Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Estratégias do Vágner Mancini: qual é a ideal?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.635º

Félix 588 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 17/10/2020 às 18:14
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Tirar o melhor de cada jogador está sendo uma tarefa árdua para Vágner Mancini. Se levarmos em conta que o Coelho desestabilizou taticamente a equipe ao ponto de desmoralizar muitos jogadores, gerar confiança em pouco tempo é complicadíssimo. Se perdermos para o Flamengo, será devido a uma equipe fragilizada, principalmente na defesa. Mas se antes não tínhamos jogadores bons no meio-campo, agora temos um leque deles.

A proposta do artigo é entender as estratégias de Vágner Mancini, o que ele pode aplicar em campo. Naturalmente ele priorizará taxativamente a defesa por causa do que estamos passando. Ele possui três esquemas preferidos: 4-2-3-1 (o principal esquema), 3-4-3 e o famoso 4-1-4-1. Dependendo do jogo, ele pode alternar o esquema tático em determinado setor do campo ou começar com um esquema específico do início ao fim. Raramente ele utiliza um 4-3-3 da forma como foi no último jogo. Mostrarei quais jogadores acredito que ele pretenda colocar em cada esquema, ao mesmo tempo em que mostrarei o que seria ideal na minha concepção.

Desses esquemas, NÃO COLOCAREI O 3-4-3. Isso porque tal esquema é impensável no cenário atual. Mas não me é difícil imaginar um esquema assim com Avelar de titular.

Como equipe ideal, naturalmente que se entende Cazares como meia-central coisa que é unanimidade. Mas, uma vez que ele não está disponível para pelo menos 70 minutos, precisamos de outra abordagem. Vamos então ao estilo.

ATAQUE

Mancini valoriza mais os pontas que são capazes de trocar de posição, seja no meio, seja na outra ponta. Prefere um ataque direto e rápido, com passes precisos. Busca ser ofensivo de maneira massiva quando há um domínio entre o meio-campo e um pouco mais à frente disso, para obter maior participação dos volantes ofensivos e dos meias. Sim, eu disse VOLANTES: ele não gosta de um volante específico pra marcar e outro para atacar - os dois devem tanto atacar quanto defender. A posse de bola tem que ter objetividade e com impetuosidade, não apenas para gerar monotonia no adversário. Precisão nos passes é tudo para finalizar. E será exigido muitos cruzamentos na área conforme o ganho de campo.

Além do mais, ele busca pressionar o adversário exatamente como faz o Rogério Ceni: cada jogador marca um sem fugir do esquema tático e onde a bola está, cercando o adversário quando a bola está nos lados do campo. Assim, qualquer inversão que aconteça, um ou dois jogadores do Corinthians estarão do outro lado para pegar, porque a pressão não é total mas sim objetiva, reduzindo espaços. Isso aconteceu algumas vezes no último jogo.

DEFESA

Aqui Mancini usa muito o 4-1-4-1 como esquema principal de defesa, usando e abusando do primeiro volante, considerando este como a principal mola de impulsão para o ataque, como o futebol moderno impõe. Para levar a bola ao ataque, Mancini prefere um zagueiro que gera a devida saída de bola, intercalando com um dos volantes e o meia mais próximo, como foi no último jogo.

4-2-3-1

Creio que, nesse esquema, ele prefira o Camacho pela qualidade que ele possui no passe e para interligar jogadas. E a descoberta de Xavier é um fator que agrega demais a equipe: há tempos que não se vê um volante tão enfático quanto ele, tanto na defesa quanto no ataque. Natel, Otero e Vital podem trocar de posições o tempo todo. E Natel tem a vantagem de, apensar de não jogar no meio, se posicionar como centroavante: e nesse sentido ele é mais um que pode se infiltrar na área facilmente.

Observem que no meu esquema é colocado Luan e Roni. Notem que aproximei Luan bem próximo da área, na Zona 14: isso porque ele, por toda a vida, sempre foi muito efetivo nessa parte do campo, além de jogar como segundo atacante. E optei por Roni porque ele é muito mais efetivo para articular jogadas no meio campo do que o Camacho.

Em ambos os esquemas, poderia facilmente realizar substituições como Gustavo Silva na esquerda, Ramiro na esquerda e Cantillo como volante sem alterar a estratégia.

4-1-4-1

Aqui a ênfase é dada exclusivamente os volantes. A adição de Ramiro (aonde eu colocaria Cazares) se deve ao fato de ele poder trocar de posição com Otero ou Natel (dependendo de quem estiver no lado direito). E Ramiro, ao contrário do que dizem muitos “obscurantistas” por aí, sempre foi muito sólido, raramente erra passes. Junto com Xavier, Roni, Otero e Natel, Ramiro tem um amplo leque de possibilidades de ataque, além de ser mais um que recompõe a defesa, exatamente como Mancini prefere. E Ramiro adora esquemas que privilegiem a pressão em setores onde está a bola, como foi descrito anteriormente.

