Fórum do Corinthians

ENQUETE: Na sua opinião, qual deve ser o futuro do Campeonato Paulista?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Ana

Ranking: 10º

Ana 8672 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/08/2020 às 21:12
Por Ana Paula Araújo (@anapaulaaraujo)

Fala, gente! Tudo bem?

Incrível como o ser humano é capaz de mudar de opinião de acordo com aquilo que lhe convém. Veja só os antis! Se ganham é Paulistão, se perdem é Paulistinha. Pior para eles que, na maioria das vezes, perdem.

O Corinthians terá a chance de se sagrar tetra dessa competição mais que tradicional. Um feito inédito na era do profissionalismo. E eu não tenho dúvidas que para o Timão o torneio também é 'ão'. Ainda mais quando somos agraciados com a possibilidade assistir a mais um Dérbi. Uma dose extra de emoção para quem sabe a grandeza dessa história.

Apesar disso, o futebol é dinâmico. Muitos torneios que outrora eram as competições mais importantes desse país não existem mais.

Todas as temporadas, há aqueles que, mesmo dentre os corinthianos, acham que o Paulista não deveria mais existir.

Sabemos que com a pandemia, o tempo é curto, o calendário é apertado e a intensidade de jogos vai ser cabulosa. E então, o que acham? O Paulista deveria deixar de existir? Ou a FPF deveria bolar uma fórmula mais enxuta?

Deixem suas opiniões para gente promover aquele debate bacana!

Vai, Corinthians!

Ver resultado
Participar

3.480 visualizações e 172 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Foto do perfil de Abner Rogerio

Ranking: 357º

Abner 5141 posts

@bininho em 04/08/2020 às 17:49

Se acabar os campeonatos estaduais não existirá mais rivalidade... Ai acabou tudo!

Não há motivos para assistir jogos sem ter a certeza de que vamos zoar, brincar ou dar risada de peppas e bambis...kkkkkk

Publicidade

Foto do perfil de Felipe Alves Feitosa

Ranking: 2.180º

Felipe 1035 posts

@felipe.alves.feitosa em 04/08/2020 às 16:50

Minha opinião é modificar e deixar o campeonato Paulista(E até mesmo de outros Estados)

Em alguns países europeus, sempre à um campeonato de pontos corridos e duas mata mata(Inglaterra e França, não me lembro de outro agora)

Teria que ser um campeonato longo...

Era só modificar o Paulista para a copa Paulista ou qualquer nome de deixar os times pequenos jogarem, úniao são João, portuguesa, portuguesa santista, Atibaia, Lins entre outros.

Ele iriam jogar o mata mata, de Janeiro/fevereiro até Junho/Julho e quando chegarem nas oitavas os 4 grandes entrariam, ou começariam desde o começo... Dariam mais chances dos pequenos jogarem e terem uma grana.

Porém pra isso o BR teria que mudar.

Já que esse ano será 20/21 Até fevereiro.

Poderiam para o próximo ano deixar o BR de julho a abrir... E essa copa Paulista no mesmo esquema, com as oitavas programadas para janeiro...

Engraçado que lá fora, ele tem todos os campeonatos e tem vaga no calendário para as datas FIFA e eliminatórias e campeonatos de seleções

