tenha ocupado uma cadeira em multinacional, que entenda a responsabilidade e a dimensão de trabalhar com dinheiro que não é dele.

Precisamos de gestores que paguem 50 mil para um Piton que está começando, mas que destrave e ofereça 1,5 milhão para um craque. Qual craque viria da Europa pra ganhar 120 mil euros no Brasil? Esqueçam!

2) APOIAR O TIME INCONDICIONALMENTE. Jogadores como Pedro Henrique, Piton, Vital, Pedrinho, Vital e Janderson, além de Oya e mais uns do Sub-20, são nossas fontes de renda para elevação de patamar. Assim como o Negueba Jr, Paquetá e Reiner foram para o Flamengo. E essa valorização só com títulos ou boas atuações. PRECISAMOS APOIAR!

3) PARAR DE QUERER JOGADORES NOSTÁLGICOS OU VELHOS. Precisamos de dinheiro e gestão. Dinheiro. Gestão. Money. Management. Fato. Não podemos vender um Carlos Augusto e comprar um Dentinho que não vai dar retorno de futebol nem grana. Não podemos vender um Piton e comprar um Dedé. Não podemos manter Ralf, Jadson... Não podemos pedir Guerrero, Renato Augusto...

Com isso acontecendo, certamente chegaremos no mesmo patamar. Estaremos com grana, com gestão, com uma arena administrada decentemente e principalmente, fazendo frente para quem quiser.

O Corinthians é grande e estão apequenando ele por má gestão!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Abrahão Daguer Filho

Abrahão 156 posts

@allin em 14/01/2020 às 23:20

Quase um texto de filme pra dizer que o Andrez e sua camarilha estão afundando o Corinthians!

Foto do perfil de Atum Seco

Ranking: 96º

Atum 14.870 posts

@timao.loco.sanguibao em 14/01/2020 às 22:40

Da a entender que Corinthians e uma bosta e Flamengo o top..

Os caras acertaram em 2019, só isso!

Nos outros anos erraram contratações mesmo com grana de venda entrando gastaram milhões com vitinho por exemplo..

Corinthians e modelo a mais de 10 anos, claro que a diretoria e ruim e tem muita corrupção, mas mais um ano estamos ditando moda contratando um técnico vencedor e boas contratações (quando querem essa diretoria sabe ckntratar)

Eu poderia fazer um tópico ao contrario do seu, com os pontos positivos do Corinthians e negativos do Flamengo mas não adianta, futebol e momento, se ganharmos o brasileiro esse ano tudo volta ao normal seremos exemplo etc etc

Foto do perfil de Rodrigo Mendes

Rodrigo 1 post

@rodrigo.mendes13 em 14/01/2020 às 22:07

Muito coerente sua análise!

Só me gera dúvida a questão sobre o Presidente Andrés!

Em gestões de Andrés e aliados ganhamos muitos títulos!

E contraímos um patrimônio físico muito grande!

Antes do Andrés só tínhamos o parque São Jorge!

Foto do perfil de Raphael Santana

Raphael 39 posts

@raphael.santana4 em 14/01/2020 às 21:44

Perfeito!

Principalmente na parte nostálgica de jogadores

Publicidade

Foto do perfil de JosÉ Carlos Felipe

Ranking: 2.495º

José 1.263 posts

@fefelipao em 14/01/2020 às 21:28

Onde eu assino?

Foto do perfil de Uitalo Pereira De Lima

Uitalo 91 posts

@uitalo.pereira.de.li em 14/01/2020 às 20:23

O Corinthians tem quase 700 milhões de dívida sem contar com a arena, acho que tá na hr ser responsável e começar a diminuir esse dívida pra n ser mais um Cruzeiro

Foto do perfil de Juliana Bauer

Ranking: 3.474º

Juliana 856 posts

@juliana.bauer2 em 14/01/2020 às 19:54

Com corcodo você

Foto do perfil de Alessandro Giatti

Alessandro 67 posts

@legiati em 14/01/2020 às 19:38

Muito lúcido.

Com tudo isso, volto a dizer que com a massa de torcedores que o Corinthians tem, poderia levantar muito dinheiro, fosse posto em prática tudo isso, a torcida poderia manter o clube praticamente sozinha