As minhas duas opções de esquemas são puramente estratégicas: a possibilidade de Araos entrar é pela capacidade de trocar de posição no meio-campo com Otero (caso ele esteja ocupando ali), além de possuir a característica de “puxar” a linha de 4 para perto dos adversários melhor do que o próprio Otero, mas perdendo naturalmente para o Cazares, que é muito melhor nesse âmbito. E no outro esquema, a adição de Luan é para criar perigo de gol e aproximar a bola ao Jô, coisa que será muito mais eficiente quando Cazares for titular e ocupar o meio-campo.

CONCLUSÃO

Como Mancini gosta de trocar de esquemas táticos no decorrer da partida como exige o futebol moderno, acredito que ele fará um 4-1-4-1 na defesa e no meio-campo; um 4-2-3-1 quando a linha do meio-campo ocupar a Zona 14 e novamente um 4-1-4-1 quando chegar a linha de fundo pra cruzar. É claro que ele vai priorizar estritamente a defesa como eu disse antes, já que queremos evitar ao máximo tomar gols nessa altura do campeonato.

Ainda consigo imaginar alguns outros esquemas que privilegiem a mobilidade dos jogadores e ganho do meio-campo como Mancini prefere. Se antes não era possível imaginar um ataque desses, agora isso é perfeitamente realizável, principalmente quando Cazares estiver em forma. Em teoria está tudo certo, agora é ter paciência para ver em prática.

VAI, CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Atum Seco

Ranking: 96º

Atum 14.871 posts

@timao.loco.sanguibao em 18/10/2020 às 06:11

Deve ter dado trabalho, quem leu deve ter gostado

Foto do perfil de Antonio Carlos Martim

Antonio 42 posts

@antonio.carlos.mart. em 18/10/2020 às 02:42

Timão, amanhã não pode jamais se apequenar diante do poderoso Flamengo...temos que dar as cartas jogar o time inteiro no campo do Flamengo...muita marcação pressão e não meia pressão com o time faz começa pressionando e depois baixa a guarda e trás o time inteiro no nosso campo e tomamos muito sufoco...as linhas ficam muito distante e se deixar espaço para o Flamengo jogar vamos tomar uma goleada... Corinthians pressão o jogo inteiro...assim joga o Sampaolli não quer nem saber se vai tomar gol...joga o time pra cima dos adversários...se toma 2 vai lá e faz 3 ou 4...esse estilo Sampaolli... Corinthians tem que jogar como time grande...

Foto do perfil de Lucas Gabriel Da Silva

Ranking: 4.210º

Lucas 667 posts

@lucat em 18/10/2020 às 02:34

Eu sempre achei que o time se daria bem com um 4-1-4-1 e algumas ideias do Mancini também, até porque por exemplo colocar um um Cantillo na mesma linha de um marcador as vezes ele não chega em determinados lances e esse espaço faz uma falta, agora com uma cobertura do Xavier fica diferente. Assim como outras ideias também, vwjo tudo pra dar certo

Foto do perfil de Fernando Feitosa

Ranking: 2.220º

Fernando 1.443 posts

@fernando.feitosa4 em 18/10/2020 às 02:09

Beleza em, vai você jogar!

Publicidade

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 82º

Sérgio 16.019 posts

@sergio.libanori em 18/10/2020 às 02:09

Eu jogaria com Xavier como segundo volante mais adiantado, porque ele tem muita qualidade técnica. Com Vital centralizado, encostando para fazer jogadas com Boselli. Com Otero na direita (por causa da bola parada) e Everaldo pela esquerda (para aproveitar contra-ataques rápidos). Ou seja, jogaria num 4-3-3. Mas, quando atacados, temos que jogar bem fechados. Defesa estava uma peneira no jogo contra o Atlético Paranaense.

Foto do perfil de Mauro Cardoso

Mauro 42 posts

@mauro.cardoso1 em 18/10/2020 às 01:34

Eu prefiro o esquema 9-1 bem fechadinho e pegar a mulambada no contra-ataque kkkkk...vai Corinthians e ótimo tópico...

Foto do perfil de Alexqueiroz Queiroz

Alexqueiroz 36 posts

@alexqueiroz.queiroz em 18/10/2020 às 01:11

Félix Lima perfeito seu esquema tático e variações de jogadas mandou bem demais meu Jovem

Foto do perfil de Cristiano Fagundes

Cristiano 127 posts

@cristiano.fagundes em 18/10/2020 às 01:08

Vamos Corinthians daqui a pouco vamos avançar na tabela.