Fórum do Corinthians

Estratégias do Vágner Mancini: qual é a ideal?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 8.981º

Félix 126 posts

@felix.rodrigues.de.l em 17/10/2020 às 18:14

Tirar o melhor de cada jogador está sendo uma tarefa árdua para Vágner Mancini. Se levarmos em conta que o Coelho desestabilizou taticamente a equipe ao ponto de desmoralizar muitos jogadores, gerar confiança em pouco tempo é complicadíssimo. Se perdermos para o Flamengo, será devido a uma equipe fragilizada, principalmente na defesa. Mas se antes não tínhamos jogadores bons no meio-campo, agora temos um leque deles.

A proposta do artigo é entender as estratégias de Vágner Mancini, o que ele pode aplicar em campo. Naturalmente ele priorizará taxativamente a defesa por causa do que estamos passando. Ele possui três esquemas preferidos: 4-2-3-1 (o principal esquema), 3-4-3 e o famoso 4-1-4-1. Dependendo do jogo, ele pode alternar o esquema tático em determinado setor do campo ou começar com um esquema específico do início ao fim. Raramente ele utiliza um 4-3-3 da forma como foi no último jogo. Mostrarei quais jogadores acredito que ele pretenda colocar em cada esquema, ao mesmo tempo em que mostrarei o que seria ideal na minha concepção.

Desses esquemas, NÃO COLOCAREI O 3-4-3. Isso porque tal esquema é impensável no cenário atual. Mas não me é difícil imaginar um esquema assim com Avelar de titular.

Como equipe ideal, naturalmente que se entende Cazares como meia-central coisa que é unanimidade. Mas, uma vez que ele não está disponível para pelo menos 70 minutos, precisamos de outra abordagem. Vamos então ao estilo.

ATAQUE

Mancini valoriza mais os pontas que são capazes de trocar de posição, seja no meio, seja na outra ponta. Prefere um ataque direto e rápido, com passes precisos. Busca ser ofensivo de maneira massiva quando há um domínio entre o meio-campo e um pouco mais à frente disso, para obter maior participação dos volantes ofensivos e dos meias. Sim, eu disse VOLANTES: ele não gosta de um volante específico pra marcar e outro para atacar - os dois devem tanto atacar quanto defender. A posse de bola tem que ter objetividade e com impetuosidade, não apenas para gerar monotonia no adversário. Precisão nos passes é tudo para finalizar. E será exigido muitos cruzamentos na área conforme o ganho de campo.

Além do mais, ele busca pressionar o adversário exatamente como faz o Rogério Ceni: cada jogador marca um sem fugir do esquema tático e onde a bola está, cercando o adversário quando a bola está nos lados do campo. Assim, qualquer inversão que aconteça, um ou dois jogadores do Corinthians estarão do outro lado para pegar, porque a pressão não é total mas sim objetiva, reduzindo espaços. Isso aconteceu algumas vezes no último jogo.

DEFESA

Aqui Mancini usa muito o 4-1-4-1 como esquema principal de defesa, usando e abusando do primeiro volante, considerando este como a principal mola de impulsão para o ataque, como o futebol moderno impõe. Para levar a bola ao ataque, Mancini prefere um zagueiro que gera a devida saída de bola, intercalando com um dos volantes e o meia mais próximo, como foi no último jogo.

4-2-3-1

Creio que, nesse esquema, ele prefira o Camacho pela qualidade que ele possui no passe e para interligar jogadas. E a descoberta de Xavier é um fator que agrega demais a equipe: há tempos que não se vê um volante tão enfático quanto ele, tanto na defesa quanto no ataque. Natel, Otero e Vital podem trocar de posições o tempo todo. E Natel tem a vantagem de, apensar de não jogar no meio, se posicionar como centroavante: e nesse sentido ele é mais um que pode se infiltrar na área facilmente.

Observem que no meu esquema é colocado Luan e Roni. Notem que aproximei Luan bem próximo da área, na Zona 14: isso porque ele, por toda a vida, sempre foi muito efetivo nessa parte do campo, além de jogar como segundo atacante. E optei por Roni porque ele é muito mais efetivo para articular jogadas no meio campo do que o Camacho.

Em ambos os esquemas, poderia facilmente realizar substituições como Gustavo Silva na esquerda, Ramiro na esquerda e Cantillo como volante sem alterar a estratégia.

4-1-4-1

Aqui a ênfase é dada exclusivamente os volantes. A adição de Ramiro (aonde eu colocaria Cazares) se deve ao fato de ele poder trocar de posição com Otero ou Natel (dependendo de quem estiver no lado direito). E Ramiro, ao contrário do que dizem muitos “obscurantistas” por aí, sempre foi muito sólido, raramente erra passes. Junto com Xavier, Roni, Otero e Natel, Ramiro tem um amplo leque de possibilidades de ataque, além de ser mais um que recompõe a defesa, exatamente como Mancini prefere. E Ramiro adora esquemas que privilegiem a pressão em setores onde está a bola, como foi descrito anteriormente.

As minhas duas opções de esquemas são puramente estratégicas: a possibilidade de Araos entrar é pela capacidade de trocar de posição no meio-campo com Otero (caso ele esteja ocupando ali), além de possuir a característica de “puxar” a linha de 4 para perto dos adversários melhor do que o próprio Otero, mas perdendo naturalmente para o Cazares, que é muito melhor nesse âmbito. E no outro esquema, a adição de Luan é para criar perigo de gol e aproximar a bola ao Jô, coisa que será muito mais eficiente quando Cazares for titular e ocupar o meio-campo.

