Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Os movimentos que vêm acontecendo no futebol brasileiro e o Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Márcio

Ranking: 201º

Márcio 9.585 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/07/2020 às 19:37
Por Márcio Costa (@marcio.rodrigo.costa)

O futebol brasileiro está vivendo um momento que pode trazer mudanças nos próximos tempos. Vou mencionar três clubes que são hoje os com maior potencial financeiro, não que necessariamente se faça valer deles: Corinthians, Flamengo e Palmeiras.

Começando por nós, aqui no Meu Timão foi divulgado que o Corinthians pode ter em agosto uma decisão judicial que permite ao clube se livrar da dívida que tem com a Odebrecht. Isso seria um enorme alívio financeiro, restando aí cerca de R$ 400/ R$ 500 milhões com a Caixa pela dívida do estádio. Bem negociado, este valor é bem mais razoável e possível de ser administrado sem nos deixar na penúria. Inclusive, pagando parte das dívidas que tem surgido nos últimos tempos. Também tiraria a construtora do fundo gestor da Arena, o que melhora nossa gerência de receitas. Seria a melhor coisa que esta gestão fez nesta passagem, pois nos livraria de um passivo que consome boa parte do nosso caixa.

Com esta perspectiva, talvez já seja possível, de preferência com um novo e melhor grupo político, o clube voltar a ter contratações de melhor nível. Não com grandes investimentos de transferência, mas podendo ser competitivo com salários de jogadores que venham e subam o patamar do time.

O Flamengo está em uma relação extremamente próxima do Governo Federal, que tem enorme rejeição, além de dar as cartas no futebol carioca. Há um certo racha já claro no Rio, que tem certa aderência em São Paulo e que pode se espalhar para outros clubes brasileiros, o que pode isolá-los. A forma como eles fizeram lobby com a gestão Bolsonaro, foi extremamente individualista. Já vimos outros que 'legislaram em causa própria' e se deram muito mal. Por estarem em um bom momento esportivo, estão caindo no mesmo erro que outros cometeram de acharem que são um Barcelona ou Real Madrid dos trópicos.

O resultado disso é dar um passo maior que a perna, e aos poucos eles já começam a fazer isso, como o fracasso da cobrança no YouTube. Eles começam a viver o mesmo movimento que nós, o São Paulo e o Palmeiras vivemos com suas diretorias: empáfia. A partir disso você começa a achar que está acima do bem do mal, que é o maior clube, que nada pode te parar, e algum momento vem o retorno. Dívidas, diminuição dos investimentos e times mais enfraquecidos.

Este é justamente o ponto do Palmeiras: desinvestimento. Depois de cinco anos jorrando dinheiro da Crefisa, eles começam a passar por um novo momento econômico. Em 2020, já diminuíram os gastos com contratações em comparação com os últimos quatro/cinco anos. Tem vários jogadores caros e encostados, como Lucas Limas, Scarpa, entre outros.

A ideia de ter três times vai caindo pouco a pouco e o efeito 'Bayern de Munique', de tirar jogadores que interessavam a outros concorrentes só para não reforçar outros times, vai se mostrando um tiro no pé. Tanto isso é verdade, que mesmo emprestando o Dudu por sete milhões de Euros, provavelmente não vão repor com nenhum outro jogador de mais impacto, segundo vários jornalistas. Se fizer, não será gastando milhões como outrora. Talvez aconteça se houver aquela oportunidade de mercado.

Diante disso, é a chance de outros times ganharem mais lugar ao sol. O Grêmio, com contas bem organizadas, é um potencial postulante. Talvez o Atlético Mineiro com um novo estádio, até mesmo o Inter. E por que não, até o São Paulo, caso entre uma gestão melhor nas próximas eleições.

Mas há outro também que pode dar a volta por cima: o Corinthians. Conseguir se livrar da dívida da Odebrecht e trocar o grupo político nas eleições do fim do ano, de preferência por uma que preze pelo profissionalismo, pode nos reaproximar à volta dos tempos de um clube que volte a ser administrativamente gigante. Tomara que seja assim!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Marcello Figueiredo

Ranking: 8º

Marcello 53.665 posts

@timao.sc em 08/07/2020 às 20:22

Tem que profissionalizar, tem que ter direitões remunerados...chega desse papo de trabalhar por amor..a gente sabe muito bem o amor dessa gente... é muito dinheiro envolvido nas mãos de pessoas que mal conseguem comprovar seus rendimentos... Se pegar os 3 nomes de frente do clube juntos somam qse 70 processos diversos...não pode...

Foto do perfil de Alexandre S

Ranking: 127º

Alexandre 12.626 posts

@asiqueira08 em 09/07/2020 às 10:34

Com certeza o que tem maior potencial é o Corinthians, pois o teto é muito mais alto e o momento atual é o mais baixo desses citados.

Cara, você tocou num ponto nevrálgico aí. Essa história de contratar para que o adversário não se reforce é um tiro no pé fortíssimo. Todos os clubes que fizeram isso acabaram com jogadores caríssimos no banco, e time brasileiro não pode ter jogador caríssimo no banco. O próprio Flamengo, que ainda há de começar a patinar nas finanças (só ter um ano sem venda como as de Vini Jr, Paquetá e Reinier), paga uma baba para jogadores como Vitinho, Diego, Pedro, Michael, Pedro Rocha, Thiago Maia... Não há faturamento de time brasileiro que consiga manter esse padrão por muito tempo. Até porque, como eu disse, uma grande fonte de renda dos clubes brasileiro é vender as jovens promessas. Com um elenco recheado de jogadores caros e com algum nome desse jeito, os jovens ficam sem espaço e essa renda fundamental acaba.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Juliana Bauer

Ranking: 3.472º

Juliana 856 posts

@juliana.bauer2 em 10/07/2020 às 21:06

Com certeza

Foto do perfil de JuliÃo

Ranking: 2.978º

Julião 1.035 posts

@iago.cima.de.olivei1 em 09/07/2020 às 23:52

Saudade de quando Corinthians jogava bola

*1910*2017*

Foto do perfil de Gustavo De Jesus

Ranking: 5.661º

Gustavo 442 posts

@gustavo.de.jesus2 em 09/07/2020 às 23:49

Amigo, parabéns pela matéria! Reforço aqui como é importante a saída da Oderbretch das dependências da arena.

Tirando uma empresa envolvida na lava jato os investidores buscarão o naming rights da arena para divulgar sua empresa em um outdoor imenso que é a marca Corinthians!

Foto do perfil de Anderson Souza

Anderson 89 posts

@anderson.souza79 em 09/07/2020 às 23:15

FORA DIRETORIA!

Andrés vai aprender com um presidente de verdade como administrar um clube de futebol, Bandeira de Mello para Presidente, fora Andrés!

Publicidade

Foto do perfil de Anderson Ferreira

Ranking: 1.437º

Anderson 2.214 posts

@anderson.ferreira54 em 09/07/2020 às 21:10

O que sempre me causou estranheza é que o valor nunca abaixa, nem parece que temos a renda bloqueada há 6 anos, no fundo da arena tem que ter uns 200 milhões no mínimo não é possível.

Foto do perfil de Alberto Júnior

Alberto 171 posts

@juninholhp89 em 09/07/2020 às 16:00

O problema não é arrecadação, mas sim a roubalheira, estão afundando o Corinthians esse Andrés precisa ir pra cadeia vagabundo, ladrão, safado.

Foto do perfil de Thiago Coutinho

Ranking: 143º

Thiago 11.435 posts

@thiago.limano em 09/07/2020 às 15:31

Bom post

Foto do perfil de Paredes Junior

Ranking: 355º

Paredes 6.612 posts

@paredes em 09/07/2020 às 14:36

No Brasil não tem chance alguma de acontecer igual na Itália ou Alemanha aonde tem um monopólio de campeões.