Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Paulistão mais importante de todos

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Anderson

Ranking: 1.827º

Anderson 1.785 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 07/08/2020 às 23:37
Por Anderson Silva (@anderson.silva28)

Estava relendo uma antiga edição da revista 'O Mundo do Futebol', que trazia um especial sobre aquele que é considerado 'o maior Paulistão de todos os tempos', o Campeonato de 1954, ano do 4° Centenário da cidade de São Paulo.

Trago aqui um trecho onde eles comentam sobre a importância daquela rara conquista.

"Por 100 anos serás o campeão" , dizia a marcha composta por Alfredo Borba para comemorar a conquista do título de campeão paulista de 1954 pelo seu time de coração, o Sport Club Corinthians Paulista. Não havia nenhum exagero na afirmação: afinal, o ano de 1954 entrou mesmo para a história, pela comemoração dos 400 anos de fundação da cidade de São Paulo. Título igual, só dali a 100 anos, no ainda hoje longínquo ano de 2054.

O Campeonato Paulista de futebol era parte integrante das comemorações daquele evento, que incluíram, entre outras coisas, a inauguração do Parque do Ibirapuera. (...)

Repetia-se o que havia acontecido em 1922, o ano do 1° Centenário da Independência do Brasil: todos queriam ficar com o título, mas só o Corinthians - conhecido até então como 'O Campeão do Centenário' - conseguiu, elevando, assim, sua maior glória para o plural.

Naquela São Paulo ainda provinciana, em que viagens de automóvel eram raras; a televisão, uma novidade, e nem se pensava em internet, o universo dos habitantes não ia muito além das divisas do Estado. Daí aquela conquista, relembrada até hoje de geração para geração, ter sido comemorada como um verdadeiro título Mundial.'

Pesquisem sobre a história do Timão para mante-la viva - não façamos como o São Paulo, que só conhecem a história do seu time dos anos 80 pra cá.

Vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico