Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Jogo Posicional - CounterPressing (Marcação Pressão)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Absolon

Ranking: 625º

Absolon 4.595 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/09/2020 às 21:12
Por Absolon Soares da Silva (@absolonsoares)





Conceito do jogo posicional é:

1 - Ocorre através de uma estrutura definida previamente e uma serie de movimentos/ocupações de espaço em função de algumas variáveis, como a posição da bola, dos companheiros e dos adversários.

2 - A saída de bola é um momento importantíssimo, desde ela os jogadores já são separados em diferentes alturas do campo.

3 - Fundamental se ter amplitude e profundidade no jogo, para poder ativar mais canais de passe pelo campo todo e também conseguir espalhar mais o rival em campo.

4 - Domínio do conceito de ‘Homem Livre’’ é fundamental para a construção do jogo, esse jogador pode variar dependendo da situação de jogo, ou do local onde a bola está em campo. Além dos triângulos de jogo, famosos no Barcelona de Xavi, Iniesta e Messi, que facilitam a criação e participação do ‘’Terceiro Homem’’.

Através desses vídeos e vendo a matéria hoje no fórum do treino de marcação pressão que o Coelho realizou me pergunto: não faziam isso antes?

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/358506/coelho-cobra-perde-pressiona-e-evolucao-defensiva-em-treino-do-corinthians-veja-provavel-time Coelho cobra Coelho cobra 'perde-pressiona' e evolução defensiva em treino do Corinthians; veja provável time Na manhã deste domingo, o elenco comandado pelo técnico Dyego Coelho fez uma atividade de marcação-pressão e deu atenção especial para os trabalhos de defesa meutimao.com.br meutimao.com.br Falta capacidade pulmonar aos atletas pra realizar esse tipo de marcação tão 'Vital' no processo de recuperação da bola quando perde? Os vídeos e artigo acadêmico que li diz nitidamente que independe da plataforma de jogo (4-4-2/4-2-3-1/3-4-3 etc) para se praticar o jogo posicional. Já li tópicos dizendo que com Xavier, Roni, Cantillo, Luan, Cazares e Otero é possível fazer um meio de responsa, porem ele são capazes de fazer o jogo posicional? Melhor nossa defesa é capaz de sair jogando trocando passes sem rifar a bola ao adversário? Se pra todas as perguntas a resposta for não! Então é hora sim de 2021 ser um ano de reformulação no elenco, e este ano de reconstrução na diretoria. Destaque para o vídeo de Henry onde ele diz: Desobedeci Pep e ele me tirou num jogo que fiz gol'. Como falta técnicos assim no Brasil! Em breve mais post sobre conceitos e técnicos e soluções para o time do Corinthians.

Artigo Acadêmico: Jogo Posicional por Leandro Zago

https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Jogo-de-Posi%C3%A7%C3%B5es-e-o-Counter-Pressing_Leandro-Zago.pdf https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Jogo-de-Posi%C3%A7%C3%B5es-e-o-Counter-Pressing_Leandro-Zago.pdf universidadedofutebol.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Vitor Silva

Ranking: 311º

Vitor 7.448 posts

@escrib em 28/09/2020 às 11:40

Pra mim, falta vontade. Quando jogadores se tornam um bando e o técnico não tem pulso, não há o que se fazer.

Foto do perfil de Natannyel Antônio Babosa Da Silva

Natannyel 98 posts

@natannyel.antonio.ba em 28/09/2020 às 11:19

No meu modo de ver é que, precisa ter qualidade no elenco porém com um técnico bom as coisas mudam, olha o Atlético - GO da gosto de ver eles jogando, falta técnica dos atletas porém mesmo assim dá pra ver eles dando trabalho pra todos os times, olha o jogo contra o Atlético MG, se não fosse o keno que está iluminado o time teria perdido os cara meteram 3x0 no flamango, ganharam do Fluminense que ganharam do nosso Corinthians jogando bem e sufocando o time carioca até o final, não tem jogadores fora de série lá mas o técnico entende os jogadores que tem e faz o time não ter medo e atacar

Foto do perfil de Thiago Da Silva De Lima

Ranking: 302º

Thiago 7.600 posts

@thiagopr em 28/09/2020 às 11:15

O real problema do nosso time é a falta de vontade de alguns em disputar uma bola, a falta de ambição de buscar o resultado do jogo, o técnico é fundamental nisso.

É importante ter estratégia, esquema tático mas se o time não consegue fazer o básico daí nada disso adianta, quando olho para o time vejo Michel Macedo, Avelar, Everaldo daí é difícil isso funcionar.

Foto do perfil de Ronny

Ranking: 6.852º

Ronny 328 posts

@ronaldom em 28/09/2020 às 10:55

Tomara que o Coelho não leia o título deste post (COUNTERPRESSING) ele vai pensar que é alguma receita culinária.

Publicidade

Foto do perfil de Amadeu Geraldo Colombo

Ranking: 194º

Amadeu 9.787 posts

@colombo em 28/09/2020 às 10:47

Boa! Maravilhoso, Fantástico, Fenomenal, para um time, que precisa fugir do rebaixamento! Vai Corinthians...

Foto do perfil de Mauro Falsetti

Mauro 198 posts

@mauro.falsetti em 28/09/2020 às 10:45

Muito legal! Obrigado por compartilhar os vídeos. Esse tipo de pensamento deixa o futebol bem mais interessante. E mostra como a análise de um elenco depende de muito mais aspectos do que parece. O Tite sempre diz que não existe mais espaço no futebol para o jogador 'burrão', que não entende os concieots de jogo.

Foto do perfil de Adriano Souza

Ranking: 2.632º

Adriano 1.202 posts

@adriano.souza28 em 28/09/2020 às 10:29

Para ganhar folego é questão de treino, o Gil e o avelar não sei não se são capazes de sair jogando mas com bom posicionamento dos companheiros na saída ajudaria bastante, o que falta é treino e vontade

Foto do perfil de Leandro De Oliveira Rocha

Ranking: 2.792º

Leandro 1.129 posts

@leandro.paku em 28/09/2020 às 10:25

Um dos melhores tópicos informativos que vi nos últimos tempos parabéns irmão.