Foto do perfil de Luan Monteiro

Luan 7 posts

@luan.monteiro4 em 04/08/2020 às 15:41

Creio que os pontos positivos do Paulistão seriam as oportunidades de jovens talentos ou jogadores em ascensão apresentarem seus potenciais num cenário de maior abrangência, que seria exatamente os confrontos contra um grande time. Além disso o estadual oferece um tempo valioso para que os times grandes tenham ritmo de jogo e formulem seu estilo para disputar as competições de maior peso e força. Os pontos contras seriam o fato do baixo nível técnico apresentado pelos times de menor porte, transformando o primeiro ponto positivo uma exceção ao que se vê na maioria dos elencos dos times mais regionais. Por consequência, os estaduais se encontram em processo de abandono por parte do público e de patrocinadores. Além disso, em sua fórmula atual, os campeonatos estaduais acabam se tornando um inconveniente para os clubes que disputam outras competições de maior força, por apertar ainda mais um calendário extremamente corrido como o Nacional. O que aumenta o risco de lesões e grandes desfalques em jogos de importância maior. Por todos esses pontos, creio que os estaduais poderiam ter sua fórmula modificada para que se torne mais enxuto para sua disputa, talvez poderia ser pensado um torneio regional, que poderia oferecer os pros que um campeonato estadual proporciona além de, se for na disputa de mata-mata, aumentar as emoções das partidas, o que poderia aumentar o interesse do público pela competição.

Foto do perfil de Alex Bahu

Ranking: 19º

Alex 29394 posts

@alexbahu em 04/08/2020 às 15:12

Ótimo tópico.

Foto do perfil de Bruno Lélis

Ranking: 561º

Bruno 3651 posts

@bruno.lelis1 em 04/08/2020 às 15:02

Paulistão, além de tradicional, é difícil de vencer. Acho mais complicado ganhar o paulista do que a copa do BR. Mas esse formato é cansativo e longo. Poderia fazer começando em agosto ou setembro com pontos corridos classificatório entre os times pequenos e do interior, e em seguida, lá pra fevereiro, fazer um mata-mata com os 4 grandes.

Foto do perfil de Wagner Santos

Ranking: 551º

Wagner 3721 posts

@wagnersantos em 04/08/2020 às 14:53

Sou a favor até da volta do torneio início

Foto do perfil de Yuri Andrade

Ranking: 167º

Yuri 8471 posts

@yuri.andrade1 em 04/08/2020 às 14:46

Pra mim seria legal a seguinte formula:

- 4 grupos de 5 times,

- Os times jogam apenas contra quem estiver no seu grupo

- Passa somente o 1º de cada grupo, formando assim uma semi-final direta

- Quem tiver mais pontos na fase de grupos, decide em casa (pra não ter choro ao invés de ter sorteio)

- O último de cada grupo é rebaixado

Formula muito mais simples e um pouco mais curta do que a atual

Foto do perfil de José Roberto

Ranking: 1.586º

José 1475 posts

@jose.roberto48 em 04/08/2020 às 14:37

Os times grandes só deveriam entrar na fase de mata mata.

Foto do perfil de Daniel Mendes Carvalho

Ranking: 1.013º

Daniel 2196 posts

@danmendes91 em 04/08/2020 às 14:22

O cenário ideal é que os times menores pudessem se fortalecer e formar bons campeonatos em conjunto com os times das séries A e B.

O Red Bull é um exemplo, uma boa adição ao nível do campeonato.

Infelizmente a CBF está mais interessada em fazer suítes para seus dirigentes e roubar os patrocinadores dos clubes.

Foto do perfil de Ivair Amaral

Ranking: 6.920º

Ivair 207 posts

@ivair.amaral1 em 04/08/2020 às 13:53

A manutenção dos campeonatos estaduais com a participação dos grandes clubes é o que dá forças as federações estaduais na eleição presidencial da CBF.

Hoje o voto de uma federação estadual tem peso 3, clubes da Série A tem peso 2 e clubes da Série B tem peso 1, ou seja, mesmo com a união dos clubes é impossível que eles elejam um novo presidente.

Olhando somente o estado de São Paulo é muito fácil falar a favor da continuidade do campeonato, mas campeonato estadual não é somente São Paulo, também é o Mineiro, o Carioca, o Gaúcho, o Paranaense e outros. Os estaduais devem ser mantidos, porém, sem a presença dos grandes clubes.

Com a exceção das fases finais, o campeonato estadual é entediante, possui baixo público e não-rentável.

Eu seria mais a favor de uma copa nacional com apenas clubes da Série A estilo Libertadores, 4 grupos com ida e volta e quartas de final se desenrolando no início da temporada e as semi-finais e final se desenrolando no decorrer da temporada.