CONCLUSÃO

Como Mancini gosta de trocar de esquemas táticos no decorrer da partida como exige o futebol moderno, acredito que ele fará um 4-1-4-1 na defesa e no meio-campo; um 4-2-3-1 quando a linha do meio-campo ocupar a Zona 14 e novamente um 4-1-4-1 quando chegar a linha de fundo pra cruzar. É claro que ele vai priorizar estritamente a defesa como eu disse antes, já que queremos evitar ao máximo tomar gols nessa altura do campeonato.

Ainda consigo imaginar alguns outros esquemas que privilegiem a mobilidade dos jogadores e ganho do meio-campo como Mancini prefere. Se antes não era possível imaginar um ataque desses, agora isso é perfeitamente realizável, principalmente quando Cazares estiver em forma. Em teoria está tudo certo, agora é ter paciência para ver em prática.

VAI, CORINTHIANS!

15.395 visualizações e 104 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 28º

Itamar 24693 posts

@sr.fulano em 17/10/2020 às 20:22

Bom tópico!

Mas eu quando analiso um esquema tático não levo em conta só a distribuição numérica dos jogadores em campo, mas suas características também.

As características dos jogadores são fundamentais pra definir.

E nesse 4-1-4-1 com Xavier, Ramiro e Roni, estaria muito mais para um 4-3-2-1 do que um 4-1-4-1 embora a distribuição seja mesmo de 4-1-4-1.

Um exemplo é o Corinthians de 2015.

Os 4 do meio são mais meias, que volantes.

Você tinha o Ralf que fazia o primeiro 1 era o primeiro volante.

E os 4 do meio tinha Elias, Renato Augusto, Jadson, Malcon.

Repare nas caracteristcas desses jogadores no meio?

Da linha de 4 do meio, só o Elias é Volante, embora seja segundo Volante bem ofensivo.

NÃO VEJO ISSO COM RAMIRO, RONI, JUNTOS E COM XAVIER NAIS ATRÁS.

Da muito mais um ar de um 4-3-2-1..

Mas são pontos de vistas.

Foto do perfil de Tony Amaral

Tony 1 post

@tony.amaral em 17/10/2020 às 22:42

9-1 e tá muito bom...

Últimas respostas

Foto do perfil de XandÃo Polemico

Ranking: 160º

Xandão 8801 posts

@xandaopolemico em 18/10/2020 às 23:16

Esquece Gabriel só atrapalha com seu futebol de várzea

Esquece Everaldo, e muito ruim

Publicidade

Foto do perfil de Marcio Rodrigues

Ranking: 6.346º

Marcio 237 posts

@marcio.rodrigues19 em 18/10/2020 às 18:42

Deveriamos ter perdido para o Pathetico quarta.. Hoje não seria essa VERGONHA

Foto do perfil de Carlos Almir Souza Costa

Carlos 30 posts

@carlos.almir.souza.c em 18/10/2020 às 18:11

CÁSSIO não pode jogar mais no gol do Corinthians.Ele falhou nós 4 gols do Flamengo

Foto do perfil de Ronilson Pimenta

Ronilson 3 posts

@ronilson.pimenta em 18/10/2020 às 16:36

Time mal escalado Vagner Mancini burro.

Foto do perfil de Mateus Henrique Farias

Ranking: 1.862º

Mateus 1242 posts

@matuti em 18/10/2020 às 14:44

Parabéns alguém do meu Timão fala com o Andrés para demitir o Mancini hoje e contratar o Félix Lima o cara entende de futebol mais do que muitos aqui

Foto do perfil de Clicio Souza

Ranking: 1.571º

Clicio 1485 posts

@clicio.souza em 18/10/2020 às 13:49

Resumindo, o Cantillo não serve pra nada em todos os esquemas, né?

Foto do perfil de Matheus Correa Valdastri

Ranking: 3.567º

Matheus 575 posts

@matheus.correa.valda em 18/10/2020 às 11:19

A Ideal é aquela que ganha

Foto do perfil de Ricardo Martimiano

Ranking: 3.999º

Ricardo 494 posts

@ricardo.martimiano1 em 18/10/2020 às 10:34

Resumindo Mancini vai jogar com 3 volantes que vão se alternar entre si, a estratégia neste momento e não perder se der pra ganhar show de não ok, vai ser assim em jogos como hoje

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.904º

Luiz 1205 posts

@luiz.fernando.balest em 18/10/2020 às 10:14

Espero que saiba escolher a ideal para jogo de logo mais!

Foto do perfil de Aulio Duarte

Ranking: 910º

Aulio 2416 posts

@aulio.duarte em 18/10/2020 às 09:12

Ele vai 4 - 1- 4 -1

Cássio preferia o Valter pois tem melhor saída de bola e hoj precisaremos!

Fagner--Marlon ---Gil--Piton

- Xavier

Natel--camacho--ederson---Vital

--Boseli

Umas bservações o natel está com dificuldade de entrosar com Fagner!

Cantillo e Luan pode perder espaço devido a sua intensidade!

Cazares em forma nos ajudará muito!

Pra cima Timão!