Fórum do Corinthians

Vagner Mancini e o seu moderno feijão com arroz

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Pedro

Ranking: 2.061º

Pedro 1192 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/11/2020 às 22:48
Por Pedro Herrera (@pedro.herrera)

Quando o Corinthians trouxe o Mancini a esmagadora maioria torceu o nariz, ficou preocupada não por não entender nada de futebol, mas pelo fato do nome não ter currículo ao ponto de trazer segurança pra um time que não parecia ter solução.

Hoje, os problemas ainda estão aí, mas o que mudou é que alguns deles agora parecem sim ter solução.

O que quero discutir agora é justamente o que mais me agrada no Mancini: os esquemas e escalações que utiliza.

Não, eu não concordo com todas as escalações do Mancini, na verdade não me lembro de uma que tenha concordado 100%, mas não estou falando sobre concordar.

Fazia alguns anos que parecia que só existia UMA ÚNICA FORMAÇÃO POSSÍVEL: goleiro, dois zagueiros e dois laterais; primeiro e segundo volantes; dois pontas e um meia; centroavante.

E ACABOU O RESTO É ESCALAÇÃO!

Muitas formas de jogar diferente, muitos treinadores mas no fim, se resumiu a substituição de jogador e se vai defender ou atacar

Chegamos ao ponto de ver Vagner Love fazendo a função do Romero.

Num dado momento em 2018, ficamos sem nada para por na frente e o Carille da primeira passagem passou a jogar sem centroavante. E fomos campeões paulista. Corinthians naquele momento jogava um futebol legal de se ver, a mídia ficava tentando atacar com a acusação de estar tentando matar a posição do centroavante, o desespero era pelo temor de ver um time que confundia a defesa adversária.

Daí veio Loss, mudou o esquema, depois Jair ventura, tudo voltou ao 'normal' Jonathan, Roger, terminamos 2018 a dois pontos de sermos rebaixados.

Não sei se o Mancini vai dar certo ou errado, mas é o primeiro treinador que pode entrar com qualquer esquema e tudo num feijão com arroz. Sem inventar nada, só utilizando o que já existe e existiu no futebol brasileiro, mas não IGUAL.

Eu não sei se o Mancini vai dar certo no Corinthians, mas sei que ele pode surpreender porque está disposto a fazer algo diferente, porém não novo. Era só isso que eu queria.

6.820 visualizações e 82 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

x